Como retardar o envelhecimento do seu rosto

Envelhecer é inevitável, mas envelhecer antes da hora é perfeitamente evitável. As táticas para atrasar a ação do tempo no rosto não têm nada de complicado. Confira.

Homem No Espelho - Como retardar o envelhecimento do seu rosto

Por Wilson Weigl

Envelhecer é inevitável, mas envelhecer antes da hora não é.  Como a pele é o que mais reflete os efeitos da passagem do tempo, sua aparência está intrinsicamente ligada ao cuidado que você dedica a ela. Incluindo hábitos e estilo de vida: abusar do sol, do consumo de álcool e do cigarro e a falta de cuidados são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico tanto quanto a falta de cuidados, provocando o envelhecimento precoce e o surgimento de linhas finas, rugas e manchas. Mas que tal atrasar o relógio na pele?

Os efeitos do tempo não podem ser interrompidos, mas podem ser reduzidos. Existem maneiras de adiar o envelhecimento da pele e mantê-la com aparência saudável e jovem.

Genética ajuda, sem dúvida, mas quanto mais cedo você começa a cuidar do rosto mais legal ela vai estar no futuro. Por isso todo homem na faixa dos 20 anos já deve começar a pensar no seu visual aos 30, 40 ou 50 anos. Mas por volta dos 30 anos o cuidado com o rosto já é imprescindível, pois essa é a época em que as rugas e manchas se acentuam, a derme perde firmeza e sustentação e começa a “desabar”.

LEIA TAMBÉM

As táticas para retardar o envelhecimento do rosto não têm nada de complicado. Confira.

Hidrate e esfolie a pele

A esfoliação remove as células mortas da camada superficial da pele, favorecendo a produção de células novas em folha. Se você ainda não sabe, o esfoliante é um creme ou gel que contém micropartículas de materiais naturais ou sintéticos, que ao serem esfregadas na pele fazem uma leve abrasão que retira sujeira, oleosidade e células mortas por atrito. 

O esfoliante também prepara o terreno para você aplicar em seguida na pele um bom hidratante ou creme anti-idade. Livre de impurezas, a pele absorve melhor os nutrientes e os ativos que previnem rugas e manchas.

O hidratante, por sua vez, não apenas evita o ressecamento da pele, mas evita que, depois de lavar o rosto, as glândulas sebáceas começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento provocado por água e sabão. O resultado é que que o rosto fica oleoso pouco tempo depois da limpeza. Os hidratantes faciais devolvem a umidade à pele e alguns mais bacanas (não necessariamente os mais caros) contêm substâncias que ajudam a controlar a atividade das glândulas sebáceas.

É básico: toda vez que lavar o rosto, passe hidratante na sequência.

Homem No Espelho - Como retardar o envelhecimento do seu rosto

Use protetor solar

A exposição ao sol sem filtro solar é considerada hoje o principal fator de envelhecimento precoce da pele. A radiação ultravioleta UVA e UVB danifica as fibras profundas da pele, comprometendo o colágeno e a elastina que dão sustentação à pele, causando rugas e perda de firmeza. Somando seus efeitos nocivos, a luz azul causa hiperpigmentação (ou seja, manchas). Tudo isso junto, no pior cenário, pode levar ao câncer de pele — o mais comum no Brasil.

Aplique no rosto de manhã todo dia protetor solar com FPS 30 ou 50 e, sempre que possível, reaplique à tarde. Caso você trabalhe ao ar livre, não pode abrir mão dessa prevenção.

O uso do protetor é necessário o ano todo, inclusive no inverno e em dias nublados. “A radiação ultravioleta mesmo no inverno causa fotoenvelhecimento, flacidez e possíveis manchas, pois atravessa nuvens, vidros e tecidos finos de cortinas”, acrescenta a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Existem hidratantes faciais que também agem como filtros solares. E do outro lado, também há protetores solares que funcionam como hidratantes. Ambos são uma mão na roda para a gente que é homem e não quer ficar usando um monte de coisas.

