Getting your Trinity Audio player ready...
|
Não cola a desculpa de não cuidar da pele por falta de tempo. A rotina de cuidados com o rosto não toma mais do que uns poucos minutos do seu tempo. E os benefícios são muitos.
Por Wilson Weigl
Nem todo homem trata o rosto como deveria, alegando preguiça ou falta de tempo. Ok, ter preguiça não tem sentido, mas até vale como desculpa. Falta de tempo, porém, não cola. A rotina de cuidados com a pele não toma mais do que uns poucos minutos do seu tempo, divididos ao longo do dia e da noite. E os benefícios são muitos:
– Proteger a pele da radiação solar, que causa manchas, envelhecimento precoce e câncer (que é bem comum entre os brasileiros).
– Manter a pele com a hidratação natural da camada superficial formada por gordura e água, que atua também como uma barreira protetora.
– Evitar espinhas e cravos e diminuir a acne.
– Prevenir pelos encravados da barba no rosto e no pescoço, formando bolinhas que, quando inflamam, viram foliculite, coçam e doem.
– Controlar o excesso de oleosidade que deixa o rosto brilhando como assoalho encerado, mesmo logo depois de lavar.
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
Aprenda neste post o passo-a-passo para deixar sua pele bacana. Para ninguém usar mais a desculpa da falta de tempo, cronometrei o tempo gasto em cada etapa.
-
Lavar o rosto com sabonete facial
-
Tempo gasto: 1 minuto
O primeiro passo é lavar o rosto todo dia de manhã. ao acordar, durante o banho ou antes de sair de casa. Use apenas sabonete para uso específico no rosto. Não pode ser o mesmo do corpo (principalmente se for aquele baratinho de supermercado), porque ele tem substâncias detergentes que ressecam a pele. Em barra ou em gel, o sabonete facial contém ativos que limpam e deixam a pele hidratada.
Melhor ainda, prefira produtos formulados especificamente para o homem, pois a pele masculina é mais grossa e oleosa do que a feminina.
Se você sofre demais com a oleosidade e o brilho do rosto, procure sabonetes faciais que controlam a produção de sebo. E se tem tendência à acne, use produtos que contenham ácido salicílico, enxofre ou outros ativos com ação secativa.
Ao enxugar, não esfregue a toalha como se estivesse encerando o carro. Vá aplicando devagar por todo o rosto.
-
Passar hidratante facial
-
Tempo gasto: 30 segundos
Depois de lavar o rosto, passe hidratante facial, em loção, gel ou sérum, que não deixam sensação de cara melada.
Se você não hidratar a pele depois de lavar, as glândulas sebáceas começam a trabalhar em dobro para compensar o ressecamento provocado por água e sabão. O resultado é que que o rosto fica oleoso pouco tempo depois que lavou. Os hidratantes faciais devolvem a umidade à pele e alguns mais bacanas (não necessariamente os mais caros) contêm substâncias que ajudam a controlar a atividade das glândulas sebáceas.
A regra é clara: toda vez que lavar o rosto, dá-lhe hidratante na sequência.
-
Aplicar protetor solar
-
Tempo gasto: 30 segundos
Os dermatologistas afirmam que esse é um cuidado diário obrigatório para todo mundo, sem exceção. Mesmo que alguém não queira tomar nenhum cuidado nenhum com a pele, o filtro é artigo de primeira necessidade. Porque estamos falando aqui não só de vermelhidão e queimaduras de sol, também de envelhecimento precoce e do risco de câncer de pele.
O uso cotidiano do protetor previne manchas, rugas e flacidez da pele, pois o sol penetra na camada profunda da pele (derme) e destrói as fibras de colágeno que dão sustentação e firmeza ao rosto. Use de manhã um produto com FPS 30 ou 50 e, sempre que possível, reaplique à tarde. Caso você trabalhe ao ar livre, então nem precisa dizer que não pode abrir mão dessa prevenção.
Existem hidratantes faciais que também agem como filtros solares. E do outro lado, também há protetores solares que funcionam como hidratantes. Ambos são uma mão na roda para a gente que é homem e não quer ficar usando um monte de coisas.
-
Fazer esfoliação no rosto
-
Tempo gasto: 1 minuto
Uma ou duas vezes por semana, limpe o rosto com esfoliante, em vez do sabonete. Esse produto faz uma limpeza profunda na pele por meio de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão e retiram sujeira, resíduos e células mortas que se acumulam na superfície da pele.
Passe o esfoliante com movimentos circulares durante uns 30 segundos e depois enxague bem o rosto. Aplique bem no pescoço e região da barba, porque a esfoliação ajuda também a evitar pelo encravado.
Depois de esfoliar, mais do que nunca é preciso passar hidratante, porque a pele fica seca. Mas é incrível como fica lisa e macia, você vai ver.
Boa parte dos esfoliantes são de uso unissex, mas existem muitos especificamente masculinos. Como a esfoliação de certa forma é um tipo de agressão à pele, basta fazer uma ou duas vezes por semana, como eu já disse.
-
Lavar e hidratar a pele à noite
-
Tempo gasto: 1 minuto e meio
À noite, antes de desabar na cama, você vai repetir a limpeza com sabonete facial e a hidratação, como a gente já explicou acima.
Se você tem mais de 30 anos, troque o hidratante facial por um creme ou sérum anti-idade, que previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento das rugas. Mas precisa usar sempre, religiosamente, porque nenhum produto faz mágica.
Os cremes e séruns noturnos reduzem e previnem rugas e manchas, clareiam e uniformizam a pele e protegem da oxidação das células por causa de fatores ambientais. Dependendo da finalidade, contêm diversos tipos de ácidos, vitaminas, antioxidantes e outros ativos que estimulam a regeneração da pele durante o sono.
Usados antes de dormir, o hidratante ou o creme anti-idade também ajudam a controlar a produção de sebo. Daí você acorda com a cara menos oleosa. Use em todo o rosto e no pescoço.
-
Passar creme no contorno dos olhos
-
Tempo gasto: 30 segundos
O ideal é usar esse produto não apenas à noite, mas também de manhã. E ele é ainda mais indicado se você está chegando aos 30 anos.
Além de hidratar a pele da região, que é mais fina e sensível do que nas outras áreas do rosto, ele diminui olheiras, bolsas e sinais de cansaço e ainda previne rugas e pés de galinha (aquelas ruguinhas nos cantos dos olhos).
Além de ativos que nutrem a pele, muitos levam cafeína, que é estimulante e dá aquele up quando você está com cara que veio da balada direto para o trabalho.
Homem No Espelho também tem esse post em vídeo no canal do YouTube. Dê uma repassada e aproveite para assistir a outros vídeos e se inscrever no canal.
Texto e vídeos: Wilson Weigl/ Modelo: Kauan Rumke
Seja o primeiro a comentar