Getting your Trinity Audio player ready...
|
No rosto deve-se usar só sabonete facial. Sabonete de corpo ou mãos pode prejudicar mais do que se imagina a aparência e a saúde da pele .
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Muitos homens começam o dia do mesmo jeito: ensaboam as mãos, passam no rosto e enxáguam. Rotina normal, não fosse por um problema: lavar o rosto com sabonete de corpo pode prejudicar a pele.
No rosto deve-se usar só sabonete facial. Os sabões de corpo ou mãos, em líquido ou barra, comprometem as defesas da pele, causam ressecamento e irritação ou aumentam a oleosidade e a acne.
A diferença entre os sabonetes faciais e corporais não é marketing das indústrias de produtos de higiene e beleza e sim química e biologia a favor da saúde da pele em longo prazo.
A pele do rosto é diferente da pele do corpo. É mais fina e sensível e fica exposta às agressões externas de radiação solar e de poluição e à entrada e bactérias. Trocar o sabonete corporal por facial pode trazer benefícios imediatos para a aparência da pele.
LEIA TAMBÉM
- Os erros que os homens cometem ao cuidar da pele
- Manchas de pele: como elas surgem e como prevenir e tratar
- 10 sabonetes de rosto ideais para a pele do homem
- Rugas da pele do homem: como identificar e prevenir
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
Por que o sabonete corporal não é bom para o rosto
Sabonetes de corpo, principalmente em barra, podem agredir a pele por ter substâncias que fazem espuma, corantes e fragrâncias sintéticas, não usadas nos produtos de uso facial. Piores são os sabonetes antibacterianos, que eliminam tanto as bactérias nocivas como também as boas, responsáveis por defesas da pele.
Sabonete corporal em barra desequilibra a barreira cutânea, camada externa de células e gorduras que protege a pele de impurezas e bactérias e também retém umidade. Isso porque seu pH de acidez é diferente do rosto. A sigla pH é de Potencial Hidrogeniônico, o nível ideal de acidez que deve ser mantido para fortalecer as defesas da pele. Sabonetes específicos para o rosto têm fórmulas adequadas ao pH facial.
O sabonete corporal também piora a oleosidade do rosto, que fica rapidamente melado por causa do que se chama de efeito rebote. A pele fica muito seca depois da limpeza e interpreta o ressecamento como uma agressão que exige uma reação de defesa. As glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o desequilíbrio de sebo e o rosto fica rapidamente oleoso e brilhante e mais sujeito à formação de cravos e espinhas.
Como escolher o sabonete facial certo
Para escolher o sabonete facial com os ingredientes mais eficazes, comece descobrindo qual é seu tipo de pele: seca, oleosa, mista, normal ou sensível.
Se sua pele é lisa, uniforme, hidratada e pouco sujeita a cravos e espinhas, provavelmente é normal. Se fica brilhante rapidamente e tem propensão a poros dilatados, cravos e espinhas, é oleosa. Quando descama ou repuxa, é seca. Áreas do rosto mais secas e outras oleosas (como a zona T, testa, nariz e queixo) sugerem uma mistura dos dois tipos, pele mista. E se a pele reage facilmente aos cosméticos com irritação e vermelhidão, é sensível.
- Pele seca: sabonetes com ácido hialurônico, glicerina, ceramidas e manteiga de karité, para aumentar a hidratação.
- Pele oleosa: sabonetes com ácido salicílico ou glicólico e niacinamida, para controlar a oleosidade.
- Pele com acne: sabonetes com zinco e ácido salicílico, para desobstruir os poros, e alfa-bisabolol, anti-inflamatório.
- Pele sensível: sabonetes neutros com ingredientes calmantes como camomila, calêndula e aveia.
- Pele normal: sabonetes faciais neutros e de uso geral, que promovam limpeza leve e refrescante.
Pode-se sentir imediatamente a diferença da troca do sabonete corporal por facial. A pele oleosa mostra diminuição do excesso de oleosidade e brilho. A pele seca fica mais confortável, menos áspera e repuxada, após a limpeza. E na pele sensível se nota menos irritação e vermelhidão.
Não lave o rosto só com água
Um erro que causa excesso de oleosidade é lavar o rosto com água várias vezes por dia, porque a água não retira a sujeira e ainda estimula as glândulas sebáceas trabalham ainda mais para compensar o ressecamento provocado pela retirada do sebo que serve como hidratação e proteção da pele. Lavar o rosto com sabonete facial 2 vezes por dia — pela manhã e à noite — é suficiente.
Depois de lavar, passe hidratante
Todo homem deve hidratar o rosto depois de lavar, mesmo se tiver pele oleosa. O hidratante mantém a umidade e a proteção natural eliminadas pela limpeza com água e sabonete, controla a produção de sebo e deixa o rosto sem brilho por mais tempo. Alguns hidratantes oferecem proteção solar (de FPS 15 a 50) e são anti-idade, com ativos antioxidantes e regeneradores da pele. Para ler o guia completo sobre hidratantes, clique aqui.
Uma pele limpa prepara o terreno para os cuidados seguintes, na aplicação do hidratante ou do creme ou sérum anti-idade, ajudando esses produtos a serem melhor absorvidos, favorecendo sua eficácia.
Seja o primeiro a comentar