Getting your Trinity Audio player ready...
|
Dá para encolher o armário e ter um mínimo de peças versáteis, fáceis de combinar e que compõem looks diferentes, tanto para trabalhar quanto para sair e se divertir.
Por Wilson Weigl
De que adianta ter um armário abarrotado de roupas que não se usa? Ou que não “conversam” entre si, com modelos e cores difíceis de combinar? Pois dá para encolher o guarda-roupa e ter um mínimo de peças versáteis, fáceis de combinar e que permitem montar looks diferentes, tanto para trabalhar quanto para sair e se divertir.
Esse é o conceito de armário-cápsula, com poucas peças mas totalmente aproveitáveis, usáveis em diversos tipos de ocasião. Na proposta do cápsula, as peças são predominantemente básicas ou até clássicas, em cores neutras. Então se você for um cara fashion, não vai se adequar a seu estilo.
Não existe regra quanto ao número de peças, mas quanto menos, melhor. Tudo depende do seu estilo de se vestir, do seu trabalho e da sua vida social. Pode-se ter, por exemplo, mais camisetas básicas e menos camisas ou vice-versa. Dá para ter apenas um terno ou costume ou vários, se frequenta lugares onde precisa se vestir de maneira formal.
Escolha cores que combinam entre si. As cores neutras como branco, preto e os vários tons de azul, cinza e terrosos (do bege ao marrom) não têm erro, mas pode-se também explorar cores vivas como vermelho, amarelo, verde e laranja nas camisetas, por exemplo.
Veja as peças que é preciso ter para ter um guarda-roupa que é pau para toda obra.
Camisa branca
Ela é curinga no guarda-roupa do homem, porque pode ser usada em diferentes estilos, de elegante a casual, e combina com tudo: jeans, calça de sarja, bermuda, terno e costume, com ou sem gravata. Dá para usar por dentro ou fora da calça, com mangas dobradas ou punhos abotoados.
Camiseta básica
Você pode ter várias, lisas, de cores diferentes, para usar de todo jeito: com calça colorida, jeans, bermuda, shorts e até compondo um visual mais descontraído na roupa social. Fundamental ter uma branca e uma preta e, a partir daí, optar por cores que combinem com as calças e bermudas do seu guarda-roupa. Quanto melhor a qualidade do tecido, mais tempo ela vai durar e resistir às lavagens.
Camisa polo
É um clássico do guarda-roupa masculino. Versátil, a polo combina com jeans, calça de alfaiataria, bermuda, e pode ser usada por dentro ou por fora da calça. Sabe aquele modelo de piquê que todo mundo usa bem folgada? É básica, mas o jeito atual de usar a polo é mais justa no corpo, até nas mangas (fechar o colarinho é opcional, mas fica bem legal). Os tecidos são mais elásticos, tipo stretch.
Jeans
Ele pode ter modelagem tradicional reta, slim fit, skinny ou larga, dependendo do seu estilo (clique aqui para conhecer os tipos de jeans masculinos). Os modelos mais básicos, retos ou slim fit, são mais versáteis porque podem ser usados de modo relax ou até com paletó.
O jeans stretch é hoje tendência, pois todo mundo está priorizando conforto. Ele é confeccionado no tecido denim combinado com fios de elastano (conhecido popularmente aqui no Brasil como “lycra”), que confere ao pano uma supermaleabilidade. Não tolhem os movimentos (como acontece com os jeans durões), caem melhor no corpo e amarrotam menos.
Calça de algodão
Ela pode ser de sarja ou outro tecido. O modelo alfaiataria, com bolsos “faca” pode ser usado tanto para trabalhar, em ocasiões mais formais e à noite, em festas e baladas, como também de modo casual. Escolha cores neutras, como preto, cinza, cáqui ou azul escuro, que combinam com todas as cores de camisa ou camiseta.
Jaqueta
Jaqueta é quase sempre uma peça atemporal, que não sai de moda, e é preciso ter pelo menos uma caso se more em um lugar com invernos mais frios. Existem vários modelos, como biker, trucker, perfecto, racer, militar, college, bomber… Se for para ter só uma, uma boa opção é o modelo bomber, inspirado nos antigos uniformes dos aviadores, em nylon, couro ou algodão, com fechamento por zíper, punhos e cintura de tecido elástico. Também é um alternativa bacana a jaqueta jeans clássica (o modelo é trucker), que é mais leve e superversátil.
Paletó (blazer)
Mesmo que você não tenha que trabalhar de roupa social e não quiser investir num costume ou terno, tenha um paletó preto, cinza ou azul marinho para usar em ocasiões mais formais ou quando quer parecer bem elegante. Um belo paletó cai bem em festa, casamento, reunião de trabalho e pode ser usado com calça de alfaiataria, de sarja ou até com jeans.
Costume slim fit
Costume é o que se chama equivocadamente de terno, só que sem a terceira peça, o colete. Um costume slim fit, com modelagem ajustada ao corpo, mais moderna, pode ser usado para trabalhar e também em festas e casamentos. Dá para vestir tanto de maneira formal (com camisa social e gravata) quanto de modo descontraído, com camisa estampada, polo, camiseta, pulseiras e tênis. Se você trabalha com roupa social talvez deva ter pelo menos dois costumes; senão, um já é suficiente. Opte por azul marinho, preto ou cinza, que combinam com todas as cores de camisa.
Bermuda
A peça é fundamental para os dias de calor. Priorize modelos versáteis, que permitam adotar estilos diferentes para ir a churrasco, boteco, fazer compras no shopping, passear no calçadão ou na beira da praia. E também dá para usar de modo mais elegante. O modelo pode ser mais larguinho ou justo no corpo.
Seja o primeiro a comentar