Getting your Trinity Audio player ready...
|
Hoje temos a nosso dispor uma infinidade de tratamentos que proporcionam soluções eficazes e duradouras para os principais problemas de pele masculinos.
Por Wilson Weigl
Faz tempo que nós, homens, deixamos de lado o preconceito em relação a botox, laser, preenchimento e outros procedimentos dermatológicos. Queremos explorar todas as possibilidades para melhorar o visual e ganhar uma aparência mais jovial. Nenhum homem com a cabeça no lugar ainda acha que o cuidado pessoal e a vaidade colocam em dúvida a masculinidade, não é?
A gente cuida diariamente da pele e usa produtos formulados para nossas necessidades, como excesso de oleosidade e brilho no rosto, acne, foliculite. Muitas vezes, porém, não basta usar cosméticos para tratar problemas como manchas, rugas, cicatrizes de acne, olheiras e perda de firmeza da pele, entre outros. Só procedimentos mais sofisticados, feitos em clínicas dermatológicas, são eficazes a ponto de obter resultados visíveis e satisfatórios.
Hoje temos a nosso dispor uma infinidade de tratamentos que proporcionam soluções simples e duradouras para os principais problemas de pele. São caros? Dependendo da finalidade, infelizmente alguns podem não ser acessíveis a todo mundo. Colocando na ponta do lápis, porém, representam economia em comparação ao uso contínuo de cosméticos caros que podem não proporcionar resultado. “Os procedimentos dermatológicos são investimentos de retorno garantido pelos benefícios. E não costumam se estender indefinidamente: bastam de uma a cinco sessões para obter ótimos resultados para a maior parte dos problemas de pele”, diz o dermatologista Renato Lima, da clínica Ferolla Médicos, de São Paulo. @renatolimadermato
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
Doutor Renato Lima explica abaixo como funcionam os vários procedimentos destinados a homens nas clínicas dermatológicas e quais são seus usos e finalidades.
Laser
O mais falado dos procedimentos dermatológicos, ao lado do botox, tem mil e uma finalidades nos tratamentos faciais. Laser é a sigla em inglês de Light Ampliation by Stimulated Emission of Radiation, algo como “ampliação da luz por emissão estimulada de radiação”. Trata-se da emissão de feixes de luz que se transformam na pele em calor, calibrados com um comprimento de onda específico para atingir determinado “alvo” na pele. Os “alvos” variam desde o pigmento melanina que dá cor à pele (que em excesso provoca manchas), uma cicatriz de acne, a tinta de uma tatuagem ou as fibras de colágeno da camada profunda da pele, responsáveis por sua firmeza e sustentação.
De acordo com o objetivo do tratamento, o dermatologista usa um tipo de aparelho e de ponteira que promove um resultado específico. Mas de forma geral a luz focalizada do laser vai atingir uma área delimitada, sem afetar regiões vizinhas.
Alguns tipos de lasers são eficazes também no tratamento de queda de cabelo: reduzem oleosidade e inflamação do couro cabeludo, combatem fungos e bactérias e estimulam o crescimento dos fios.
O laser é indicado para:
- Rejuvenescimento facial
- Clareamento de manchas
- Diminuição de rugas
- Tratamento da acne
- Diminuição de poros dilatados
- Diminuição de vasinhos
- Redução da flacidez facial
- Remoção de tatuagens
- Depilação da barba
- Estímulo da produção de colágeno
Luz pulsada
Ela utiliza o mesmo princípio do laser, o disparo de feixes de luz, porém com uma banda de comprimento de onda mais larga. A luz pulsada é muito eficaz em tratamentos que envolvem o pigmento melanina, pois a luminosidade emitida pelo aparelho é absorvida pelos cromóforos – células da pele sensíveis à luz. Por isso, é bastante indicada para diminuição de manchas causadas pela exposição solar, vasinhos, alterações de tonalidade da pele e, também, para estimular a produção de colágeno, diminuindo a flacidez.
A luz pulsada é indicada para:
- Rejuvenescimento da pele
- Clareamento de manchas
- Uniformização do tom da pele
- Diminuição de rugas
- Diminuição de olheiras
- Diminuição de vasinhos
- Tratamento da acne
- Estímulo da produção de colágeno
Botox
Faz tempo que o botox não é mais considerado recurso de rejuvenescimento para idosos. Aplicado por meio de injeções, é recomendado também para jovens como prevenção de futuras rugas. “A aplicação da toxina botulínica provoca um bloqueio neurológico dos músculos faciais, evitando que eles fiquem muito contraídos e causem vincos e rugas profundas”, explica Renato Lima.
