Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cara descolado capricha no visual, é gentil, limpo, organizado. Veja como ser conhecido como “o” gente boa da academia. E não como o manezão do pedaço.
Por Wilson Weigl
A gente vai todo dia à academia, certo? Ou quase todo dia. Então lá é um lugar onde queremos ser reconhecidos como “o” cara legal, bacana mesmo, e não como um mala sem alça, manezão, que todo mundo evita. Apesar do ambiente descontraído, a academia tem um código de conduta e uma série de regras básicas que a gente deve seguir em nome da boa convivência, da limpeza e da organização. Ou as pessoas olham feio.
Para ser visto como o cara gente boa da academia, você deve ser educado, limpinho, solidário, organizado e pouco espaçoso. E se você não sabe de cabeça quais são os mandamentos que deve seguir, aqui vão eles.
Guarde os pesos depois de usar
Essa é a mancada das mancadas na academia: abandonar os halteres no chão e deixar as anilhas nas barras, obrigando o próximo a desmontá-las. Recoloque os pesos nos suportes depois do exercício. Na melhor das hipóteses, o professor da academia é quem vai ter que fazer isso em seu lugar.
Não monopolize os aparelhos
Use o equipamento apenas o tempo necessário para seu exercício. Tem gente esperando para usar o aparelho? Reveze durante seu intervalo de descanso entre as séries. Não enrole, bata papo, fale ou poste no celular sentado no banco ou na máquina.
Limpe os aparelhos depois de usar
Só otário deixa banco ou aparelho molhado de suor. Se você suou a camisa, literalmente, limpe o equipamento com a flanela e o álcool que ficam à mão (é só procurar). Se for usar um aparelho sujo e identificou o relapso, não tenha vergonha de pedir educadamente a quem estava lá: “Por favor, você pode enxugar o aparelho que acabou de usar? Valeu!”.
Não seja o suadão do pedaço
Todo mundo sabe quem é o mané sempre visto ensopado depois da esteira ou da bike. É fácil encontrá-lo: basta seguir o rastro dos pingos de suor que ele deixa no chão. Ficar suadão depois do aeróbio faz bem para sua autoestima (sinal de que exercício fez efeito), mas para os outros é uma visão do inferno. Se transpirou muito, corra para o chuveiro ou leve uma muda de roupa extra para trocar, se for continuar treinando. E leve uma toalha de mão para ir se enxugando entre os exercícios.
Não dê rugidos durante o treino
Sabe aquele cara fortão fodástico que dá rugidos de leão, geme e ofega durante o exercício? Depois solta um palavrão e atira os pesos com tudo no chão? Por favor, não imite esse mala. Ok, você pega pesado, levanta pesos gigantes, mas faça seu treino o mais silenciosamente possível, sem estardalhaço.
Ofereça ajuda, mas sem dar palpite
Por mais que você se considere expert em musculação, domine a vontade de palpitar no treino alheio, corrigir a postura dos colegas ou sugerir novos exercício. Se você vê alguém brigando com os aparelhos, sofrendo para completar as séries, oferecer ajuda é ok. Tudo bem que você conheça os exercícios, as máquinas, mas segure a vontade de corrigir e sugerir dicas técnicas. Para emplacar papo com uma gatinha, talvez. E olhe lá. Homens detestam receber conselhos de outros caras na academia.
Capriche na roupa de treino
Como no trabalho e na balada, aqui também existe um código de vestimenta. Camiseta velha desbotada (como aquela de brinde de banco), bermuda folgadona, tênis surrado, tudo isso pode ser confortável, mas botam sua imagem pública no chão. Aquelas roupas de “monstro”, com mangas recortadas com tesoura e inscrições tipo “No pain, no gain” também estão por fora. Opte por camisetas, bermudas e shorts com corte moderno, de preferência em tecidos tecnológicos que absorvem o suor.
Seja organizado no vestiário
Tem caras espaçosos que ocupam o banco inteiro do vestiário com suas coisas. Espalham para todo lado mochila, tênis, roupas e bolsas no banco e vão para o banho, sem deixar lugar para os pertences das outras pessoas. Exercite o “encolhimento” enquanto estiver se vestindo ou despindo. Guarde suas coisas no armário e deixe espaço para quem está chegando.
Não fique passeando peladão
Tudo bem que você esteja orgulhoso de seu corpo depois do treino, mas não fique dando rolê nu pelo vestiário. Isso irrita muito algumas pessoas. Vá e volte do chuveiro enrolado na toalha. Enfim, mantenha o exibicionismo em nível zero. E se você for gay, não fique espiando os caras se enxugando e se trocando.
Seja o primeiro a comentar