Um corpo forte, flexível e funcional é tudo que um homem precisa

Getting your Trinity Audio player ready...

Desenvolver força, flexibilidade e funcionalidade melhora a destreza e eficiência em toda atividade em que se usa o corpo, dos exercícios aos afazeres cotidianos.

Homem No Espelho - Corpo forte, flexível, funcional

Por Wilson Weigl

Fotos: Deposit Photos

Força, flexibilidade e funcionalidade são 3 aptidões físicas que todo homem deve desenvolver. Cada um das 3 qualidades contribui de uma forma para o condicionamento e a saúde, mas estão inseparavelmente interligadas ao favorecer o desempenho nos exercícios e esportes e em todas as atividades em que se usa o corpo.

Força é a capacidade muscular de gerar tensão contra uma resistência, e seu aumento propicia mais facilidade em erguer, empurrar e puxar pesos. Flexibilidade é  a capacidade do corpo de mover as articulações em sua amplitude completa, permitindo movimentos mais extensos e alongados sem restrição ou dor. Funcionalidade refere-se à capacidade do corpo de se movimentar com destreza e coordenação em qualquer tipo de ação, como caminhar, correr, levantar objetos etc.

Desenvolver esses atributos melhora a eficiência corporal em todas as atividades, sejam exercícios ou tarefas domésticas e de trabalho. Quanto melhores essas aptidões, menor o gasto de energia e esforço nas práticas esportivas e nas atividades corriqueiras do cotidiano e, também, menor o risco de lesões musculares e articulares.

Relação de força, flexibilidade e funcionalidade

Homem No Espelho - Relação de força, flexibilidade e funcionalidade

As 3 qualidades estão interconectadas. Força e flexibilidade se complementam porque músculos fortes favorecem movimentos amplos, enquanto articulações flexíveis aumentam a eficiência muscular. 

Não adianta ser forte e musculoso, porém descoordenado ou “travado” ao se movimentar. Por outro lado, pode ser um problema ter um corpo flexível e ágil mas sentir dificuldade para levantar uma caixa pesada ou carregar uma mala, por causa da fraqueza muscular.

Homem No Espelho - Relação de força, flexibilidade e funcionalidade

Na relação de força e flexibilidade, um músculo forte e flexível se move com mais desenvoltura. Por exemplo, coxas fortes e flexíveis possibilitam agachamentos mais profundos. Já a flexibilidade é crucial para permitir movimentos amplos de braços, pernas, joelhos, quadris, coluna e pescoço sem risco de se machucar.

O aprimoramento da funcionalidade, por sua vez, beneficia ainda mais a conexão de força e flexibilidade. Um corpo funcional se movimenta com mais facilidade e menos esforço ao caminhar, correr, agachar e levantar, por exemplo, com equilíbrio e boa coordenação dos diferentes grupos musculares.

Como desenvolver força

Homem No Espelho - Como desenvolver força

O aumento de força costuma causar também aumento do volume muscular (hipertrofia), mas não necessariamente. Um homem magrinho pode ser mais forte do que um saradão, já que volume muscular nem sempre é sinônimo de força e vice-versa. Magros fortes, como os carregadores, levantam cargas pesadas, mas nem sempre são musculosos. Para saber mais sobre a diferença entre ganho de força e de massa muscular, leia aqui o post.

Para desenvolver força, a melhor atividade é a musculação, que provoca adaptações neuromusculares entre o cérebro e os músculos e, também, alterações estruturais que fortalecem as fibras musculares. Entretanto, quem quer melhorar a força sem exagerar no aumento do tamanho muscular deve optar pelo treinamento de força, em vez do treino de hipertrofia — eles diferem em número de exercícios, séries e cargas.

Como melhorar a flexibilidade

Homem No Espelho - Como melhorar a flexibilidade

Alongamentos são os melhores exercícios para trabalhar a flexibilidade das articulações — faça antes da corrida ou do treino de musculação. Os alongamentos mais comuns são os estáticos, em que se estende e mantém os músculos em posição imóvel por 20 a 60 segundos. Há também os dinâmicos (usados em aquecimento e preparação esportiva, como se vê nos treinos dos jogadores de futebol), que exploram movimentos repetitivos e rítmicos, como elevação de joelhos, agachamento com salto e rotação dos braços e tronco. Atividades recomendadas para desenvolver a flexibilidade são pilates, yoga, tai-chi-chuan e dança. 

Como aprimorar a funcionalidade

Homem No Espelho - Como aprimorar a funcionalidade

Para o ganho de funcionalidade deve-se priorizar exercícios que envolvam múltiplos grupos musculares (como os exercícios compostos, a exemplo de supino, agachamento, remada e levantamento terra), promovam amplitude das articulações e reproduzam movimentos da vida real. O treinamento funcional,  como o HIIT (treino intervalado de alta intensidade), é modalidade mais indicada, por explorar padrões de movimento naturais do corpo utilizados no cotidiano, em exercícios que recrutam vários grupos musculares simultaneamente.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.