Getting your Trinity Audio player ready...
|
O perfume determina a impressão olfativa que se deixa em cada situação. É bom saber como cada tipo se comporta na pele e, assim, fazer a escolha acertada para cada ocasião.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Assim como se escolhe uma roupa de acordo com a ocasião, a eleição de um perfume também ser adequada à intenção e à impressão que se quer deixar nas pessoas em volta.
Ao usar um perfume não se deve levar em conta apenas se o cheiro é bom, mas também seu grau de intensidade. E daí optar por uma fragrância suave e discreta ou, ao contrário, marcante e exótica.
Perfume tem vários usos: marcar presença, atrair, seduzir, ou simplesmente se sentir cheiroso, gostoso. Muitos homens adotam um só perfume e o usam em todas as ocasiões, como uma assinatura pessoal. É interessante ser lembrado e reconhecido por seu cheiro, mas assim como cansa usar sempre a mesma roupa pode cansar também usar o mesmo perfume.
Da mesma forma que um terno sob medida ou um belo de sapatos o deixam mais elegante ou bermuda e camisa aberta são a dobradinha certa para um fim de tarde na praia, o perfume determina a impressão olfativa que se deixa em cada situação. Assim como ninguém usaria smoking em uma reunião de negócios, ou camiseta num casamento, uma fragrância muito intensa pode ser inadequada para o escritório e uma que seja muito leve pode ser pouco marcante para uma balada.
LEIA TAMBÉM
- Como comprar perfume pela internet sem erro
- Escolha o perfume masculino perfeito para cada ocasião
- Os perfumes clássicos que nunca saem da moda
- Pele e perfume: entenda como funciona essa química
- Perfume: como escolher a fragrância ideal para você
Os perfumes masculinos têm várias categorias – colônia, eau de toilette, eau de parfum e parfum – com concentração de essências que varia entre menos de 3%, nas colônias, e mais de 30%, nos parfums. E essa concentração pode determinar se uma fragrância é adequada ou não para determinado compromisso.
As regras de uso dos diferentes tipos de perfume não são rígidas. Mas é bom saber como cada um deles se comporta na pele e, assim, fazer a escolha mais acertada para cada ocasião.
Colônia: um toque perfumado
As colônias têm baixa concentração de essências (de 2% a 4%), evaporam fácil e duram pouco na pele. Frescas e leves, dão uma sensação gostosa de banho tomado e são perfeitas para o uso diário nos dias quentes, passeios e churrascos.
Eau de Toilette: a declaração cotidiana
A EDT é o tipo de perfume versátil para uso diário, em qualquer ocasião: trabalho, jantar, festa, balada, churrasco, encontro, de dia e à noite. A maior parte dos perfumes masculinos pertence a essa categoria, com 8 a 10% de essências, e infinitos cheiros, de acordo com as diferentes famílias olfativas (cítricos, amadeirados, orientais, aromáticos, aquáticos). Para saber mais sobre as famílias olfativas, leia aqui.
Eau de Parfum: a impressão duradoura
Mais intensa do que a eau de toilette, com 15 a 25% de essências, dura mais na pele. As EDPs costumam ser sofisticadas e marcantes, com notas exóticas (de especiarias, resinas e flores) e másculas (de tabaco, couro e madeiras), ideais para usar à noite, em encontros e festas.
Parfum: um traço envolvente
Com 25 a 40% de essências, é um perfume concentrado, para usar com moderação, ideal para marcar presença em ocasiões especiais. Dura na pele e costuma evoluir ao longo do dia, revelando diferentes facetas. Há relativamente poucas opções de perfumes masculinos nessa categoria, mas sempre são fragrâncias intensas, que devem ser usadas quando se quer marcar presença, especialmente em ocasiões especiais.
Seja o primeiro a comentar