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Nova fragrância usa neurociência e algoritmos em uma fórmula criada para despertar os receptores cerebrais de áreas ligadas a sensualidade, autoconfiança e energia.
Por Wilson Weigl
O sonho de toda marca de perfume é criar uma fragrância que bata em cheio com as expectativas do comprador. Então não ia demorar para que aplicassem a Inteligência Artificial (AI) para tentar criar a composição “perfeita”. É o que acaba de acontecer no lançamento de Phantom, de Paco Rabanne.
“Graças à neurociência, a ferramentas algorítmicas e à inteligência artificial, nossos perfumistas foram capazes de quantificar os benefícios emocionais obtidos por ingredientes e combinações de ingredientes”, explicou a Paco Rabanne. Usando tecnologias dignas do seriado Black Mirror, Loc Dong, perfumista vietnamita criador da fragrância, buscou identificar quais partes do cérebro são ativadas ao cheirar o perfume, para criar uma fórmula que despertasse os receptores cerebrais de áreas ligadas a sensualidade, autoconfiança e energia.
Cada componente foi escolhido por causar esse efeito e 45 milhões de testes foram realizados até que a equipe de perfumaria chegasse ao resultado final.
O frasco do Phantom — apropriadamente criado em forma de robô — abriga outra inovação tecnológica: contém um chip de aproximação NFC na tampa (disponível só nos 100 ml). Basta apontar o smartphone na parte superior para ter acesso a informações sobre o perfume, detalhes sobre a inovação de IA, filtros e até um playlist de músicas que combinam com a fragrância.
Paco Rabanne não é um novato quando o assunto é vanguardismo. O estilista espanhol radicado na França causou furor no mundo da moda na década de 1960 com roupas de inspiração futurista, quase espaciais. Tanto que foi ele quem criou o vestido que Jane Fonda usou no filme “Barbarella”, um clássico da ficção científica. De lá para cá, tornou-se um nome de peso no mundo da perfumaria, com uma sucessão de lançamentos que culminaram no extraordinário sucesso dos recentes 1 Million (aquele do frasco inspirado num lingote de ouro) e Invictus (cujo fraco imita um troféu).
Na classificação da perfumaria, Phantom é uma fragrância amadeirada aromática (para conhecer as famílias olfativas dos perfumes masculinos, clique aqui para ler o post). Quando se aplica o perfume predominam a nota de lavanda, casca de limão e limão de Amalfi, responsáveis pelo impacto refrescante. Um tempo depois, se manifesta um cheiro adocicado com mais lavanda, maçã, patchuli, fumaça e notas terrosas. O cheiro que permanece no corpo junta baunilha, vétiver e ainda mais lavanda. O acetato de estiralila, presente na fórmula, pretende que o consumidor se sinta mais sexy ao borrifar o perfume.
Outro ponto importante é que o frasco de 150 ml é recarregável com refil. Mas infelizmente por enquanto essa versão não está disponível no Brasil.
O Phantom by Paco Rabanne pode ser comprado aqui em frascos de 50 e 100 ml. Para pesquisar preços e comprar, clique aqui.
Assista ao vídeo da campanha publicitária do Phantom.
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