Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cabelos grisalhos são normais após os 40 anos, mas não é raro encontrar homens com a cabeça lotada de fios brancos por volta dos 30 anos ou até antes. Por que isso acontece?
Por Wilson Weigl
Um dia sua juba vai ficar branca como algodão. Mas isso está acontecendo antes da hora? Cabelos grisalhos são normais após os 40 anos, mas não é raro encontrar homens com a cabeça lotada de fios brancos por volta dos 30 anos. Ou até antes, ainda na casa dos 20 anos. Por que isso ocorre?
O nome do branqueamento precoce do cabelo é canície (nada a ver com calvície). “Ele é causado por fatores genéticos, formação de radicais livres (moléculas que oxidam as células) ou períodos de estresse físico e emocional. O bulbo onde nasce o fio tem um número limitado de melanócitos, células que fabricam o pigmento da cor (melanina). Quando este estoque termina, o bulbo produz apenas fios brancos”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A canície precoce pode ocorrer até mesmo antes dos 20 anos de idade. Nesse caso, se possível é bom procurar um dermatologista para exame e diagnóstico do cabelo”, diz Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da SBD. “Pode ser apenas uma forma genética de canície familiar, sem nenhuma gravidade, mas também pode estar relacionada a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou doenças como vitiligo, alopecia areata (queda de cabelo ligada a estresse, ansiedade e depressão) e alterações da tireoide”, completa.
Segundo Paola, a genética é o principal fator que influencia tanto o início da canície (a idade em que começarão a surgir os primeiros cabelos brancos) quanto seu tempo de progressão (em quanto tempo se estará com todos os fios brancos). Se seu pai ou avô tiveram cabelo branco muito cedo, há grandes chances de você ir pelo mesmo caminho.
Mas existe outro fator envolvido no processo: o estresse oxidativo provocado pelos radicais livres. “As células produtoras da cor são danificadas pela oxidação acumulada ao longo dos anos, prejudicando o envio do pigmento para dentro do fio. O resultado é o surgimento precoce dos fios brancos”, explica Claudia Marçal.
Segundo a médica, cigarro, poluição e estresse contribuem para a formação de radicais livres. “O estresse é reconhecido como um liberador de substâncias pró-inflamatórias que aceleram o embranquecimento dos fios. Geralmente isso acontece em situações de estresse que persistem por um período prolongado, por conta do trabalho e do estilo de vida, fazendo os cabelos grisalhos aparecerem antes do previsto”, diz Claudia.
Alguns caras entram em guerra contra os cabelos brancos precoces; outros não ligam ou decidem explorá-los como um charme extra. Importante, porém, é dedicar aos fios grisalhos certos cuidados para evitar que fiquem secos e amarelados.
Aviso importante: arrancar cabelo branco não é uma boa ideia, e ainda mais se forem muitos. Essa medida radical pode causar uma inflamação local. Então pinte, disfarce ou deixe como está.
Por que o cabelo branco é seco e grosso?
O cabelo branco é grosso e poroso porque o espaço das células da cor é substituído por ar, o que engrossa o fio. Também é mais seco porque o fio não retém água em quantidade suficiente para ficar bem hidratado.
Por que o cabelo branco fica amarelado?
Pelo fato de os fios serem porosos, fumaça de cigarro e poluição aderem a eles com mais facilidade. Resolver isso é fácil: basta começar a usar shampoo para cabelos grisalhos. Ele tem pigmentos roxos que neutralizam o tom amarelado dos fios e pode ser usado todos os dias ou alternadamente com outro shampoo suave.
Brancos precoces: tingir ou não tingir?
Se seus grisalhos são precoces, e ainda poucos, a resposta é não. Quando ficarem mais numerosos e começam a incomodar, a opção é recorrer a um dos dois tipos de coloração: a tinta e o tonalizante. Para esconder todos os fios brancos (ou mudar a cor do cabelo), use tinta; para só atenuar os grisalhos, opte pelo tonalizante.
A tinta de cobertura total, como o nome já indica, colore totalmente o cabelo. O tonalizante age mais superficialmente e só escurece de leve os fios brancos, deixando-os ainda aparentes. Para saber mais sobre coloração de cabelo masculino e os cuidados na escolha do tom, leia o post aqui.
“Por fim, é sempre importante consultar um dermatologista, que poderá indicar fórmulas orais com vitaminas e ativos que agem diretamente nos fios e no couro cabeludo para tornar os cabelos brancos mais fortes e resistentes”, finaliza a dermatologista Claudia Marçal.
Seja o primeiro a comentar