Getting your Trinity Audio player ready...
|
Repetir os mesmos exercícios de sempre está fazendo você desanimar do treino de abdominais? Veja 7 exercícios para deixar seu dia de abdômen mais dinâmico e estimulante.
Por Wilson Weigl
A monotonia dos mesmos exercícios de sempre está fazendo você desanimar do treino de abdominais? É hora de experimentar novos exercícios e transformar seu dia de abdômen chato e repetitivo num treino dinâmico e estimulante que você espera ansioso.
Uma maneira de ganhar incentivo e motivação é tentar algo que nunca fez antes. É preciso passar para outro nível.
Nada contra os exercícios clássicos. Por serem eficazes, exercícios tradicionais como as flexões no solo e suas variações fazem parte de quase toda rotina de abdominais — isso mesmo, rotina, no pior sentido da palavra. Também os isométricos, como pranchas e pontes, são entediantes por serem estáticos.
Ter um abdômen forte e definido não é só questão de vaidade. Fortalecer os músculos abdominais beneficia a postura, o equilíbrio e a potência, pois eles fazem parte do core, o centro do corpo, que abrange também lombar e quadril. Essa região é exigida em todos os movimentos do dia-a-dia, como girar o tronco, entrar e sair do carro, sentar e levantar pesos do chão, por exemplo.
Os músculos abdominais precisam de variação de estímulo, como qualquer outro grupo muscular (peito, costas, pernas, braços) para ativar os músculos de maneiras diferentes e impedir que se acostumem aos exercícios, o que limita os ganhos de força e definição.
- Quanto tempo demora para ver resultado da musculação?
- Porque todo homem precisa ter um “core” forte
- Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo: o tipo corporal é verdade ou mito?
- Magro e forte: a diferença entre força e massa muscular
- Falso magro: como perder barriga e ganhar músculo
- Massa muscular X massa magra: qual a diferença?
Está provado que a eficácia do treino depende mais da qualidade do que da quantidade. Não é preciso se matar fazendo 1.000.000 repetições — são suficientes 3 ou 4 séries de 15 a 20 repetições de cada exercício.
7 exercícios para mudar sua rotina de abdominais
Pronto para a mudança? Aqui estão alguns exercícios para fazer na academia, usando barra, halteres e medicine ball.
Rotação de tronco na polia
Esse exercício trabalha os oblíquos, nas laterais do abdômen. Coloque a polia na posição mais alta do aparelho. Posicione-se de lado em relação à máquina, com as pernas abertas e levemente flexionadas, e segure a alça com as duas mãos, girando o corpo e mantendo o ângulo de 90 graus com os braços. Volte à posição inicial em movimento controlado.
Arremesso lateral de medicine ball
Com os pés afastados na largura dos ombros, erga a medicine ball acima da cabeça, com as duas mãos, e arremesse-a alternadamente para os dois lados, flexionando levemente os joelhos. Mantenha o abdômen contraído durante todo o movimento.
Moinho de vento em pé com halter
Com os pés mais afastados do que a largura dos ombros, segure um halter numa mão e levante-o acima da cabeça com o braço esticado. Mantendo as pernas quase totalmente esticadas, dobre o tronco para alcançar o tornozelo. Erga o tronco e volte a ficar em pé. Repita a série do outro lado. Concentre-se em manter o equilíbrio e o controle durante todo o movimento.
Prancha alta com remada unilateral
Com um par de halteres, fique na posição de prancha alta, com as mãos alinhadas com os ombros, coluna reta e pés afastados. Contraindo o abdômen e os glúteos, com o peso do corpo distribuído igualmente entre as mãos e os pés, levante um dos braços mantendo o cotovelo próximo ao corpo. Volte à posição inicial e repita o movimento com o outro braço.
Rolamento com barra
Ajoelhe sobre uma almofada, colchonete ou outra superfície macia e apoie as duas mãos em uma barra à sua frente. Role para a frente o máximo que puder, mantendo as costas retas durante todo o movimento. Volte à posição inicial. Em vez da barra, pode-se usar a rodinha abdominal específica para esse exercício.
Giro russo com medicine ball
Sente-se com os joelhos dobrados, os calcanhares no chão e o peito do pé estendido. Mantenha o tronco levemente inclinado e segure a bola em frente ao peito. Agora rode a bola para o lado esquerdo, na altura do quadril, mantendo o corpo centrado. Em seguida, rode para o lado direito. Continue fazendo os movimentos em repetições.
Elevação de pernas na barra
Pendure-se na barra mantendo o corpo estendido. Eleve as pernas até fazerem um ângulo de 90 graus com o tronco. Contraia o abdômen quando chegar ao ponto mais alto. Desça até a posição inicial de forma controlada. Para se iniciar no exercício, faça com os joelhos flexionados em vez das pernas esticadas.
Seja o primeiro a comentar