Seus pés merecem aquele trato especial

Não dê vexame ao ficar descalço. Veja os cuidados no banho, na academia e na escolha do sapato para evitar chulé, frieira e outras chatices.

Cuidados com pés masculinos - pé de homem - chulé - frieira - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

Aposto que você já ouviu sua namorada, mulher ou amiga dizer: “Viu o pé do cara? É horrível”. Claro que você nem se ligou, pois não costuma reparar no pé de outro homem. Aliás, os homens às vezes não prestam atenção nem no próprio pé.

Já as mulheres, por algum motivo que só a ciência é capaz de explicar, são incrivelmente ligadas nos pés masculinos. E não perdoam desleixo.

Quem não pretende passar vexame precisa dispensar cuidados extras às bases, tanto no verão quanto no inverno. No calor, para poder andar descalço e desfilar com havaianas e sandálias de couro sem constrangimento. No frio, porque os pés ficam enfiados em sapatos e meias.

Cuidar dos pés não é só questão de estética, porque academia, praia e piscina abrigam bactérias e fungos que vivem na areia e nos pisos molhados e causam frieiras e micoses. Sem falar que no calor os pés sofrem ainda mais, suados e cozidos dentro de meias e sapatos, agravando o chulé.

Para cuidar dos pés sem fazer esforço, uma opção é recorrer às clínicas de podologia. Sabia que 70% da sua clientela é formada por homens? Esses paraísos masculinos oferecem serviço completo: corte das unhas, trato de calos, hidratação e higienização. Os especialistas tratam também unha encravada, olho-de-peixe, bicho-de-pé, bolhas, micoses e frieiras e fazem massagens de reflexologia, baseada nos princípios da milenar medicina chinesa.

Como os cuidados com os pés devem ser diários, veja a atenção que se deve dar às bases.

Cuidados no banho

Você faz parte do time que acha que basta deixar a água escorrer no banho para deixar os pés limpos? Mancada. É preciso ensaboar os pés, de preferência com esponja ou bucha, para mandar embora as bactérias.

Depois do banho, seque bem os vãos entre os dedos com a toalha. Pode usar também papel higiênico.

Cuidados ao usar sapatos e meias

Cuidados com pés masculinos - pé de homem - chulé - frieira - Homem No Espelho-1

O chulé (bromidrose) tem relação direta com o jeito de usar calçados e meias. O mau cheiro ocorre porque micróbios contaminam o suor (que por natureza não tem cheiro) e se desenvolvem no ambiente escuro, quente e úmido dentro do sapato.

Dê preferência a sapatos de couro e evite materiais como plástico e borracha. O couro natural permite que os pés respirem e permaneçam mais secos.

Evite usar um mesmo par de sapatos dois dias seguidos. Dê pelo menos 24 horas de intervalo para secarem bem. Para correr ou treinar, alterne também dois pares de tênis. Após o uso, deixe os calçados arejando ao ar livre.

Use meias de algodão, que absorvem melhor o suor. Evite tecidos sintéticos, que deixam os pés úmidos, o que contribui para a proliferação de bactérias.

Não use a mesma meia duas vezes. Deixe sempre um par de reserva na mochila da academia.

Cuidados na academia e na corrida

Sempre calce sandálias no vestiário, no chuveiro ou na piscina, para evitar que os pés descalços fiquem em contato com o piso possivelmente contaminado. Lugares molhados são habitat de micróbios e fungos, como o tinea pedis, que causa a infecção conhecida por pé-de-atleta, cujos sintomas são coceira, descamação, rachaduras e vermelhidão.

Ao fazer exercício, calce tênis confortáveis e com bom sistema de amortecimento. Bolhas, calos e até olho-de-peixe (verruga plantar) podem ser causados pela escolha inadequada do calçado.

Cuidados com as unhas

Homem No Espelho - Pés4

Segundo os podólogos, problemas como unha encravada são causados principalmente pelo corte incorreto das unhas, deixando pontas e restas. Corte-as pelo menos uma vez a cada 15 dias. Pode usar trim, sem problemas, mas os especialistas recomendam a tesourinha. O corte deve acompanhar o formato natural da unha, que é quadrada com cantos arredondados.

Cuidados contra o chulé

Para prevenir ou remediar o chulé existem alguns cuidado fáceis. Aplique desodorante para pés, em creme ou spray, antes e depois do treino ou corrida. A versão em spray pode ser aplicada também dentro do calçado. O talco é sempre uma opção, mas o pó deixa resíduos.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.