Você não pode sair de casa sem óculos escuros

Getting your Trinity Audio player ready...

Comece a usar óculos de sol mesmo sem sol, na praia, ao correr, pedalar, dirigir e sempre que sair ao ar livre. A exposição dos olhos aos raios ultravioleta pode causar graves doenças.

Por Wilson Weigl

Bom dia pra você que não sai de casa sem óculos escuros! Provavelmente você já sabe que eles são acessórios de uso obrigatório, e não apenas para compor um visual estiloso. Porque a radiação solar queima os olhos e causa problemas graves (que vão aparecer quando você estiver mais velho), como catarata e degeneração macular precoce, que provocam manchas de visão e dificuldade para distinguir formas e cores. Os danos são cumulativos, ou seja, a soma de todo o sol que você toma desde criança. Por isso, se ainda não enxerga os óculos escuros como companheiro de todas as horas, tem que correr já atrás do prejuízo. Comece a usar óculos de sol mesmo sem sol, em dias nublados. E não apenas na praia, mas para correr, pedalar, dirigir e sempre que sair ao ar livre.

Um outro bônus de não abrir mão dos óculos escuros é evitar a formação de rugas precoces na testa e na glabela (o espaço entre as sobrancelhas), causadas por franzir os músculos do rosto. Mas essa é outra história.

O estrago nos olhos acontece pela ação dos raios ultravioleta (UVA e UVB), cuja incidência é alta mesmo no inverno. Os raios atravessam as nuvens e sua intensidade pode ser maior do que o calor que se sente na pele (nos dias frios mas ensolarados, por exemplo). Na praia, o risco aumenta, porque a areia e a água do mar refletem e “espalham” a radiação.

Segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital de Olhos (SP), a exposição constante e exagerada ao sol pode causar nove doenças oculares: câncer de pele, câncer da conjuntiva (membrana transparente que protege o globo ocular), pinguécula (espessamento da conjuntiva), pterígio (fibrose da conjuntiva), ceratite (inflamação da córnea), catarata (opacificação do cristalino), degeneração do vítreo (responsável por manter a forma esférica do olho), retinopatia solar (queimadura da retina) e degeneração macular (deterioração da visão central). É para ter medo mesmo!

A importância do filtro UV (e do selo)

“É fundamental usar diariamente óculos de sol com filtro UV, que bloqueia entre 99% e 100% dos raios UVA e UVB”, frisa o médico. “A proteção vem de uma camada de agentes químicos aplicada na superfície da lente, disponível inclusive em lentes de grau transparentes.” Esse é um ponto inegociável, de acordo com o especialista.

O perigo de usar óculos escuros sem proteção UV é que, como as lentes cortam a luminosidade, as pupilas ficam mais dilatadas e a radiação perigosa penetra livremente e vai fundo nos olhos. O estrago é ainda maior do que aconteceria se a pessoa estivesse sem óculos.

“Não adianta optar por cópias de grandes marcas ou óculos genéricos que não ofereçam essa certificação”, diz Neves. Portanto, evite óculos de procedência duvidosa ou vendidos por camelôs. E aquele selinho colado na lente não vale muita coisa (pode ser falso). Só a garantia de fábrica atesta a real existência do filtro. Daí que só se deve comprar óculos de marcas conhecidas, em óticas e lojas idôneas.

A cor da lente interfere no nível de proteção?

Mas qual cor de lente escolher? O médico diz que a opção depende do gosto pessoal e da função dos óculos. “As lentes cinzas e marrons proporcionam bastante conforto visual e são as preferidas de quase todo mundo. Quem dirige muito ou já passou dos 60 anos pode optar por lentes verdes, que oferecem melhor visão de contraste. Por outro lado, as lentes amarelas são ideais para quem vai dirigir à noite, porque reduzem o desconforto dos faróis em direção ao motorista.  Quem pratica pescaria, esportes náuticos, caça ou ainda é adepto dos esportes na neve deve optar por lentes de cor púrpura ou vermelha, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.”

LEIA MAIS

Outro cuidado deve ser escolher óculos que se ajustem perfeitamente ao rosto. Para ir à praia e praticar esportes ao ar livre, o ideal são modelos com laterais fechadas, que impedem que a radiação penetre pelos lados do rosto.

Óculos de sol é obrigatório em todas as idades

O médico adverte também que todo mundo precisa usar óculos de sol, jovens, idosos, crianças – incluindo os bebês! “Os pais às vezes têm dois, três ou mais óculos de sol, mas acham natural que os filhos saiam de casa sem qualquer proteção ocular. É um erro grave, porque os efeitos nocivos do sol se acumulam e podem se manifestar antes que se espere. Por isso, toda criança deve ter bons óculos de sol”.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.