Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Instagram é hoje a maior vitrine de tendências de estilo. Veja cortes de cabelo masculino em alta em todos os estilos: fades, afros, cacheados, desconectados, clássicos e outros.
Por Wilson Weigl
Cabelo masculino nunca esteve tão em evidência. Entre tantas opções de estilos de cortes e penteados, dá para usar cabelo curto, médio, longo, liso, afro, cacheado, do jeito que a gente preferir. Mas sempre existem os cortes da moda. E nenhum lugar melhor do que o Instagram para rodar o mundo atrás dos estilos de cortes que estão em alta.
O Instagram é hoje uma grande vitrine de tendências. Lá a gente encontra ideias de cortes para todos os tipos de cabelos, lisos, cacheados, afros. Alguns cabelos são de influenciadores e modelos, outros das marcas de produtos masculinos e outros, ainda, assinados por cabeleireiros e barbeiros.
O cuidado principal é, ao escolher um corte, levar em conta seu tipo de cabelo, formato de rosto e, também importante, seu estilo, idade e tipo de trabalho. É uma boa ideia chegar ao cabeleireiro com noção do que quer, mas ficar aberto a trocar ideia com o profissional para que ele dê as diretrizes do que fica melhor para você, baseado em toda sua experiência.
Saiba como escolher um novo corte de cabelo sem erro (clique aqui para ler).
LEIA TAMBÉM
- 6 táticas para prevenir e diminuir a queda de cabelo
- Cuide do couro cabeludo para ter cabelo saudável
- Como engrossar e dar mais volume ao cabelo fino
- Cuidados com cabelo para quem usa gel, pomada, cera ou spray
- Como cuidar do cabelo masculino oleoso
- Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo masculino
Confira abaixo as grandes tendências internacionais em cabelo masculino, personificadas pelos caras bacanas do Instagram.
✔ Clássicos modernos
São aqueles cortes e penteados que nunca saíram de moda e ganharam atualizações. São versáteis, porque adequados para usar em ambientes formais (por isso, ideais para quem não pode ousar muito no trabalho) e modernos à altura de cair bem na balada.
São cortes e penteados sem grandes mistérios: basta caprichar no corte e usar produtos de styling à escolha: gel, para brilho e aspecto molhado, ou pomada ou cera, para efeito fosco e aparência mais natural.
Podemos também chamar de “clássicos” alguns tipos de cortes mais cheios e “desarrumados”. São aqueles com fios mais curtos e comportados ou mais cheios e de fios mais longos, modelados de maneira “bagunçada” ou assentados.
Para quem tem cabelo crespo, o corte bem curto também pode ser considerado um clássico. E não dá trabalho.
✔ Fades
Continuam em alta os cortes com laterais bem baixas e aparadas em degradê, com máquina ou tesoura, e fios longos no topo da cabeça. Esses estilos são um revival dos estilos “americano” e “meio-americano”, que conquistaram o mundo nos anos 1950 e 1960. O fade é um trabalho de mestre do barbeiro.
Os fios no topo da cabeça podem ser mais longos, modelados com pomada ou cera.
Os cortes fade também podem ser bem curtos.
✔ Messy
É o acabamento propositalmente desalinhado, bagunçado, valorizando o movimento dos fios e dando a impressão de que o cabelo está bem natural. É como se a gente tivesse lavado o cabelo e só dado uma ajeitada. Mas é só impressão, porque o corte já é feito pensando em obter esse visual.
O cabeleireiro trabalha o topo da cabeça na tesoura, separando as mechas em camadas, se os fios forem lisos, ou em cachos, caso sejam encaracolados.
Num estilo mais ousado e radical, os fios do topo da cabeça são bem longos mesmo.
✔ Desconectados
Eles têm esse nome porque os fios não se “conectam” entre si, são repicados e desfiados em diferentes comprimentos e alturas, formando camadas. São versões dos messy ou “bagunçados”.
O cabelo pode liso, crespo ou ondulado, com fios de qualquer comprimento, dos curtos aos longos.
Repare que os cortes desconectados destacam o contraste entre laterais baixas e fios longos no topo da cabeça.
✔ Afros
O cabelo afro é hoje novamente uma bandeira de orgulho da raça negra. Não necessariamente precisa ser usado grande, mas sim atestando o crespo ou os cachos como símbolo da raça.
A principal diferença em relação ao afros das décadas passadas é que o cabelo hoje não é aparado em formato redondo, mas deixado com os cachos definidos.
Nas laterais, os fios são aparados bem baixos ou até raspados com máquina em degradê (fade).
Estão de volta também os estilos Black Power, que remetem aos primórdios da luta racial, nas décadas de 1960 e 70. Os cortes não são totalmente redondos, como na época, mas com formas variadas.
Prefere cortar bem curto, para não ter trabalho? O corte mais certinho, perfeitamente desenhado com máquina, continua sempre uma opção bem bacana.
Em 2021 sempre haverá espaço para as tranças e os dreadlocks típicos do estilo rasta. Mas sempre bem cuidados e alinhados.
✔ Topetes
A gente adora um topete. E ponto final. Hoje eles aparecem em grande parte dos cortes de cabelo da moda, raspados ou baixos nas laterais e longos no topo da cabeça. Dependendo da escolha do finalizador (gel, pomada, pasta, cera), você confere mais ou menos fixação e brilho, a seu gosto.
O que torna algo único o topetão de responsa, chamado universalmente de Pompadour, é o grande volume de cabelo.
Hoje há também liberdade para modelar o penteado de forma mais marcada ou mais natural. O topete também pode ser mais curto, modelado sempre com pomada, cera e spray. Para pentear, secador e escova são fundamentais para encorpar e dar volume ao cabelo.
Laterais raspadas ou aparadas em degradê fazem uma parceria perfeita com o topete.
✔ Cacheados
Os cachos nunca saíram de moda mas estão com tudo atualmente. A tendência atual é deixar os fios livres, longos ou curtos, com movimento.
Um dos segredos do cabelo cacheado bacana é enfatizar seu movimento natural.
Os cachos são evidenciados com uso de creme para pentear (leave-in) ou pomada.
✔ Descoloridos e tingidos
Uma tendência forte em cabelo masculino são as tinturas. O platinado é bastante usado pelos homens, mas existem várias gradações de loiro e também outras cores, como azul, rosa etc. Antes de tingir, é preciso descolorir os fios e esse processo é bastante agressivo,
É bom ter assessoria profissional ao tingir ou descolorir, porque além de existir várias tonalidades, é um trabalho que pode dar errado em casa. Aliás, existem cabeleireiros especializados em tingimento: são os chamados coloristas.
Muitos caras optam por pintar totalmente o cabelo enquanto outros estão adotando a descoloração apenas nas pontas dois fios, deixando as raízes na cor natural.
boa tarde
quero uma dica
tenho 41 anos e o rosto fino e cabelo liso
me indica um corte atual e pratico
grato