Como planejar e concretizar suas metas de Ano Novo

Getting your Trinity Audio player ready...

Não deixe suas resoluções serem simples “promessas” de final de ano: trace planos realistas e direcionados, respeitando seus próprios limites e capacidades.

Por Wilson Weigl

Você já traçou suas metas para o ano que vai começar? Ao fazer sua lista de resoluções de Ano Novo, é fundamental traçar planos realistas e bem direcionados, ter foco e estabelecer prioridades e prazos. Ou, ao contrário, vão continuar sendo eternamente “promessas” de virada de ano.

Sonhar é preciso, porque sonhos nos movem e motivam. Mas para obter sucesso em qualquer área da vida carreira, relacionamentos, aperfeiçoamento pessoal precisamos ser realistas ao traçar projetos e respeitar nossos próprios limites e capacidades. “Mesmo sem querer, muita gente traça objetivos fora de alcance que, ao não se concretizarem, só trazem frustração e desmotivação”, diz Silvia Cury Ismael, gerente do Serviço de Psicologia do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). “Desafios que vão consumir muita energia e causar desgaste emocional tendem a nos desmotivar ao longo do caminho”, diz.

Outro cuidado é não exagerar na lista: “Estabelecer muitas metas tira o foco e predispõe ao fracasso”, alerta a psicóloga. “É preciso estabelecer prioridades. Só assim conseguimos colocar energia e esforço no lugar certo e obter os resultados desejados”, completa.

As metas que você quis alcançar este ano não deram em nada? Não sofra, se incrimine: pegue leve consigo mesmo ao avaliar suas resoluções para o ano passado que não se concretizaram. Nesses balanços de final de ano, a frustração por não termos conseguido concretizar nossos planos funciona como uma trava negativa que nos sabota na hora de formular novos objetivos. Usamos esse “freio” dos nossos sonhos como forma de defesa, a fim de evitar sofrimentos futuros, segundo a psicóloga. Não faça auto-sabotagem de seus sonhos!

Não conseguiu no ano passado? Tente novamente. “Na virada do ano podemos retomar projetos não alcançados, desta vez mais ajustados à realidade, ou estabelecer novas intenções”, diz Silvia Cury.

Avaliar se seus desejos são no mínimo razoáveis e organizar etapas para sua realização são recomendações da especialista do HCor para conquistar os objetivos. Confira suas dicas: 

Comece fazendo uma retrospectiva do ano que passou

Antes de estabelecer novas resoluções, analise suas metas traçadas para o ano que passou, quais foram alcançadas e quais morreram na praia. Não há problema em se sentir um pouco frustrado lembrando dos objetivos não alcançados: eles devem servir como reflexão para o próximo ano.

Nesse balanço, você deve observar o que não se concretizou por sua causa, seja por inércia, preguiça, imobilismo, ou devido a outros fatores alheios à sua vontade. Não faça autocobranças desnecessárias por falhas que aconteceram por influência de fatores externos.

Aposte na renovação, mas seja realista

A mudança do ano no calendário por si só traz a sensação de renovação física e mental e de abertura de novas oportunidades. Porém não muda o rumo em que estamos.

O que faz acontecer a mudança são as atitudes concretas que tomamos conscientemente em prol dos objetivos desejados. Aproveite essa sensação de renovação e canalize-a formulando novas e inspiradoras estratégias e atitudes para concretizar suas metas para o próximo ano.

Defina metas que sejam alcançáveis e estabeleça prazos

Esse é um ponto importantíssimo para conseguir alcançar seus objetivos sem frustração. Defina metas alcançáveis e, também, os principais passos para chegar até elas. Muitas vezes traçamos metas impossíveis e colocamos prazos inviáveis que não permitem a realização das etapas. Ter esta percepção vai deixar seu ano futuro mais organizado e aumentar suas chances de sucesso.

Não se deixe influenciar negativamente por pessoas que você admira nas mídias sociais, como o Instagram. Muitas dessas pessoas nos inspiram, nos dão ideias e sugerem caminhos novos e inusitados, nos quais nunca tínhamos pensado. Mas alguns desses influenciadores nos provocam inveja, frustração e negatividade, porque têm status, dinheiro, beleza e outros atributos distantes da nossa realidade. Separe o joio do trigo e use a energia inspiradora apenas do lado positivo.

Seja o personagem principal da sua história

Para alcançar as metas que você traçou é importante ter em mente que você deve ser o ator principal dessa trama. É muito difícil prever o ambiente externo, as condições que não dependem de você e de seus esforços. Então estabeleça metas que dependam quase 100% de você e mantenha-se atento às atitudes e posturas que serão necessárias para chegar lá.

Avalie periodicamente suas metas e faça ajustes

A vida é dinâmica e os cenários mudam o tempo todo. Essas transformações impactam diretamente nos seus objetivos. Acompanhe suas metas periodicamente e ajuste-as à nova realidade, dê novos prazos e interprete o cenário para reavaliar as prioridades. Essas análises e adaptações são importantes para manter as metas alcançáveis se algo mudar no meio do caminho. E não seja imediatista, nem ansioso: alcançar sua meta pode levar mais tempo do que você gostaria.

Comece as mudanças internamente

Pense sobre o que é preciso mudar dentro de você para atingir suas metas e tome atitudes efetivas para essas mudanças. Grandes passos na vida começam de dentro para fora. Tanto faz que sua resolução de Ano Novo seja modesta começar uma nova dieta, se exercitar, parar de fumar ou grandiosa (mudar de cidade ou de emprego, abandonar ou começar um relacionamento): você precisa estar preparado internamente para que o movimento aconteça externamente. “É comum traçarmos metas pensando que elas dependem de fatores alheios, que dependem de fatores externos, quando na verdade toda grande mudança precisa partir em sentido contrário, de dentro para fora”, completa a psicóloga.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.