Quando devo mudar meu treino de musculação?

Getting your Trinity Audio player ready...

Trocar de treino periodicamente é fundamental para progredir em seus objetivos de condicionamento e ganho de massa muscular. Veja quando chega a hora de mudar o treino.

Homem No Espelho - Quando devo mudar meu treino de musculação?

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Com que frequência é preciso mudar de treino na musculação? Essa é uma dúvida comum dos frequentadores de academia e principalmente daqueles que treinam por conta própria, sem orientação de um instrutor. Mudar periodicamente o treino é fundamental para evitar a estagnação e continuar a progredir em seus objetivos de condicionamento físico e ganho de massa muscular.

A periodicidade com que você deve trocar totalmente seu treino depende de vários fatores: seu objetivo, nível de condicionamento físico, experiência na academia e a metodologia de treinamento adotada pelo instrutor (ou escolhida por você mesmo) — número de exercícios, séries, repetições etc. Por isso é necessário observar sempre os resultados para avaliar se o corpo já se acomodou ao treino e os ganhos estão ocorrendo mais lentamente do que deveriam.

Homem No Espelho - Quando devo mudar meu treino de musculação?

O principal indicativo de que chegou a hora de mudar o treino é quando ele se torna fácil demais, evidenciando que os músculos se adaptaram aos estímulos e precisam ser desafiados de novas maneiras. Mas nem sempre é preciso mudar o treino todo. Variar alguns exercícios faz os músculos serem recrutados para “trabalhar” de outras formas, o que provoca neles um “choque” de crescimento. Mas isso também não significa ficar trocando de exercícios o tempo todo, pois o corpo precisa de um determinado período para se ajustar e responder aos estímulos.

LEIA TAMBÉM

Homem No Espelho - Quando devo mudar meu treino de musculação?

Resumindo: se você não está se sentindo desafiado no seu treino ou não nota resultados, faça algumas alterações ou troque seu treino. Quanto mais você desafia o corpo, mais você o força a se adaptar e evoluir. E evoluir ficar mais forte, mais magro e em forma.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.