Getting your Trinity Audio player ready...
|
Excesso de limpeza (mesmo só com água) causa justamente o oposto do que se pretende: mais produção de sebo, mais engorduramento e mais brilho.
Por Wilson Weigl
Lavar o rosto é um hábito cotidiano corriqueiro. Mas lavar demais, porém, já vira problema. Muitos homens de pele oleosa abusam da água e sabão com o objetivo de reduzir o brilho no rosto. Alguns lavam só com água, várias vezes ao dia, para diminuir a sensação ruim do excesso de oleosidade. Sinto informar, mas o excesso de limpeza causa justamente o oposto do que se pretende: mais produção de sebo, mais engorduramento e mais brilho.
Quer dizer que lavar o rosto aumenta a oleosidade? Como assim? É verdade. “A lavagem excessiva altera a produção natural de sebo da pele, por causa do ‘efeito rebote’, que faz as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais para repor o óleo retirado com água e sabonete”, explica a dermatologista e tricologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Esse aumento de oleosidade é a reação do organismo para compensar o ressecamento, que é entendido como uma agressão à pele”.
O chamado overwashing (lavagem excessiva) pode ser tão prejudicial quanto não lavar adequadamente o rosto. Sebo em excesso obstrui os poros, causa cravos e espinhas e piora o quadro de acne em quem sofre do problema. “Como água e sabão retiram a barreira que hidrata e protege a pele, ela também fica mais vulnerável às ameaças externas, como dermatites que causam inflamação, coceira e vermelhidão”, diz Kédima.
LEIA TAMBÉM
- 10 coisas que todo homem precisa saber sobre sua pele
- Limpeza de pele: confira o passo-a-passo de uma sessão
- 30 anos: hora de começar a cuidar mais da pele
- O trato que você precisa dar no seu rosto à noite
O excesso de lavagem (mais de duas por dia por dia, como você vai ver abaixo) também pode deixar a pele ressecada e opaca. Mas nos homens
(que têm no rosto duas vezes mais glândulas sebáceas do que as mulheres) geralmente o efeito é o contrário: a pele fica ainda mais brilhante e ensebada.
Para não ter mais erro na hora de limpar a pele, a médica Kédima Nassif explica como lavar o rosto do jeito certo.
Quais são os sinais de que a pele está sendo lavada em excesso?
Logo após a lavagem, a pele fica muito seca, com sensação de repuxamento e, às vezes, com áreas de vermelhidão. Após poucas horas, o rosto já está oleoso e brilhante. É comum nos homens a pele não dar sinal ou sensação de ressecamento, mas o engorduramento rápido evidencia que as glândulas sebáceas estão hiperativas para compensar a secura.
Que fazer quando se está lavando demais?
A primeira medida é, claro. parar de lavar demais: manter apenas duas lavagens ao dia, de manhã e à noite, e hidratar bem a pele depois de lavar.
A hidratação é muito importante para todos os homens, mas em especial para quem tem a pele oleosa, pois impede que as glândulas sebáceas trabalhem mais para compensar o ressecamento causado pela limpeza com água e sabonete. Prefira hidratantes em forma de loção ou gel, que são menos gordurosos do que os cremes.
Quantas vezes lavar o rosto por dia?
O correto é lavar o rosto de manhã e à noite, não mais do que isso. O excesso de lavagem, mais de duas vezes por dia, pode alterar a barreira de proteção da pele e gerar tanto ressecamento quanto o aumento da produção de oleosidade. Deve-se também evitar ficar lavando o rosto várias vezes por dia só com água.
Qual o sabonete ideal para usar no rosto?
É sempre aconselhado usar sabonete específico para uso facial. O sabonete de corpo tem pH incompatível com a pele do rosto. A sigla é de Potencial Hidrogeniônico, o nível ideal de acidez que deve ser mantido para fortalecer as defesas da pele. Sabonete corporal também pode conter substâncias detergentes agressivas (como aquelas que produzem espuma) e perfumes. O sabonete pode ser líquido ou em barra, desde que seja específico para uso no rosto.
Pele seca deve ser menos lavada do que a oleosa?
Tanto a pele seca quanto a oleosa devem ser lavadas duas vezes por dia. O que vai mudar é o tipo de sabonete a ser usado. Existem sabonetes faciais formulados para todos os tipos de pele e outros formulados para peles secas, com óleos em sua composição. Também existem sabonetes para peles oleosas ou com acne, que ajudam a diminuir o excesso de sebo do rosto.
Deve-se lavar o rosto assim que se acorda?
Sim, pela manhã, para retirar a oleosidade produzida pela pele à noite e também o creme que foi aplicado antes de dormir. Lava-se o rosto com sabonete, aplica-se hidratante (ou creme diurno) e filtro solar (ou um produto que cumpra as duas funções).
Como a oleosidade protege a pele do rosto?
O defensor se chama manto hidrolipídico. Existem na pele proteínas e componentes que se ligam à água com a função de retê-la para manter a hidratação. Acima dessa porção, uma barreira de lipídios (gorduras) evita que a água retida se evapore. Também há a microbiota da pele: um conjunto de microrganismos (bactérias e fungos), que mantêm o pH ideal. Quando essa barreira está saudável, as bactérias “boas” da pele limitam a proliferação das bactérias “ruins” que causam infecções. Quando a limpeza remove a microbiota, a flora bacteriana da pele se desequilibra, permitindo a entrada de bactérias que causam foliculites e micoses, além de desencadear o ressecamento pela diferença de pH.
Seja o primeiro a comentar