Getting your Trinity Audio player ready...
|
Muitos homens se equivocam nos cuidados na limpeza e proteção da pele, às vezes até sem saber. Confira os erros mais comuns no trato do rosto.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Por mais que a gente queira cuidar bem da pele do rosto, às vezes faz algo errado, geralmente por falta de informação.
Os homens, principalmente, se equivocam nos cuidados na limpeza e proteção da pele, até sem saber.
Algumas mancadas são lavar o rosto várias vezes por dia — o que aumenta a oleosidade e o brilho —, não passar hidratante facial, não usar filtro solar em dias nublados, por exemplo. Só que alguns erros têm efeito cumulativo e causam problemas que podem detonar a saúde da pele, hoje ou no futuro (causando envelhecimento precoce, rugas, manchas, por exemplo).
LEIA TAMBÉM
- 5 problemas de pele do homem (e como tratar)
- Os 6 piores inimigos da pele do homem
- Rugas da pele do homem: como identificar e prevenir
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Como cuidar da pele do rosto em cada idade
Confira os maus hábitos masculinos comuns no trato diário da pele.
Lavar o rosto só com água, várias vezes por dia
A maior parte dos homens sofre com excesso de oleosidade no rosto, que deixa a cara brilhando pouco tempo depois de lavar. O erro é lavar com água várias vezes por dia, porque a água não retira a sujeira e ainda piora o problema ao provocar um efeito rebote: as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo cutâneo, que serve como hidratação e proteção da pele. Lavar o rosto com sabonete facial 2 vezes por dia — pela manhã e à noite — e, talvez, mais uma vez à tarde, é suficiente.
Não passar hidratante após lavar o rosto
Todo homem deve aplicar hidratante depois de lavar o rosto, mesmo se tiver pele oleosa. O hidratante devolve à pele a umidade e a proteção natural de sua camada superficial que são eliminadas pela limpeza com água e sabonete. Ele também controla a produção de sebo e deixa o rosto sem brilho por mais tempo. Alguns hidratantes oferecem proteção solar (de FPS 15 a 50) e são anti-idade, com ativos antioxidantes e regeneradores da pele. Leia o guia completo sobre hidratante clicando aqui.
Não ter disciplina no cuidado diário
Falta de disciplina no trato da pele é a falha mais comum dos homens — mesmo daqueles conscientes da importância de se cuidar. É aquela história de ter preguiça de passar protetor solar todo dia ou de lavar o rosto e não hidratar em seguida porque está com pressa. Ou ainda deixar de passar creme à noite porque tem sono (essa desculpa até é perdoável, mas não deve virar regra). Inserir no dia-a-dia uma rotina de cuidado do rosto exige a mesma disciplina de adotar uma dieta saudável ou praticar exercício físico regularmente. Os efeitos dos produtos de pele são progressivos; para obter reais benefícios, o cuidado deve ser diário.
Querer ver resultados imediatos dos cosméticos
Muitos homens querem ver efeitos imediatos dos produtos e esquecem que cuidar da pele é um investimento que exige dedicação e, muitas vezes, paciência. Os benefícios só se tornam visíveis aos poucos, com o passar do tempo e o uso constante dos cosméticos. Nenhum mostra ação visível em horas ou dias. Pode-se levar semanas para notar como estão agindo os produtos anti-idade ou clareadores. E muitos têm benefícios invisíveis (como os antioxidantes), por atuar nas camadas profundas da pele.
Exagerar na quantidade de produto (ou usar menos do que deveria)
Os cosméticos não agem melhor ao usar grandes quantidades. Só vão entupir os poros ou deixar a pele oleosa. Também não se deve usar menos do que é indicado, só para economizar e fazer o produto durar mais — sua ação será limitada. Leia a embalagem do produto e siga a recomendação do modo de usar.
Não passar protetor solar em dias nublados
A radiação solar que causa envelhecimento precoce, rugas, manchas e câncer atinge a pele o dia todo, o ano todo, atravessa nuvens e vidros (é o caso dos raios UVA). Os dermatologistas recomendam usar filtro solar sempre: na praia ou ar livre em dias nublados, ao dirigir e dentro de casa.
Lavar o rosto com sabonete de corpo
A regra é usar apenas sabonete específico para uso facial. Não pode ser sabonete corporal, que tem substâncias detergentes que ressecam a pele e causam o efeito rebote explicado acima. Pior ainda se for sabonete antibacteriano, que elimina tanto as bactérias nocivas como também as boas, responsáveis pelo equilíbrio da pele. O sabonete para uso facial tem ingredientes hidratantes e raramente tem perfume. Pode ser em gel ou barra, à sua escolha. Quem sofre de acne pode optar pelos sabonetes com ácido salicílico ou glicólico ou enxofre, que têm ação antisséptica e secativa.
Não lavar o rosto antes de dormir
Pense em tudo que sua pele absorveu ao longo do dia: suor, poluição, poeira e gordura produzida pelas glândulas sebáceas do rosto. Essa gororoba entope os poros, provoca cravos e espinhas e agrava a acne em quem tem esse problema. Dormir com o rosto limpo e hidratado ajuda a controlar o brilho e a oleosidade e previne o surgimento de rugas (enquanto você dorme, a pele se regenera). Depois de lavar, passe hidratante: ele restaura a umidade natural da pele eliminada pelo sabonete, e se passou dos 30 anos, comece a usar um bom creme ou sérum anti-idade.
Seja o primeiro a comentar