Getting your Trinity Audio player ready...
|
O cheat day é um dia da semana (só um dia) em que você “engana” a dieta e come tudo (ou quase tudo) que tem vontade: hambúrguer, batata frita, pizza e doces sem culpa.
Por Wilson Weigl
Sabia que uma vez por semana a gente pode atacar pizza, hambúrguer, massas ou doces sem culpa nem remorso? E sem comprometer nosso plano de ganhar músculos ou perder peso? Na visão mais moderna das dietas, os especialistas defendem a instituição do cheat day, um dia da semana (só um dia) em que você “engana” ou “trai” seu plano alimentar e come tudo (ou quase tudo) que tem vontade.
A teoria é que esse dia de “jaca” não é suficiente para comprometer sua dieta saudável, desde que você a leve muito a sério nos outros dias da semana.
Para quem quer ganhar massa muscular, a dieta recomendada costuma ser rica em proteínas, baixa em gorduras e com ingestão controlada de carboidratos. Mas muitas vezes é pedreira abrir mão dos petiscos na happy-hour com os amigos, e permanecer firme no frango com batata doce, no arroz integral, nas frutas e nos legumes no vapor.
Os benefícios dessa “escapada” são psicológicos, porque qualquer dieta severa e proibitiva, além de influir negativamente no humor e na disposição e deixa quase todo mundo à mercê do craving, aquela vontade louca e insuportável de se jogar num bolo de chocolate ou num acarajé. O cheat day funciona como um fator de equilíbrio mental, pela sensação de liberdade de comer o que a gente gosta.
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
Benefícios físicos, por sua vez, são alvo de controvérsia: há estudos que defendem que essa enorme ingestão de calorias, depois de um período de déficit calórico, pode ativar o metabolismo de uma forma reversa e contribuir para a queima de calorias. Mas lembre-se de que geralmente a gente vai optar por comidas cheias de carboidratos e gorduras – enfim, as mais gostosas!
Também segundo especialistas em dieta, o cheat day semanal ajuda a gente a andar na linha e a perseverar ainda mais na dieta saudável: fica mais fácil controlar e dominar a vontade de comer pizza, doce e frituras pensando que daqui a uns dias poderemos atacá-los com tudo.
Quem segue um plano alimentar em que lista ou anota os alimentos mais “gordos” também tem mais facilidade de controlar os momentos em que cedeu à tentação: eles devem acontecer apenas no cheat day, e não todo dia, beliscando porcarias aqui e ali.
Como moderação é a chave do sucesso em todo tipo de regime alimentar, convém não exagerar no seu “grito de liberdade”. Especialmente se você faz dieta com o objetivo de perder peso. Planeje o que você vai “atacar” priorizando matar a vontade daquele prato com que está sonhando há dias.
Seja o primeiro a comentar