Vai deixar o cabelo crescer? Siga nossas instruções

Getting your Trinity Audio player ready...

Cabelo longo masculino é um tendência forte em todo o mundo. Mas cultivar a cabeleira exige cuidados especiais com lavagem e corte para crescer forte, saudável e bonito. 

Por Wilson Weigl

Deu na telha deixar crescer a cabeleira? Bacana! Cabelo longo faz sempre o homem se destacar, não importa  o estilo. Sejam as longas cabeleiras estilo rock & roll, os cachos livres ou os comprimentos médios.

Quanto mais longo o cabelo, porém, mais trabalho ele dá. Por isso, antes de deixar seu cabelo crescer você deve prestar atenção a vários fatores. Inclusive saiba que, apesar das receitas caseiras que a gente vê por aí, não existe mágica que faça ele crescer mais rápido.

Como o cabelo cresce entre 1 e 1,5 centímetro por mês (isso pode variar também), faça a conta de quanto tempo vai demorar até ele chegar na altura que você quer. Na altura do meio do pescoço? Chegando aos ombros? Compridão? De cara, avalie se você vai ter paciência de esperar até ele ficar num comprimento bacana e se vai aguentar olhar no espelho e vê-lo todo esquisito, zoado, enquanto não toma forma.

Veja os cuidados para que seu cabelo cresça forte, saudável e bonito.

Espace os cortes

Obviamente você vai ter que deixar o cabelo crescer ao máximo sem cortar. Se você costuma ir ao cabeleireiro uma vez por mês, espace o tempo para um mês e meio.

Apare as pontas

Cada vez que for ao salão, peça para aparar as pontas duplas e ressecadas. Isso deixa o cabelo mais forte e o cabelo com aspecto mais harmônico. Só fique de olho para o cabeleireiro não passar a tesoura!

Disfarce com modelador

Logo que o cabelo perder o corte, para evitar o aspecto zoado, comece a ajeitá-lo com fixador (pode ser gel, pomada ou pasta, com brilho e fixação à sua escolha). Modele-o para cima ou para trás para deixar os fios um pouco mais no lugar.

Quando já tiverem um certo comprimento, você pode fazer um coque samurai ou um rabo de cavalo. Se não estiver acostumado a fazer, saiba que não deve puxar muito os fios para trás, porque isso pode danificar o cabelo mais frágil.

Lavar todo dia: sim ou não?

Existe uma eterna polêmica sobre se lavar cabelo todo dia faz mal, resseca, provoca queda etc. Os dermatologistas afirmam que lavar o cabelo diariamente não provoca nenhum dano e, indo além, que deixá-lo sujo e engordurado é que pode comprometer a saúde capilar. Isso porque acúmulo de sebo, sujeira, resíduos de poluição, gel e cera provoca inflamação no couro cabeludo e prejudica os folículos onde nascem os fios.

Se seu cabelo for muito seco experimente lavar apenas em dias alternados. Se tiver cabelo oleoso, lave todo dia sem receio. Avalie o que é melhor para você. Mas ponha na cabeça: homem de cabelo ensebado é uma visão do inferno!

Condicionador nele!

A oleosidade do cabelo é produzida no couro cabeludo e segue pelo fio até a ponta. O cabelo é seco quando o sebo natural não consegue chegar até a ponta do fio. Por isso isso é normal que cabelo longo seja mais ressecado, especialmente se seu cabelo já for seco por natureza.

Usar regularmente condicionador depois de lavar ajuda a hidratar os fios. Se seu cabelo for oleoso, passe o condicionador só do meio para as pontas, evitando as raízes.

Outra tática boa é usar uma vez por semana uma máscara de hidratação, como fazem as mulheres. Você pode fazer a hidratação no salão ou pedir para o cabeleireiro ou barbeiro indicar um produto para você usar em casa.

Lembre-se também que pentear o cabelo ajuda a espalhar a oleosidade natural pelos fios. Isso pode ser bom, se seu cabelo for seco, ou ruim, caso seu cabelo seja oleoso.

Cuidado com a quebra

Pentear o cabelo ainda úmido pode causar a quebra dos fios, porque eles ficam mais frágeis quando molhados. Mas penteá-lo seco também pode ser um saco, por estar embaraçado. Novamente fica a seu critério optar pelo jeito de pentear.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

1 Comentário

  1. Podem indicar cabeleireiros que possam fazer o devido corte, para quem tem interesse em deixar o cabelo crescer, em SP capital?
    Obrigado.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.