Getting your Trinity Audio player ready...
|
Existem diferentes modelos de bolsas masculinas: carteiro, tote, pasta, satchel, de mão. Você sabe qual deles é o mais indicado para cada profissão e ocasião?
Por Wilson Weigl @wilsonweigl
Como você escolhe uma bolsa para usar no dia-dia?
- “Penso nela como um detalhe importante no meu visual e faço questão que ela combine com a roupa.
- “Pego qualquer uma que estiver na frente só para jogar dentro minhas tralhas”.
Se escolheu a primeira alternativa, parabéns. Você deve ser um cara ligado em valorizar sua aparência. Só que nem sempre é muito fácil eleger a bolsa ideal, já que os vários modelos e diferentes finalidades confundem um pouco.
Por isso, esta matéria vai explicar como é cada tipo de bolsa masculina, os principais atributos que um homem deve levar em conta na hora de escolher essa sua parceira e porque ela deve combinar com sua profissão e seu ambiente de trabalho.
De modo geral, os homens não são tão fanáticos por bolsas quanto as mulheres, não combinam com o sapato. Costumam se ligar mais na função utilitária e se esquecem um pouco de como elas devem funcionar com o resto da roupa. “Usar a bolsa errada na hora errada pode passar uma mensagem visual equivocada e interferir negativamente em sua imagem profissional”, alerta o personal stylist e arquiteto Murilo Grilo, que presta consultoria de moda ao mercado corporativo e a empresas, agências de modelos e noivos. “Roupas e acessórios funcionam como uma forma de comunicação não-verbal, que entregam nosso estilo de vida, da mesma forma que um cartão de visitas”, explica.
Na hora de comprar, você deve prestar atenção à qualidade do material externo (seja couro, lona ou tecido) e do forro, à resistência das costuras, ao conforto da alça. Veja também se a quantidade de bolsos e divisões é adequado a suas necessidades. SE você precisa carregar só documentos, por exemplo, basta uma pasta envelope, por exemplo. Se anda com papéis, tablet, laptop, o ideal é optar por um modelo maior, como uma bolsa de mão ou uma tote (calma, a gente explica já como é cada uma delas).
De forma geral, a gente sugere que se opte por modelos mais discretos, em cores como preto ou marrom. Afinal, a bolsa vai ser sua parceira todo santo dia e você não deve enjoar dela. Mas nada o impede de exibir um modelo mais fashion ou chamativo de vez em quando.
Aprenda a distinguir os diferentes modelos de bolsas e, depois, confira qual é o mais indicado para sua profissão.
MODELOS DE BOLSAS MASCULINAS
- PASTA (BRIEFCASE) – Esse modelo clássico é indicado para executivos e todos que circulam em ambientes corporativos mais formais. Tradicionalmente as pastas são confeccionadas em couro, liso ou em padrões como crocodilo. Em formato retangular, é fechada por zíper, botão de pressão ou fivela e tem várias divisões e bolsos internos.
- BOLSA CARTEIRO OU MENSAGEIRO – Conhecida lá fora como “messenger bag”, é inspirada nas bolsas dos carteiros da Inglaterra do século 19. Atualmente, um dos modelos preferidos pelos homens, pode ser usada em diferentes situações e combinada com diversos estilos de roupa, dependendo do modelo e do material escolhido (couro ou lona).
- BOLSA TOTE – Também conhecida como “shopper”, é praticamente uma sacola. Descontraída, combina com estilos mais casuais de se vestir. Por ser versátil, é um modelo bom para usar no dia-a-dia ou até levar à academia. Pode ser confeccionada em diversos materiais, como couro, tecido ou lona, e não têm divisões.
- BOLSA SATCHEL – Parece com o modelo Mensageiro e também tem alça para ser usada pendurada na transversal, só que tem formato mais quadrado, É uma boa opção para dar um toque moderno ao visual corporativo.
- BOLSA DE MÃO (CARRYALL) – Como o nome sugere, “carrega tudo” em inglês, é parecida com uma mala de viagem, só que menor. Por suas dimensões, é ideal para levar tablet, celular, carteira e pequenos objetos.
- MOCHILA (BACKPACK) – Opção para os mais jovens, cai bem no estilo street urbano. Versátil, vai do trabalho à academia numa boa. Por ser carregada nas costas, é a escolha ideal para quem não quer nada atrapalhando o movimento do corpo (para dirigir a bike, por exemplo). No geral, não cai bem com terno e gravata, mas alguns executivos ousados adotam modelos mais sofisticados, em couro.
- PASTA ENVELOPE (CLUTCH OU POUCHE) – É praticamente uma carteira maior. Feita para transportar basicamente documentos, pode ter ou não uma pequena alça de mão. Lembra a antiga bolsa “capanga”, bastante usada pelos homens. Dependendo do tamanho, pode acomodar tablet, cadernetas e chaves.
A BOLSA IDEAL PARA SUA PROFISSÃO
Cada profissão tem seu “dress code” (código de vestimenta). Descubra qual o modelo de bolsa que combina melhor com o estilo e as necessidades do seu trabalho.
ADVOGADO E EMPRESÁRIO. Esses profissionais devem preferir bolsas mais comportadas, já que costumam circular em ambientes conservadores. Mas existem outros setores igualmente formais, como a área financeira. “A pasta de couro é uma escolha sem erro”, diz Murilo Grilo. “Ela transmite uma imagem de profissionalismo e seriedade.”
PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO. Jornalistas, publicitários e especialistas de marketing frequentam ambientes mais descontraídos, o que aumenta o leque de opções. No entanto, precisam ter acesso rápido a cadernos, pastas, livros e planilhas. Vários modelos entre as bolsas descritas acima se adequam a esses profissionais. Importante é saber combinar a mochila, a bolsa tote ou de mão ao estilo da roupa.
ARQUITETO. A bolsa do profissional de arquitetura precisa ter espaço para transportar seus projetos impressos, trena, régua e laptop. Dependendo se seu estilo é mais formal ou descontraído, se usa terno e gravata ou jeans e camisa social, pode apelar para a pasta ou para a bolsa tote, que são maiores.
FASHIONISTA. Claro, quem trabalha com moda ou gosta de andar estiloso precisa de uma bolsa à altura. Isso demonstra, além de tudo, sua personalidade. São infinitas as opções de modelos criados para quem ousa mais no modo de se vestir. Basta ter um bom senso de moda para combinar a peça com o resto da roupa.
ESPORTISTA. Para quem pratica musculação, corrida e qualquer esporte ou, ainda, se locomove de bike pela cidade, a mochila é a melhor pedida. Tanto porque pode ser acomodada nas costas quanto por permitir que se guarde tênis, roupas, lanche, garrafinha de água ou suplemento nas várias divisões e bolsos. Se seu ambiente de trabalho for mais descontraído, você pode adotar uma mochila bacana também no dia-a-dia.
Seja o primeiro a comentar