Experimente o botox

Foi-se o tempo em que botox era considerado recurso de idosos e as pessoas eram tachadas de “botocadas”. Hoje a aplicação da toxina botulínica é recomendada para jovens. Os movimentos repetitivos e contínuos dos músculos da face aprofundam as rugas, causando as chamadas marcas de expressão. “Quando usado enquanto as linhas ainda estão suaves, o botox retarda o aparecimento de novas rugas e evita que elas fiquem cada vez mais profundas”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Se o procedimento for feito corretamente e por um profissional experiente, o rosto não fica paralisado, já que a toxina é aplicada apenas no músculo da ruga e o resultado é um aspecto natural. E não basta aplicar uma vez só. “O uso contínuo ajuda a reeducar a musculatura da face e, com o tempo, contraímos menos esses músculos. É indicada para suavizar as linhas da testa, o vinco entre as sobrancelhas, melhorar rugas nos cantos dos olhos (pés de galinha); levantar os cantos da boca, arquear as sobrancelhas e melhorar o sorriso gengival”, diz Beatriz.

Aposte nos antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. O que são eles? São moléculas que se formam naturalmente no organismo, como resultado de seus processos metabólicos. O perigo começa quando a produção dessas moléculas nocivas se acelera por influência da excessiva exposição ao sol, do estresse, da poluição, dos maus hábitos alimentares, do cigarro e excesso de consumo de bebidas alcoólicas.

Ativos presentes em diversos cremes diurnos e noturnos diminuem o estresse oxidativo da pele e ajudam a neutralizar as reações causadas pelos radicais livres, principalmente presentes nos raios solares UVA, UVB, infravermelhos e luz visível, que chegam até as camadas mais profundas da pele.

“É importante reforçar o uso de cosméticos com antioxidantes como vitamina C, niacinamida, ácido ferúlico e resveratrol, que também aumentam a produção de colágeno. Para obter o máximo de proteção, deve-se aplicá-los antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma Roberta Padovan, médica especializada em dermatologia e medicina estética.

Use cosméticos com retinóides

Retinóides é o termo genérico para todos os derivados da vitamina A, incluindo retinol, que você pode encontrar em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. “Eles estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno, reduzindo o aparecimento de sinais de envelhecimento”, explica a doutora Roberta. “Além da capacidade de redução de rugas, os retinóides podem suavizar a pele, uniformizar a textura e atenuar manchas.

Como os retinóides podem deixar a pele mais sensível aos raios ultravioleta, os especialistas recomendam usá-los apenas à noite, quando não se está exposto ao sol.

Homem No Espelho - Como retardar o envelhecimento do seu rosto

Use ácidos renovadores

Os alfa-hidroxiácidos (AHAs), que incluem ácido glicólico, cítrico e láctico, aumentam a renovação celular e estimulam a produção de colágeno, o que reduz o aparecimento de rugas e linhas finas com o tempo. “Os AHAs podem ser encontrados em concentrações mais baixas em limpadores de venda livre em farmácias ou em concentrações mais altas na forma de peelings químicos administrados por um dermatologista”, avisa ”, afirma a dermatologista Roberta Padovan.

Adote uma alimentação natural

A adoção de uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes é fundamental para a saúde da pele. “O ideal é apostar nos alimentos frescos e em preparações priorizando as proteínas de alto valor biológico (carnes, ovos e leguminosas), os ácidos graxos ômega-3 (peixes de água fria e sementes oleaginosas), vitamina C (frutas cítricas e vegetais verde escuro), polifenóis (vegetais pigmentados e frutas de coloração avermelhada) e carotenoides (vegetais amarelos, alaranjados e vermelhos como abóbora, cenoura e tomate)”, aconselha a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Além disso, evite o consumo excessivo de gorduras ruins, frituras, sal e açúcar. O excesso de açúcar (em doces e carboidratos) causa oleosidade, piora rugas, flacidez e manchas por provocar um processo inflamatório chamado glicação.

Homem No Espelho - Como retardar o envelhecimento do seu rosto

Mantenha um estilo de vida saudável

Em última análise, o seu estilo de vida é o fator mais importante no processo do envelhecimento da pele. Práticas prejudiciais à saúde, como fumar, exagerar no álcool ou comer muita porcaria, certamente vão deixar sua pele com uma aparência envelhecida antes do tempo.

Você pode manter sua pele jovem melhorando seu estilo de vida e usando os cosméticos certos, como está explicado acima. Quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados no futuro.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.