Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante as preliminares se cria expectativa e se acende o tesão antes do evento principal. O talento para o esquenta é uma arte — e as possibilidades são infinitas.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Sexo bom de verdade começa nas preliminares. Elas são a entrada antes do prato principal, a abertura antes da atração principal e, às vezes, as estrelas do show.
As preliminares funcionam como um ritual pré-acasalamento, até mesmo no sexo casual, sem compromisso. É quando se cria expectativa, se acende o tesão e se estabelece uma conexão antes do evento principal. Beijar, massagear, explorar o corpo da(o) parceira(o) com mãos e boca, falar sacanagem, realizar fantasias, usar brinquedos eróticos — as possibilidades são infinitas. O talento para o esquenta é praticamente uma arte.
O corpo é repleto de zonas erógenas e muitos homens, por ter tanta satisfação no pênis, deixam de explorar a satisfação erótica em outras áreas: mamilos, sovacos, parte interna das coxas, testículos e ânus (leia aqui o post sobre os pontos erógenos do corpo masculino).
Nada contra as rapidinhas para aliviar o tesão. Mas elas não devem virar rotina. Só querer sexo rápido atrapalha as relações estáveis e pode causar ejaculação precoce.
Um padrão de atividade sexual caracterizado pelas transas rápidas pode tornar mais difícil o controle ejaculatório. Uma das principais causas da ejaculação precoce é a ansiedade de desempenho, que é reforçada por esse tipo de experiência baseada na rapidez. Condicionar o desempenho ao sexo focado no pênis e à ejaculação rápida pode tornar essa condição crônica.
Preliminares prolongadas são importantes para as mulheres, que precisam de aquecimento para entrar no clima e chegar ao orgasmo. A mulher demora 3 vezes mais que o homem para atingir o mesmo nível de excitação que antecede o orgasmo, a fase do platô. Basta pensar em sexo para o homem ter uma ereção e ficar pronto para o sexo, mas do ponto de vista feminino as preliminares são elemento fundamental para uma preparação física e psicológica. Em nível físico, as preliminares dão tempo para a lubrificação da vagina; em nível psicológico, beijos, carícias e palavras safadas alimentam a sensação de que são desejadas e valorizadas.
Segundo pesquisas, as mulheres curtem as rapidinhas ocasionais, mas não querem que o sexo pá-pum vire rotina num relacionamento. Alguns homens são tão focados no pênis que se contentam com a penetração rápida e só querem ejacular; se pudessem, viveriam do sexo rápido (leia aqui o post sobre prós e contras da rapidinha).
LEIA TAMBÉM
- Como as mulheres avaliam o seu pênis (e os homens também)?
- 25 atitudes para ter mais prazer — sozinho ou acompanhado
- Rapidinha: porque ela faz bem para o corpo e a cabeça
- Masturbação sem vergonha: como desfrutar ao máximo o prazer
- Sexo oral: como curtir (ainda mais) essa prática
- Como fazer o sexo demorar mais tempo
- Quantas vezes dá para fazer sexo em seguida?

Excitação neurológica: as preliminares ativam caminhos neurais complexos e liberam os neurotransmissores ocitocina, dopamina e serotonina, que relaxam e dão sensação de bem-estar.
Ação fisiológica: enquanto as coisas esquentam, vão aumentando a frequência cardíaca, a pressão arterial e a circulação de sangue para o pênis. São processos orgânicos que ajudam a içar o mastro com força total.
Efeito psicológico: estudos sobre sexo mostram que preliminares diminuem estresse e ansiedade, causas comuns de disfunção erétil e ejaculação precoce. Esse tempo de esquenta contribui para aliviar o possível nervosismo que antecede o ato sexual.
É sempre bom estimular o pênis ou a vagina do(a) parceiro(a) e mostrar habilidade no sexo oral. Mas há outras coisas a fazer antes de chegar nesse estágio. Use sua imaginação.
Seja o primeiro a comentar