Espinhas nas costas: como se livrar desse problema

Getting your Trinity Audio player ready...

Constrangido em tirar a camisa? Veja quais são os principais cuidados para diminuir a quantidade de espinhas nas costas ou acabar de vez com elas.

Espinhas nas costas - Homem No Espelho

Por Wilson Weigl

A acne nas costas é tão comum quanto no rosto, mas costuma ser negligenciada, por ficar escondida. Daí não é tratada, a não ser que as espinhas comecem a incomodar muito, doer ou coçar. Muitos homens se sentem constrangidos ao tirar a camisa na praia ou no sexo por causa da acne.

Ter algumas espinhas nas costas não deve ser motivo de preocupação, principalmente na adolescência, época em que os hormônios bagunçados predispõem em maior ou menor grau à acne em várias partes do corpo. O problema é quando elas continuam na idade adulta ou aparecem em grande quantidade.

A acne se desenvolve geralmente em regiões do corpo onde há grande concentração de glândulas sebáceas, como rosto, peito e costas. As glândulas produzem sebo em excesso, que obstrui os poros formando “tampões”, os cravos. Inicialmente brancos, ficam pretos ao se oxidar em contato com o ar. Os poros obstruídos são então infectados por bactérias, inflamam e se tornam espinhas, avermelhadas ou amareladas com pus.

As causas principais da acne nas costas são:

Genética: o fator hereditário é importante, mas não determinante. Se seus pais tem ou tiveram cabe, são grandes as chances de você ter, mas não necessariamente. E é possível que você tenha o gene e seja o primeiro da sua família a ter o problema.

Estresse: ansiedade, cansaço excessivo e privação de sono provocam aumento do cortisol (hormônio do estresse), favorecendo o surgimento de espinhas.

Esteroides: o consumo de esteroides para ganhar massa muscular (sim, aquele cara musculoso da academia cheio de espinhas nas costas certamente toma bomba).

Felizmente esse tipo de acne é facilmente curada ou controlada. O tempo e o trabalho necessário dependem da gravidade do caso. Uma boa higiene é o ponto de partida para diminuir ou se livrar de vez desse incômodo.

Experimente incluir na sua rotina as dicas abaixo e aposto que o problema vai diminuir muito e até desaparecer completamente. Se o caso for mais grave, não é nada que um dermatologista não resolva, como você também vai ver abaixo.

Veja os principais cuidados para diminuir a quantidade de espinhas nas costas ou acabar de vez com elas.

Cuidados para evitar e diminuir espinhas nas costas

  • Lave e esfolie as costas

Tudo começa embaixo do chuveiro. As costas são uma parte do corpo frequentemente negligenciada no banho, já que lavá-las exige um pouco de contorcionismo. Mas é preciso encarar a tarefa de alguma forma.

Ensaboe bem as costas com sabonete (em barra ou líquido) usando uma esponja ou bucha vegetal. A água não retira sozinha a oleosidade e a sujeira impregnada nas costas. Tem que usar sabonete. Uma opção é usar buchas com cabo, que permitem atingir áreas impossíveis das costas.

Uma ou duas vezes por semana use esfoliante corporal em vez do sabonete. Ele tem micropartículas que fazem uma limpeza profunda na pele, retirando sujeira e células mortas que obstruem os poros. Passe o esfoliante, massageie em movimentos circulares por 1 minuto e enxague.

  • Evite ficar com a roupa suada

Só fique com a roupa suada no corpo o tempo absolutamente necessário (na academia, por exemplo). O suor não é composto apenas de água, mas também de gordura, que é território fértil para a proliferação de bactérias que contaminam e pioram as espinhas.

Depois de treinar ou correr, tome banho e coloque uma camiseta limpa. Se não der (você só for se banhar em cada, por exemplo), enxugue o suor com uma toalha.

  • Atenção para os encostos das cadeiras

Sempre que sentar sem camisa em cadeiras de praia e boteco, forre o encosto com uma toalha, canga ou com sua camiseta. Imagine quantas pessoas suadas sentaram nelas antes de você! Os encostos plásticos das cadeiras são imundos, um verdadeiro antro de bactérias que vão contaminar as espinhas das costas, piorando o quadro da acne.

Preste atenção também aos bancos, aparelhos e colchonetes da academia, caso suas costas e ombros entrem em contato com eles.

  • Use sempre camisas limpas

As costas das roupas ficam sujas facilmente, juntando suor e sujeira dos encostos das cadeiras (inclusive da sua própria cadeira no trabalho), virando também um habitat de bactérias. Não use camisas e camisetas apenas “meio limpas”. Se você tem espinhas nas costas, vista sempre roupas lavadas.

Para treinar, pedalar ou correr, use sempre uma camiseta limpa e evite ficar com ela suada por muito tempo depois de terminar o exercício.

  • Troque sempre os lençóis

Se você dorme sem camisa, troque os lençóis regularmente (uma vez por semana). Isso é ainda mais importante se você mora em lugares quentes e costuma suar muito à noite.

Espinhas nas costas - Homem No Espelho

Porque como expliquei acima, o suor também é um antro de bactérias que se alojam na gordura excretada pelas glândulas sudoríparas.

  • Não use camisetas de tecidos sintéticos

Roupas de tecidos sintéticos (especialmente as camisetas e regatas esportivas) não deixam a pele respirar e e aumentam a transpiração. Cheque na etiqueta da peça se ela não é feita de poliéster e outras fibras 100% sintéticas.

Prefira roupas confeccionadas com fibras que absorvem o suor e não bloqueiam a respiração da pele, como algodão, linho e viscose. Para malhar ou correr, use camisetas feitas de tecidos tecnológicos, tipo “dry fit”, que ajudam a evaporação do suor.

  • Não esprema as espinhas

Cutucar e espremer as lesões pode piorar a situação. Além de agravar o quadro de inflamação, isso pode deixar manchas e cicatrizes definitivas, que daí só poderão ser removidas com procedimentos mais complicados, como o laser, nem sempre com sucesso.

  • Proteja as costas do sol

Tomar sol não “cura” acne, apenas causa uma falsa melhora, porque resseca a pele. Mas na verdade o calor e a exposição à radiação fazem as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais para compensar a secura da pele. Ela vai produzir ainda mais sebo, o que vai piorar a acne.

Ao se expor ao sol, proteja as costas com filtro solar com FPS 30 ou 50. E reaplique a cada duas horas ou sempre que molhar o corpo.

Os tratamentos dermatológicos

A acne pode ser tratada com bons resultados com diversos procedimentos feitos em clínicas dermatológicas. O médico avalia o grau da acne, Dependendo da gravidade do caso, o médico pode indicar laser, peelings com aplicação local de ácidos ou antibióticos por via oral. 

Espinhas nas costas - Homem No Espelho

O tratamento com laser (especialmente o tipo CO2 fracionado) também atenua cicatrizes e manchas de acne, inclusive no rosto.

Se as espinhas nas costas doem, coçam ou deixam você constrangido na hora de tirar a camisa, vale a pena consultar um dermatologista. Quanto antes se começa o tratamento, mais rápido e efetivo é o resultado.

https://www.instagram.com/homemnoespelho/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.