Getting your Trinity Audio player ready...
|
Suco de laranja ou limão, álcool, refrigerantes, café e vários outros alimentos corroem o esmalte dos dentes, deixando-os porosos e sensíveis. Defenda seu sorriso!
Por Wilson Weigl
O suco de laranja e a limonada suíça super-saudáveis que a gente bebe sempre podem detonar os dentes aos poucos! E não só eles. Outros inimigos dos dentes bonitos são o álcool, os refrigerantes, o açúcar, a pipoca… Eita! A vida está ficando cada vez mais difícil… Pois é. Várias bebidas e comidas ácidas corroem o esmalte dos dentes, deixando-os porosos e sensíveis.
“Os ácidos presentes não apenas nos sucos cítricos, refrigerantes e bebidas alcoólicas, mas também na comida pronta, são grandes responsáveis pela corrosão dos dentes, que é a perda da estrutura provocada pela dissolução do esmalte por ácido”, explica Luis Calicchio, odontologista e sócio-diretor da Clínica Ateliê Oral, em São Paulo.
Segundo o dentista, duas doenças bucais atingem atualmente 80% das pessoas e, por isso, são chamadas de “males do século” na odontologia. Uma delas é essa de que já falei, que se chamam lesões cervicais não cariosas. A outra é a hipersensibilidade dentinária, quando o desgaste do esmalte ou a retração da gengiva expõem a dentina (camada interna que envolve o nervo), provocando sensibilidade a quente, gelado, doce ou ácido.
Luis Calicchio lembra também os danos estruturais causados pelo bruxismo, o ranger ou apertar dos dentes durante o sono, além da tensão colocada na mordida. “Essa mordida dura pode causar pequenas trincas e provocar em pouco tempo lesões no esmalte dos dentes”, diz.
Quem usa aparelho ortodôntico também precisa ficar esperto. “O movimento ortodôntico, por si só, gera tensão nos dentes. Por isso, os usuários de aparelho precisam de acompanhamento profissional frequente”, diz o especialista.
E ainda tem mais: também não é uma boa usar pastas dentais clareadoras por conta própria, sem recomendação do dentista. Elas podem ter substâncias abrasivas que, pelo uso constante, vão corroendo o esmalte.
Como evitar o desgaste dos dentes
Para evitar a corrosão, que, como a gente viu, ocorre sem que se perceba, os dentistas do Ateliê Oral reuniram dicas fáceis de adotar no dia-a-dia:
- A principal recomendação é não escovar os dentes imediatamente depois de ingerir alimentos e bebidas ácidas. No máximo, enxague a boca. Espere 30 minutos para a escovação, evitando a ação abrasiva das pastas dentais na superfície ainda amolecida do dente.
- Não consuma bebidas ácidas antes de dormir, quando diminuem os efeitos protetores da saliva.
- Tente não deixar bebidas ácidas por longo tempo na boca (nem bocheche para sentir mais o sabor). Quando possível, beba com canudo.
- Não coma alimentos ácidos tarde da noite, período em que diminui o fluxo de saliva.
- Evite ficar muito tempo em comer, em jejum, a fim de manter o pH protetor da saliva.
- Beba bastante água durante o dia, para contribuir com a diluição de alimentos na boca.
- Sempre que comer comer frutas ácidas e barras de cereal, beba água em seguida.
- Não abuse dos chicletes (mesmo daqueles que prometem não provocar cáries), porque eles costumam ter ingredientes ácidos.
As bebidas e comidas mais ácidas
Confira os alimentos e as bebidas que provocam mais danos aos dentes (em ordem decrescente de acidez).
- Refrigerantes
- Bebidas energéticas
- Álcool (vinho, vodca, gim etc)
- Açúcar
- Bebidas com gás
- Comidas processadas/refinadas
- Sucos cítricos
- Sorvete
- Pipoca
- Carne
- Café
Fonte: livro “Lesões Cervicais Não Cariosas e Hipersensibilidade Dentária”, de Paulo Vinicius Soares e John Grippo (2017)
Seja o primeiro a comentar