O nome “botox” é marca registrada do produto vendida pelo laboratório Allergan, que na linguagem popular virou sinônimo da toxina, como aconteceu com “gilete” para lâmina de barbear.
“O botox não remove as rugas, mas se usado enquanto as linhas ainda estão suaves previne que elas fiquem cada vez mais profundas”, continua o dermatologista. Para os homens, são várias as possibilidades de uso: o botox aplicado na gabela (região entre os olhos) evita a expressão dura, tipo “cara de bravo”; nas laterais das pálpebras, corrige o “olhar caído”; melhora rugas nos cantos dos olhos (pés de galinha) e levanta os cantos da boca, por exemplo.
Feito por um profissional experiente, o rosto não fica paralisado, já que a toxina é aplicada apenas no músculo da ruga e o resultado é um aspecto natural. O efeito dura alguns meses, mas geralmente deve ser feita regularmente a reaplicação. O uso contínuo do botox ajuda a reeducar a musculatura da face e, com o tempo, contraímos menos esses músculos, prevenindo a formação das rugas.
O botox é indicado para:
- Diminuição de rugas dinâmicas (provocadas pela movimentação dos músculos da face) e estáticas (que aparecem mesmo com o rosto relaxado)
- Atenuação dos vincos entre as sobrancelhas (gabela)
- Diminuição dos vincos na testa
- Diminuição dos pés-de-galinha nos cantos dos olhos
- Redução das rugas nos cantos da boca
Preenchimento
Trata-se do rejuvenescimento ou remodelação do rosto por meio da injeção de substâncias chamadas de preenchedores. O princípio é simples: a substância repõe a gordura nas áreas das rugas, restaurando o volume e os contornos faciais. O efeito é imediato e a duração depende da área tratada e da resposta da pele do paciente. O melhor é que a substância mais usada, o ácido hialurônico, com o passar do tempo é absorvida e estimula o corpo a produzir naturalmente colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.
O ácido hialurônico usado nos preenchimentos é sintético, mas igual ao que é produzido pelo corpo humano. As indústrias farmacêuticas produzem ácidos com vários graus de densidade, mais fluidos ou mais densos, que são usados de acordo com o local do rosto ou o objetivo do procedimento, desde atenuar linhas de expressão até redesenhar o formato do queixo, por exemplo.
O preenchimento evoluiu ao que se chama hoje de harmonização facial, tipo de intervenção que nada mais é do que remodelar as linhas e ângulos do rosto. O profissional tem que ter um olhar artístico apurado, com noção das proporções faciais, e muita habilidade técnica. Porque, além de trabalhar perto de artérias e veias, os preenchimentos mais complexos mexem com toda a estética do rosto
O preenchimento é indicado para:
- Suavização de linhas de expressão, rugas e sulcos
- Diminuição de olheiras
- Diminuição de cicatrizes
- Correção da assimetria facial
- Remodelação da mandíbula
- Correção das anomalias do queixo (crescimento para frente ou para trás)
- Elevação das maçãs do rosto flácidas
Microagulhamento
É um procedimento com preço mais acessível do que o laser, feito com um rolo giratório (dermaroller) equipado com microagulhas, que ao rodar faz perfurações na pele, estimulando a formação natural de colágeno, proteína que dá firmeza e sustentação à pele. O microagulhamento é usado também para aplicação de medicamentos contra acne ou substâncias clareadoras e ativadoras do colágeno: o chamado “drug delivery”. Porém é bastante invasivo e só pode ser feito com anestesia local, já que a pele chega a sangrar.
Também é feito por meio de uma espécie de caneta com ponteiras de agulhas (dermapen) e bastante usado no couro cabeludo para tratamento da calvície e da queda de cabelo, com ótimos resultados.
O microagulhamento é indicado para:
- Rejuvenescimento facial
- Diminuição de rugas
- Clareamento de manchas
- Diminuição de cicatrizes de acne e queloides
- Diminuição de poros dilatados
Seja o primeiro a comentar