Getting your Trinity Audio player ready...
|
Confira algumas dúvidas frequentes sofre o trato do rosto, da barba e do cabelo que confundem mesmo os homens que sabem se cuidar.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Nós, homens, gostamos de nos cuidar. Não existe mais nenhuma dúvida a respeito. Cuidamos da pele do rosto, do corpo e do cabelo, usamos cremes, fazemos botox e preenchimento e tudo a que temos direito.
Mas sempre rola alguma incerteza sobre este ou aquele assunto relativo a barba, rosto e cabelo. E muitas vezes não basta dar um Google para ter aquela resposta direta que a gente quer. Por isso selecionei algumas dúvidas frequentes que acometem mesmo os homens que sabem se cuidar.
LEIA TAMBÉM
- 5 problemas de pele do homem (e como tratar)
- Os 6 piores inimigos da pele do homem
- Rugas da pele do homem: como identificar e prevenir
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
1. Quando começar a usar creme anti-idade?
Os sinais de envelhecimento da pele costumam aparecer por volta dos 30 anos. Mas pode-se começar a usar cremes anti-idade aos 25 anos, para prevenir ou retardar rugas. Os componentes das fórmulas, como alfa-hidroxiácidos, retinoides, antioxidantes (vitamina C e E, flavonoides), contribuem de diferentes formas para a saúde da pele: hidratação, nutrição. Portanto, seu uso precoce pode trazer benefícios. É fundamental saber que são produtos de uso em longo prazo, que em geral não trazem benefícios em curto prazo.
Muitos homens querem ter benefícios imediatos dos produtos e esquecem que cuidar da pele é um investimento que exige dedicação e, muitas vezes, paciência. Os benefícios só se tornam visíveis aos poucos, com o passar do tempo e o uso constante dos cosméticos. Não adianta usar um produto de vez em quando e querer que ele cumpra o que promete.
2. Posso usar os cremes da minha namorada?
Sim, não há problema. Porém a pele masculina é mais oleosa do que a feminina (tem o dobro de glândulas sebáceas), é 25 % mais grossa, está mais sujeita a pelos encravados e foliculite e, ainda, sofre a agressão da lâmina de barbear. O ideal é usar produtos masculinos, formulados com ingredientes que atendem às necessidades da pele do homem.
3. Dá para prevenir a queda de cabelo com shampoos?
Os únicos ativos que comprovadamente combatem a queda de cabelo são os medicamentos minoxidil e finasterida. Entretanto pode-se fortalecer o cabelo com shampoos, condicionadores e loções com vitaminas, aminoácidos, proteínas e minerais. Cuidado para não cair nas promessas de puro marketing.
4. Usar sempre gel, pomada ou cera estraga o cabelo?
Não, se você escolhe marcas de boa qualidade. Os danos dos modeladores — ressecamento, quebra, caspa e queda — são causados pelo mau uso dos produtos, aplicação de quantidade em excesso e limpeza deficiente. Todo produto contém substâncias químicas fixadoras que promovem a adesão dos fios. E como o produto fica no cabelo o dia inteiro, a química pode ressecar os fios ou, pior, obstruir os bulbos capilares, prejudicando o crescimento saudável. Produtos com álcool (como o gel) são os que mais ressecam o cabelo; já os produtos muito oleosos ou espessos são os que mais fecham os folículos capilares. Os principais cuidados são não dormir com modelador, evitar passar nas raízes e não usar produtos com álcool.
5. Quais os cuidados mínimos que se deve ter com a pele?
Quem é preguiçoso, não tem tempo (desculpa esfarrapada) ou paciência para usar vários produtos deve pelo menos adotar na rotina diária as 3 etapas básicas de cuidados recomendadas pelos dermatologistas:
1- Lavar o rosto com sabonete facial 2 vezes por dia. Ao acordar ou durante o banho matinal, lave o rosto com sabonete específico para uso facial, em barra ou gel. Não pode ser o sabonete comum que você usa no corpo, que tem substâncias detergentes que agridem a pele do rosto.
2- Passar hidratante depois de lavar. Sem a hidratação pós-limpeza, as glândulas sebáceas começam a trabalhar dobrado para compensar o ressecamento, aumentando a oleosidade.
3- Usar protetor solar diariamente. Envelhecimento precoce, rugas, manchas, poros dilatados, ressecamento, flacidez e câncer são os efeitos danosos que os vários tipos de radiação — UVA, UVB, infravermelha, luz visível — provocam na pele, em um processo contínuo que se desenrola silenciosamente. O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser 30, ou mais alto. Sob sol forte ou na praia, piscina e em esportes ao ar livre, o FPS tem que ser 50, 70 ou 90.
6. É melhor se barbear com lâmina ou barbeador elétrico?
Os dois métodos de barbear têm vantagens e desvantagens. Por isso, praticidade, conforto e economia devem ser levados em conta na hora da escolha. A lâmina raspa melhor quando a barba está mais comprida (o barbeador elétrico pode puxar os pelos). Já o barbeador oferece um barbear com menos risco de cortes e arranhões e é ideal para quem tem acne, pelos encravados e foliculite. O barbeador também pode ser usado em qualquer lugar, no carro, no escritório… Também não é preciso se preocupar em trocar cartuchos com lâminas gastas.
Seja o primeiro a comentar