Getting your Trinity Audio player ready...
|
Não importa se você tem 20, 30, 40 ou 50 anos: comece a cuidar do rosto. Com um bom trato você previne futuros problemas e reverte as marcas do tempo.
Por Wilson Weigl
Imagens: Inteligência Artificial
Envelhecer é inevitável, mas quando o assunto é cuidados com a pele, com tantos ótimos cosméticos e tratamentos, chegamos a um ponto em que envelhecer quase se tornou uma opção.
Quando o assunto é aparência, a idade não precisa ser muita coisa além de um número no RG. Por isso é que a gente vê por aí cinquentões que aparentam muito menos e caras de 20 anos que parecem ter 10 anos a mais.
Genética ajuda, sem dúvida, mas quanto mais cedo você começa a cuidar da pele mais legal ela vai estar no futuro. O Homem No Espelho preparou este plano de ação para todo homem colocar em prática já, não importa se está na faixa dos 20, 30, 40 ou 50 anos. São dicas com soluções para atenuar os problemas já existentes e prevenir problemas futuros.
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Porque não se deve usar no rosto produtos de corpo
20 anos: importante é prevenir
Nessa idade há pouco com que se preocupar, mas é quando se deve começar a cuidar do rosto. Jovem que antecipa o processo de envelhecimento pode esperar ter pele boa com o passar dos anos. Fundamental é usar protetor solar diariamente pela manhã e lavar e hidratar o rosto de manhã e à noite.
✔ Principais problemas
- Acne
- Pele oleosa
- Brilho no rosto
- Preguiça de passar protetor solar
✔ Soluções:
Filtro solar: Comece a se proteger já dos danos causados pela radiação UV que só vão dar as caras no futuro: manchas, rugas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Os danos causados pelo sol são cumulativos, ou seja, vão se somando no seu corpo.
Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor facial com no mínimo FPS 30, e daí para mais. Use também em dias nublados (porque a radiação perigosa UVA atravessa as nuvens). Quando for à praia, correr ou praticar esporte ao ar livre, use filtro para uso esportivo, com FPS 50 no mínimo.
Tônico facial: Limpe o rosto com loção adstringente, que regula a oleosidade, desobstrui os poros e previne cravos e espinhas. Em caso de acne, adote produtos como sabonete esfoliante, que contem ácido salicílico ou glicólico, ou, em casos mais severos, enxofre, que tem ação secativa.
✔ Plano de ação
A ordem por enquanto é uma só: moderação no pé na jaca! Os maus hábitos — cigarro, álcool, excesso de sol, falta de sono e alimentação ruim — fazem estragos que vão aparecer depois dos 30 anos.
30 anos: surgem as primeiras rugas
Os cuidados básicos com a pele são os essenciais (limpeza, hidratação e proteção solar), mas pode-se começar a usar cremes ou séruns anti-idade antioxidantes (como a vitamina C) e de ação preenchedora (como o ácido hialurônico). Fique aberto à ideia de experimentar o botox preventivo, para evitar o aumento das rugas.
✔ Principais problemas:
- Excesso de brilho e oleosidade da pele
- Surgimento das primeiras rugas
- Aumento da pigmentação da pele.
- Manchas de sol
✔ Soluções:
Filtro solar: Por volta dos 30 anos, esse cuidado é ainda mais importante. Aplique no rosto, todas as manhãs, protetor facial com FPS 30, no mínimo. Lembre-se de que a recomendação vale para dias nublados (porque a radiação solar perigosa atravessa as nuvens) e para quem trabalha sob luz artificial.
Hidratante: Depois de lavar o rosto, pela manhã e à noite, aplique hidratante, em gel, sérum ou creme, que repõe a umidade da pele e ajuda a controlar a oleosidade e o brilho.
Creme anti-idade: Pode começar a usar. Além de hidratar, ele contém ingredientes que nutrem a pele e previnem o envelhecimento precoce. O ideal é usar produtos com substâncias antioxidantes, que combatem a ação nociva dos radicais livres (moléculas que “oxidam” as células da pele, acelerando o envelhecimento), como a vitamina C. Também pode começar a usar produtos anti-rugas com ativos de ação preenchedora (como o ácido hialurônico).
✔ Plano de ação
Comece a dar mais atenção aos cuidados com a pele do rosto. Lave com sabonete facial (nunca use o mesmo do corpo), faça limpeza com tônico, aplique hidratante após lavar o rosto e invista nos cremes anti-idade. Para conhecer em detalhes o trato completo da pele aos 30 anos, clique aqui.
40 anos: cremes anti-idade são fundamentais
A pele já é mais seca e 50% mais fina do que aos 20 anos. É hora de adotar de vez os cremes anti-idade: invista nos melhores. Também é época de visitas ao dermatologista, que vai indicar os tratamentos como laser e luz pulsada para diminuir rugas e manchas e melhorar a firmeza da pele.
✔ Principais problemas:
- Rugas
- Sulcos na testa
- Pés de galinha em volta dos olhos
- Vasinhos
- Perda de elasticidade da pele
- Primeiras manchas senis
✔ Soluções:
Creme antioxidante: Hidratar e nutrir a pele é fundamental. É o momento de adotar de vez os cremes anti-idade com ativos antioxidantes que combatem a ação nociva dos radicais livres (que detonam a pele), como a vitamina C. Não economize e invista em tudo do bom e do melhor.
Laser e luz pulsada: procedimentos oferecidos pelas clínicas dermatológicas, diminuem manchas, rugas e vasinhos e dá uma levantada geral no rosto, por estimular a formação de colágeno, proteína responsável pela firmeza e sustentação da pele.
✔ Plano de ação
É época ideal para as primeiras consultas ao dermatologista: o médico vai indicar os tratamentos e produtos ideais para você. E continue firme no uso diário do filtro solar.
50 anos: hora de visitar o dermatologista
Aumentam as rugas, a flacidez e surgem manchas senis. É tempo de visitas regulares ao dermatologista, para checar pintas que podem virar câncer e, caso queira, fazer llaser e preenchimento de rugas com ácido hialurônico. Continue caprichando na proteção solar, limpeza, hidratação e uso de cremes anti-idade.
✔ Principais problemas:
- Aumento de rugas
- Aprofundamento dos sulcos na testa
- Bigode chinês
- Pés-de-galinha
- Ressecamento da pele
- Manchas senis
- Flacidez da pele
- Perda dos contornos faciais.
✔ Soluções:
Fórmulas manipuladas: O ideal é consultar sempre o dermatologista e usar fórmulas manipuladas nas farmácias. O especialista vai equilibrar a receita com os ativos indicados para as necessidades da sua pele, como niacinamida, ácidos hialurônico, retinóico ou glicólico, entre outros. Hidratar o rosto e passar filtro solar continuam na ordem do dia, pois o sol nunca dá trégua e o câncer de pele está sempre à espreita.
Preenchimento facial: A flacidez e a perda do volume facial (traduzindo, a cara despenca) são praticamente inevitáveis nessa idade. O preenchimento com injeção de ácido hialurônico, feito em clínicas dermatológicas, devolve o volume às áreas do rosto onde houve diminuição de gordura, atenuando rugas e olheiras.
✔ Plano de ação
É tempo de visitas regulares ao dermatologista, inclusive para checar manchas e pintas que podem degenerar em câncer. Continua caprichando na rotina diária — proteção solar, limpeza, hidratação e uso de cremes anti-idade.
Seja o primeiro a comentar