|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A isometria é uma técnica que trabalha fortemente os músculos do abdômen. Fica-se em posição estática, mantendo a tensão durante um tempo. Parece fácil?

Por Wilson Weigl
Entediado de fazer sempre os mesmos abdominais? Cansado do sobe e desce do tronco, do crunch, da máquina,da elevação de pernas? Experimente incluir exercícios isométricos no treino.
A isometria é uma técnica em que se mantém a contração muscular em posição estática durante um período de tempo e é aplicada em diversos exercícios para braços, pernas, peito etc.
Nos exercícios isométricos fica-se parado, mas enquanto isso eles desencadeiam atividade nos músculos, aumentando força e resistência.
É interessante adotar exercícios isométricos para variar o treino de abdômen, porque segundo estudos o progresso em força e hipertrofia depende da mudança dos exercícios — passar para novos ou mais difíceis — para realmente estressar os músculos. Quando eles se acostumam ao movimento ou ao nível de exigência, é preciso mudar as estratégias de treino. À medida que se muda os exercícios, os músculos vão acompanhando a mudança.
Para definir o abdômen e perder a gordura que esconde os músculos também é fundamental adotar uma dieta saudável. Não é preciso fechar totalmente a boca, nem de se impor restrições severas, mas de fazer escolhas certas e adotar uma alimentação regrada, com proteína, gordura e carboidratos na medida certa. Sem radicalismos. O principal é certificar-se de que haja um déficit calórico: ingerir calorias do que se gasta (leia aqui o post sobre déficit calórico).
LEIA TAMBÉM
- Quanto tempo demora para ver resultado da musculação?
- Magro demais? Saiba como ganhar peso e músculo
- Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo: o tipo corporal é verdade ou mito?
- Magro e forte: a diferença entre força e massa muscular
- Falso magro: como perder barriga e ganhar músculo
- Massa muscular X massa magra: qual a diferença?
Os exercícios abdominais isométricos não apenas trabalham os músculos do abdômen, mas também glúteos, costas, braços, ombros e pernas. Alguns desses abdominais isométricos também ajudar a trabalhar o equilíbrio, já que é preciso ficar estático na posição.













Seja o primeiro a comentar