Getting your Trinity Audio player ready...
|
Táticas fáceis ajudam a encorpar e dar mais volume ao cabelo fino. A escolha do corte, a maneira de secar, o uso de modelador são algumas dessas estratégias.
Por Wilson Weigl
Quem tem cabelo fino sabe como é. Difícil de ajeitar do jeito que se quer, quase sempre liso, escorrido e — pior de tudo — com aspecto de ralo e falho. Tanto que muitos homens com cabelo fino acham que têm pouco cabelo ou estão sofrendo de queda.
É preciso entender que cabelo ralo e fino são coisas diferentes. É fácil confundir, principalmente se você está preocupado com perda de cabelo. A definição de cabelo fino está relacionada à espessura do fio, enquanto que a de cabelo ralo está ligada à densidade de fios por centímetro quadrado do couro cabeludo — ou seja, a quantidade de cabelo na cabeça. Por isso é que cabelo fino, mesmo em grande quantidade, dá impressão de ser ralo.
Importante lembrar também que cabelo liso ocupa menos espaço e tem menos volume do que o cabelo cacheado. Entretanto, o mesmo cabelo liso pode ter maior densidade por centímetro e mais fios do que o cacheado.
O cabelo é fino principalmente pela influência de fatores genéticos. Não significa que ele é “fraco” ou algo do gênero. E se é impossível mudar a genética do cabelo, é perfeitamente possível dar aparência mais cheia e volumosa ao cabelo fino.
LEIA TAMBÉM
- 20 cortes de cabelo para quem tem entradas
- Que fazer quando seu cabelo começa a afinar e ficar ralo?
- Cabelo ralo e fino: como cortar, lavar e modelar
- Por que seu cabelo está caindo?
- Gel, pomada, cera, spray: entenda as diferenças
Vamos à luta, então. Algumas táticas fáceis de incorporar à rotina de cuidados pessoais ajudam a fazer o cabelo ficar mais encorpado. A escolha do corte, a maneira de secar, o uso de cera em pó, por exemplo, são algumas estratégias que o Homem No Espelho sugere para dar volume aos fios finos e evitar aquele aspecto caído e pesado. Às armas!
Escolha o corte certo
Um bom corte de cabelo faz maravilhas para dar aspecto mais volumoso ao cabelo. Peça a opinião do cabeleireiro sobre estilos de corte que cumpram essa função. Se você costuma ir a uma barbearia ou a um salão masculino, tenha certeza de que os profissionais estão acostumados a essa demanda.
Cortes curtos na lateral e cheios no topo na cabeça costumam dar mais impressão de volume ao cabelo fino, porque quanto mais comprido, mais escorrido fica. Fica bacana aparar as laterais em degradê, e modelar o topete alto, para dar sensação de volume.
Use o shampoo certo
Você sabe se seu cabelo é seco ou oleoso? Quanto maior a oleosidade, mais os fios “encolhem” por causa da gordura. Por isso, cheque se o shampoo que usa não está deixando seu cabelo com mais aspecto “murcho”.
Para combater o excesso de oleosidade, pode-se optar por shampoos com ativos que regulam a atividade das glândulas sebáceas do couro cabeludo, sem ressecar. Existem outros ainda mais específicos, os shampoos de volume, que encorpam os fios e preenchem o espaço de ar entre eles, deixando a cabeleira mais cheia. Não é muito fácil achar aqui no Brasil nas farmácias e salões shampoos de volume especificamente masculinos, mas há unissex de montão. Deixe o preconceito de lado e peça ajuda para escolher.
Capriche na limpeza
Quanto mais engordurado o cabelo, mais pesado e com menos volume. Com certeza você já percebeu isso. A menos que ele seja muito seco, lave todo dia. A limpeza diária deixa o cabelo mais leve e livre de oleosidade que, além de deixar o cabelo com aspecto menos volumoso, obstrui os folículos capilares e contribuem para a queda dos fios, em quem tem predisposição a problemas no couro cabeludo.
Bagunce a cabeleira
Quanto mais penteado e assentado estiver seu cabelo, mais evidente a pouca espessura. O cabelo menos ajeitado contribui para o aspecto de volume. Adote um estilo de penteado com movimento, mais jogado para todas as direções — o famoso “bagunçado” — e modele com os dedos, em vez de usar pente ou escova. Vale para cabelo liso ou cacheado.
Mude de modelador
Avalie o tipo de finalizador — gel, pasta, pomada, cera — que costuma usar. Gel quase nunca é uma boa opção para modelar cabelo fino, porque ele proporciona aspecto molhado, que “encolhe” o penteado. Pasta, pomada e cera têm mais opções de volume e efeito, do totalmente mate (sem brilho) ao mais brilhante.
Já ouviu falar na cera em pó? Ela cumpre a mesma função das ceras e pomadas pastosas, mas é indicada especialmente para quem quer dar mais volume ao penteado, com toque seco e efeito mate (fosco). O fixador em pó não gruda nos fios e encorpa o cabelo fino. Com o cabelo bem seco, aplique o pó diretamente nas raízes e espalhe bem, modelando com os dedos, pente ou escova. Para saber mais sobre a cera em pó, leia o post aqui.
Use o secador
O aparelho não faz mágica, mas dá um bom volume aos cabelos finos. Vá secando e ajeitando o cabelo ao mesmo tempo. Com os dedos, consegue-se um aspecto mais natural, mas usar a escova ajuda a dar volume ao penteado.
HOMEM NO ESPELHO INDICA
Shampoo de volume Paul Mitchell Tea Tree Lemon Sage Thickening
Shampoo de volume Wella Professionals Invigo Volume Boost
Indicado para cabelos com pouca densidade. Remove com suavidade as impurezas dos fios. Protege dos radicais livres e da poluição. Com extrato de algodão, deixa o cabelo macio e mais encorpado. (250 ml) Para pesquisar preços na Amazon e comprar, clique aqui.
Shampoo de volume Keune Absolute Volume
Cera em pó Schwarzkopf Osis+ Dust It
Encorpa e dá volume aos fios. Com fixação média e aspecto fosco, não pesa no cabelo e tem ação de longa duração. Dura a noite toda! (10 g). Para comprar na Amazon, clique aqui.
Cera em pó Noho Barba Urbana
Formulada para o cabelo masculino, aumenta o volume dos fios com efeito mate e alta fixação, preservando seu balanço natural. (10 g) Para comprar na Amazon, clique aqui.
Seja o primeiro a comentar