Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os cuidados masculinos com a pele não precisam ser (e não são) complicados ou caros. Se resumem a apenas 3 etapas e há produtos acessíveis e eficazes para cada uma delas.
Por Wilson Weigl
Imagens: Inteligência Artificial
Os cuidados com a pele para homens não precisam ser (e não são) complicados ou caros. Também não é necessário usar uma infinidade de produtos e passar um tempão na frente no espelho, em rituais complicados — que a gente detesta!
O que esses cuidados só pedem é constância e disciplina. Ou seja, não adianta fazer só de vez em quando.
Independentemente se você tem 15 ou 55 anos, a rotina básica de cuidados com a pele é a mesma. Tudo se resume a apenas 3 etapas e há produtos acessíveis e eficazes para cada uma delas. Claro que existem vários outros cuidados mais específicos — como o trato com o contorno dos olhos, diminuição de acne, manchas e rugas — mas agora não é o momento de falar deles. Todas essas informações estão aqui no Homem No Espelho para quando você precisar. Por enquanto, porém, tudo se resume apenas a limpar, hidratar e proteger a pele do sol.
LEIA TAMBÉM
- Como escolher o melhor filtro solar para sua pele
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 7 soluções fáceis para os problemas de pele masculinos
- Porque não se deve usar no rosto produtos de corpo
1. Lave o rosto 2 vezes ao dia
Pela manhã, é preciso lavar o rosto para eliminar o óleo excretado pela pele à noite e, eventualmente, resíduos de hidratantes ou cremes usados antes de dormir. E à noite, deve-se lavar novamente para retirar do rosto sebo, suor, poluição e poeira depositados na pele ao longo do dia.
No rosto, é fundamental só usar sabonete facial, em gel ou barra. Sabonetes corporais quase sempre contêm substâncias detergentes agressivas para a pele do rosto (como as que produzem espuma) e perfumes acentuados.
2. Hidrate 2 vezes ao dia (com FPS pela manhã)
A hidratação é o passo seguinte após lavar o rosto com sabonete facial. O hidratante não apenas nutre a pele e retém a umidade mas também age como uma barreira de defesa contra poluentes e sujeira.
A hidratação pela manhã também deve incluir proteção solar com FPS 30 ou acima, para bloquear os raios UV nocivos do sol, causadores de mutações nas células da pele que levam a envelhecimento precoce, rugas, manchas e perda de elasticidade. Pode-se optar por um produto multifuncional, pois existem hidratantes que agem também como filtros solares. Caso não encontre, passe o filtro solar sobre o hidratante, um sobre o outro. Só dê um tempinho para a pele absorver um pouco o hidratante antes de aplicar o protetor (saiba mais aqui).
À noite, antes de dormir, use um hidratante (ou creme anti-idade) sem FPS.
Seja o primeiro a comentar