Getting your Trinity Audio player ready...
|
Depois de um período de pé na jaca, comilança e bebedeira, desintoxicar seu organismo vai deixar você mais leve e bem disposto. Esse detox pode ser feito a qualquer momento.
Por Wilson Weigl
Depois de um período de excessos, comilança e bebedeira, é sempre uma boa ideia fazer um belo detox do organismo. Em geral o corpo não está preparado para dar conta do trabalho extra em tempos de festas, quando se costuma exagerar na comida, na bebida e na falta de sono e descanso. O estômago funciona a mil para processar as comidas gostosas, gordurosas e temperadas, enquanto o fígado e os rins — coitados — são os órgãos mais exigidos para filtrar e eliminar as toxinas do álcool. É preciso dar a eles um período de descanso depois de tanto esforço.
A ressaca, por exemplo, é um desequilíbrio total no organismo causado pelo esforço do metabolismo do álcool, que é notório por esgotar o corpo de água e nutrientes vitais. Enquanto a gente bebe, o fígado trabalha muito mais do que o normal para metabolizar e eliminar o etanol, entendendo que ele é uma substância estranha ao organismo — e é mesmo. Daí o órgão sobrecarregado libera substâncias tóxicas que chegam a outras partes do organismo por meio da corrente sanguínea, provocando mal-estar, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, cansaço, sede e sensibilidade à luz.
A pele também é um órgão de eliminação: erupções como espinhas, excesso de oleosidade e alergias são formas do corpo mandar para fora toxinas e gorduras. Por isso a gente literalmente sente na pele os efeitos colaterais de uma temporada de excessos.
LEIA TAMBÉM
- Por que temos tanta vontade de comer doces e salgadinhos?
- Conheça a dieta e o treino ideal para cada tipo físico
- As regras básicas para ter sucesso na dieta
- Chocolate faz mesmo bem para a saúde? Nem sempre!
- Estresse e ansiedade estão fazendo você engordar?
Este programa de detox do organismo vai deixar você mais leve e bem disposto. É fácil demais e pode ser feito em qualquer época (não só depois das festas de final de ano ou do Carnaval), sempre que sentir que exagerou e pisou na jaca.
Beba muita água
Nada melhor para lavar seu organismo e eliminar toxinas do que água. Sim, água pura (e não cerveja)! Além de manter o corpo hidratado no calorão, evitando o superaquecimento que causa até insolação, a água limpa os rins, que trabalharam duro no final de ano para processar o álcool e as porcarias que você mandou para dentro.
Ao contrário do que se pensa, o álcool não é hidratante, e sim diurético, faz o corpo eliminar água. Por isso a gente urina tantas vezes quando bebe cerveja e outras bebidas alcóolicas.
A regra é beber de 1, 5 a 2 litros de água por dia, mas isso pode variar de pessoa para pessoa. Beba vários copos ao longo do dia, até sem sentir sede (ela é um alerta de que o organismo já está desidratado).
Adote uma dieta desintoxicante
Depois de comer tudo que apareceu pela frente durante as festas, a transição para uma dieta saudável pode ser difícil. Persevere.
- Corte por alguns dias comidas gordurosas, alimentos industrializados, frituras, salgadinhos, biscoitos, doces cheios de cremes, refrigerantes e sucos de caixinha (geralmente cheios de açúcar).
- Beba muita água (como explicado acima), sucos naturais, água de coco (ela é um isotônico natural, repleta de minerais, como sódio e potássio) e chás gelados (especialmente há verde, de hibisco, hortelã, erva-doce, limão, cidreira e camomila).
- O limão é um adstringente natural que “limpa” a gordura. Aposte na limonada, com pouco açúcar, ou na água com algumas gotas de limão
- Substitua a carne vermelha por peixe ou frango (grelhados ou assados), acompanhados de legumes refogados ou cozidos no vapor.
- Capriche nas saladas de folhas verdes, legumes e frutas frescas, nos tubérculos como batata doce e inhame, que são calóricos e saudáveis.
- Troque o arroz branco e as massas de farinha branca pelas alternativas integrais.
- Quando der fome no meio da manhã ou da tarde, petisque castanhas e nozes ou uma fruta. Cuidado com as barrinhas de cereais aparentemente saudáveis: leia a embalagem para saber se não estão cheias de açúcar e gorduras.
Dê descanso ao fígado
Corte ou diminua radicalmente o consumo de bebidas alcoólicas durante alguns dias para recuperar o fígado.
Quanto mais copos e mais rápido a gente bebe, menos tempo e capacidade o fígado tem para desempenhar sua função, o que pode levá-lo à exaustão. A ressaca é consequência da intoxicação do organismo quando o fígado não dá conta do esforço do metabolismo do álcool, que é notório por esgotar o corpo de água e nutrientes vitais.
Invista no potássio
Esse mineral é essencial no metabolismo celular, pois desempenha um papel fundamental em manter a água dentro das células, ajudando na hidratação do organismo, privado de líquido por causa do excesso de álcool. Boas fontes de potássio são: banana, melão, água de coco, ameixa, mamão, frutas secas.
Pratique exercícios físicos
A atividade física também ajuda a desintoxicar. O coração bombeia e envia oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo e o exercício potencializa esse trabalho. Quando as células recebem esse sangue enriquecido, o corpo elimina resíduos mais rapidamente e aproveita melhor os nutrientes.
O suor também é um meio de eliminação de toxinas do corpo. O exercício físico aumenta a circulação sanguínea e a temperatura corporal provocando a transpiração, que elimina substâncias tóxicas.
Praticar qualquer tipo de atividade física 3 vezes por semana durante 40 minutos é o suficiente. Quem quer começar a se exercitar pode optar pela caminhada ou corrida leve. Já aqueles que estavam acostumados a malhar, e pararam por um curto intervalo de tempo, podem retomar o treino anterior.
Dê um trato na pele
A pele é o nosso maior órgão e também uma via de eliminação de toxinas. Quando os outros órgãos desintoxicantes são sobrecarregados, as toxinas começam a aparecer na pele principalmente em formas de espinhas e erupções.
Lave o rosto com sabonete específico para uso facial (não pode ser o mesmo do corpo, que pode ter substâncias detergentes agressivas). Faça isso duas vezes por dia, pela manhã e antes de dormir. Em seguida, aplique hidratante para a pele reter água.
Duas vezes por semana, faça esfoliação. Se você ainda não sabe o que é esfoliante, é uma espécie de sabonete facial com partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele, retirando impurezas e oleosidade acumuladas. A eliminação das células mortas desobstrui os poros e estimula a renovação da pele, abrindo espaço para a produção de células novas.
Para um serviço completo, use máscara facial. A máscara limpa profundamente a pele, absorve o excesso de sebo, desobstrui os poros, controla o excesso de brilho no rosto e ajuda a diminuir cravos e espinhas (são ideais como tratamento para quem sofre com acne). Além disso, deixam uma sensação gostosa e refrescante de cara limpa.
As máscaras são fáceis de usar: é só passar uma camada bem fina no rosto seco, deixar agir por 10 e enxaguar para retirar. Em geral o tubo dura um tempão, porque você usa só uma pequena quantidade do produto 1 ou 2 vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele.
Seja o primeiro a comentar