Getting your Trinity Audio player ready...
|
Se você treina bastante, se exercita ao ar livre, toma mais de um banho por dia ou mora em cidades de ar muito seco, precisa também usar hidratante corporal.
Texto e fotos: Wilson Weigl / Modelo: Deivid Gesswein
Hidratar a pele do rosto já faz parte da rotina de uma infinidade de homens. Mas muitos não estendem esse cuidado ao resto do corpo. Pele ressecada é muitas vezes o motivo de coceira, irritação, sensação de repuxamento. Sabonete e água (especialmente muito quente) retiram a camada superficial de gordura e umidade que protege a pele (manto lipídico). Com menos defesas naturais, ela fica suscetível à invasão de bactérias e fungos e a problemas como eczema, doença caracterizada por coceira e descamação, que ocorre quando a barreira protetora da pele perde a umidade.
Se você treina bastante, se exercita ao ar livre, toma mais de um banho por dia ou mora em cidades de ar muito seco, precisa hidratar o corpo. Imagine um carro: depois de lavar a carroceria, passar cera proporciona mais proteção à pintura, não é? O mesmo princípio se aplica à pele, porque o hidratante forma uma “capa” protetora na superfície com substâncias que evitam a rápida perda de umidade e ainda nutrem a pele.
Nem é preciso passar hidratante de corpo todo dia. Bastam duas ou três vezes por semana. A não ser que você tenha tomado sol, na praia ou fazendo esporte, porque daí não dá para dispensar o hidratante (nesse caso, melhor ainda um que seja pós-sol).
Veja algumas dicas e tire suas dúvidas sobre o uso do hidratante de corpo masculino.
→ O corpo não fica melado?
Se o hidratante for grosso e oleoso, pode entupir os poros, fazendo a gente transpirar. Já aconteceu comigo ao usar certos produtos. O ideal é optar por hidratantes corporais masculinos, que são formulados para a pele do homem e levam em conta também a questão dos pelos. Eles têm textura mais leve, mais líquida ou em gel, e são rapidamente absorvidos pela pele.
→ O hidratante só pode ser masculino?
Por causa da maior secura da pele da mulher, hidratantes femininos costumam ser mais cremosos e oleosos. Além disso, muitos têm perfumes doces, de flores ou frutas. Os produtos masculinos não têm fragrância ou apresentam perfumes discretos. Os hidratantes unissex são outra boa escolha, porque em geral não contêm perfume. A maior parte pertence à categoria dos dermocosméticos, que quase sempre têm embalagem branca. Para saber o que são os dermocosméticos, clique aqui para ler o post. Se você não consegue identificar se o hidratante é masculino, feminino ou unissex só pela embalagem, dê uma cheirada se o produto não for lacrado.
→ Hidratante dispensa protetor solar?
Alguns hidratantes corporais agem também como filtros solares, mas de modo geral têm FPS baixo. Caso vá expor o corpo ao sol, passe protetor solar corporal depois do hidratante (com FPS 30, no mínimo).
→ Como usar hidratante de corpo
- A melhor hora para usar é depois do banho, com a pele ainda úmida, depois de secar o corpo de leve com a toalha.
- Passe o hidratante aos poucos em pequenas quantidades. Se lambuzar só entope os poros e deixa sensação de melado.
- Aplique em cada parte do corpo, uma por uma: peito, abdômen, ombros, costas, braços, antebraços, cotovelos, coxas, panturrilhas, pés.
- Espalhe bem o hidratante até sentir que ele está sendo absorvido pela pele.
- Não esqueça dos pés, que geralmente ficam secos e sujeitos a frieiras e chulé.
- Não use o hidratante corporal no rosto, que tem características diferentes do corpo
→ Outras dicas para manter a pele hidratada
- Beba bastante água (cerveja e Coca-Cola não contam), de 1,5 a 2 litros por dia. Quando você tem sede é sinal que seu corpo já está desidratado.
- Encurte o tempo dos banhos, evitando água muito quente (o que é mais fácil no verão).
- Não use sabonete em excesso e dê preferência a produtos suaves, com base vegetal.
- Se tomar mais de um banho por dia, caso não esteja muito suado ensaboe apenas as axilas, os genitais e os pés.
Seja o primeiro a comentar