Feito em casa em 5 minutos, o autoexame de testículos, pênis e mamas é capaz de detectar vários problemas, de infecções sexualmente transmissíveis a câncer.
Por Wilson Weigl
Foto: Deposit Photos
Muito se fala em prevenção de saúde, mas são poucos os homens que realmente visitam os médicos para exames e check-ups, por falta de informação, preguiça, preconceito ou desleixo. Mas nem todo exame precisa ser feito num consultório. O autoexame sexual masculino, que avalia testículos e pênis, pode ser feito em casa e é capaz de detectar vários problemas, desde infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) até mesmo câncer.
Nessa checagem, que não demora mais de 5 minutos, a simples observação e a apalpação são suficientes para identificar alterações no tamanho e na forma dos testículos, como nódulos que, apesar de não doer ou incomodar, podem ser um tumor em estágio inicial. No exame do pênis, é possível descobrir precocemente sintomas de doenças sexualmente transmissíveis, como verrugas genitais e lesões.
O câncer de testículo representa 5% de todos os tumores que afetam os homens no Brasil, mas o principal grupo de risco são jovens entre 20 e 40 anos – a média é 33 anos. Por isso, é importante fazer o autoexame periodicamente.
O autoexame deve incluir também a avaliação das mamas. Apesar de mais raro do que o feminino, o câncer de mama também se manifesta em homens.
Veja como fazer o autoexame.
Faça durante o banho
O autoexame pode ser feito a qualquer hora do dia, mas o banho quente deixa o saco escrotal relaxado e afasta os testículos do corpo, deixando-os mais “pendurados”, o que facilita o exame.
Procure caroços nos testículos
Apalpe um testículo por vez, verificando se há algum nódulo (bolinha), mesmo que pequeno e indolor. Se sentir algum caroço, procure um médico urologista. Também são sintomas do câncer de testículo: sensação de peso, dor ou incômodo nas bolas, no saco escrotal ou na virilha.
Compare os dois testículos
Não se preocupe se descobrir que um testículo é um pouco maior do que outro. É comum os tamanhos serem ligeiramente diferentes. Uma pequena disparidade é normal e não deve ser motivo de preocupação. O problema é se um dos testículos apresentar inchaço anormal ou aumento repentino de tamanho, que pode indicar a presença de um tumor. Nesse caso deve-se procurar avaliação médica.
Cheque o pênis
O câncer de pênis é um tumor raro e representa apenas 2% de todos os tipos de tumores do sexo masculino. Em geral está relacionado à falta de informação e de higiene, nas baixas condições socioeconômicas e de instrução. Mas também atinge homens que apresentam fimose, o estreitamento do prepúcio, a pele que cobre a glande – a “cabeça” do pênis –, impedindo que ela fique exposta.
Procure alterações na pele, na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis, como bolinhas como espinhas, vermelhidão, verrugas dolorosas ou feridas. Qualquer um desses sintomas também pode estar associado a uma infecção sexualmente transmissível (IST), pois várias delas se manifestam silenciosamente.
Homens também podem ter câncer de mama, apesar de ser muito mais raro do que o feminino. Porém os homens têm uma taxa de mortalidade mais alta para o câncer de mama do que as mulheres, o que os especialistas associam ao atraso no diagnóstico e tratamento.
Em frente a um espelho, faça movimentos circulares por todo o peito. Fique atento a algo estranho, como inchaço e bolinhas duras como nódulos. Levante os braços acima da cabeça e continue a examinar a área que vai do peitoral às axilas.
Seja o primeiro a comentar