Getting your Trinity Audio player ready...
|
Hoje a gente tem tantas possibilidades para combinar as duas peças que às vezes dá um nó na cabeça. Para você que usa roupa social, explicamos direitinho como harmonizar cores, padrões e estampas.
Por Wilson Weigl
Com o atual grau de liberdade e criatividade da moda masculina, combinar camisa com gravata deveria ser a coisa mais fácil do mundo. Mas a gente ainda briga com o espelho na hora de juntar as peças. Talvez até por causa da quantidade de alternativas, dá um nó (ops!) na cabeça.
Até porque hoje dá para usar até camisa jeans com terno. E a quantidade de opções de padrões e estampas tanto de camisas quanto de gravatas — listras, xadrezes, florais etc — torna a escolha mais difícil. Principalmente para quem se destacar indo um pouco além das combinações básicas.
Por isso tentamos tornar tudo mais fácil mostrando as principais combinações para vários tipos de cores e padrões de camisas. Confira.
Antes, um pouco sobre a gravata
A gravata é a primeira cosia que as pessoas observam num look social. Portanto, vale investir em um modelo de qualidade (o que não necessariamente precisa ser caro).
A largura deve ser proporcional tanto à do colarinho da camisa quanto à lapela do paletó. Por exemplo, gravatas finas só com camisas de colarinhos estreitos. O tamanho do nó, por sua vez, deve ser proporcional à largura da gravata.
Gravatas com estampas engraçadinhas, espalhafatosas, desenhos do Mickey ou de super-heróis estão absolutamente fora de questão.
Na dúvida, opte por camisas lisas
Se você trabalha de roupa social, sabe o quanto é importante ter uma seleção de camisas bem cortadas nas cores clássicas do ambiente corporativo — branco, azul e rosa. São as camisas mais fáceis de combinar.
Camisa branca
A camisa branca não tem erro, porque vai bem com qualquer gravata: lisa, estampada, listrada, xadrez. Pode ser de algodão, seda, lã ou crochê, fina ou larga. Cores escuras, tons de azul e cinza fazem um visual mais sóbrio, enquanto estampas coloridas dão um toque mais moderno ao look.
Camisa azul
Também é muito versátil e combina com gravatas lisas e estampadas. Uma escolha fácil são gravatas em tons de azul ou cinza, para mais discrição, mas também ficam legais gravatas de cores mais vivas. Bordô (vinho), marrom, cinza e os marelos discretos também fazem boas parcerias com camisas azuis.
Camisa rosa
Como o rosa já é uma cor um pouco mais chamativa, o ideal é optar por tons complementares, como bordô (vinho), ou por estampas que tenham tons de rosa.
Os vários tons de azul médio a escuro também cai bem com o rosa, assim como o verde escuro, tanto em gravatas lisas como estampadas. Evite tons de amarelo e laranja.
Camisa listrada
Acabou a regra de que camisa listrada só podia ser combinada com gravata lisa. O bacana hoje é criar impacto pelo contraste das listras com a estampa da gravata.
A regra é que a gravata seja mais escura do que a camisa. Gravatas lisas não têm erro, especialmente em cores similares às das listras ou do fundo da camisa.
Pode usar estampas de bolinhas, desenhos florais, geométricos etc, dede que o desenho não “brigue” com as listras. Por incrível que pareça, pode combinar camisas e gravatas listradas, desde que as listras não sejam do mesmo tamanho (o ideal são listras finas na camisa e grossas na gravata). E nem tenham o mesmo sentido — veja baixo, por exemplo, a camisa de listras finas verticais com a gravata de listras largas diagonais.
Camisa xadrez
As regras dos xadrezes são basicamente as mesmas das listras, em termos de combinações de cores e estampas. Gravatas lisas são ótimas, mas cabem também estampas. A não ser por uma lei: a estampa da gravata deve sempre ser maior do que a da camisa, para que o desenho da gravata não “desapareça” no meio do xadrez.
Interessante também é que listras também combinam com xadrezes. No caso, as listras da gravata devem largas, para se destacar do fundo xadrez da camisa.
Camisas de xadrezes de fundo branco são fáceis de combinar, mas no caso de xadrezes de duas cores uma delas deve ser a da gravata. O ideal é que a cor predominante da gravata seja similar à da cor mais forte do xadrez.
Seja o primeiro a comentar