Getting your Trinity Audio player ready...
|
Frustrado com os produtos que encontra nas prateleiras masculinas das farmácias? Conheça os dermocosméticos, que são unissex e supereficazes.
Por Wilson Weigl
Toda vez que a gente vai à farmácia ou ao supermercado comprar produtos para barba, pele e cabelo encontra na prateleira masculina as opções de sempre: Gillette, Nivea, Bozzano, Dove, Axe, head&shoulders… São marcas que oferecem bons produtos de que todo homem precisa, mas nada além do basicão — shampoo, condicionador, espuma de barba, pós-barba, desodorante… Homem disposto a dar um upgrade no cuidado pessoal se frustra com a oferta reduzida.
Vamos alargar seus horizontes e apresentar o universo dos dermocosméticos (se é que você já não explora essa ala). São cremes, géis, loções, séruns, geralmente unissex, encontrados em todas as boas farmácias. Dependendo da finalidade, os dermocosméticos contêm ativos como ácidos, vitaminas, minerais ou proteínas que agem profundamente na pele, combatem rugas, manchas, acne, envelhecimento precoce e, no caso do cabelo, fortalecem os fios e previnem a queda. No meio do caminho entre medicamentos e cosméticos, em geral não têm corantes nem perfume e não provocam alergia. Por tudo isso, são mais caros do que os produtos básicos “For Men” dos supermercados.
Os dermatologistas costumam indicá-los para os pacientes nos casos mais simples e fáceis de resolver, como excesso de oleosidade e brilho no rosto, acne e pele sensível, por exemplo. “Os dermocosméticos são opções práticas para homens, que têm preguiça de encomendar as fórmulas das receitas nas farmácias de manipulação”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil.
LEIA TAMBÉM
- O guia completo do creme facial para homens
- O guia completo do hidratante facial masculino
- 30 anos: hora de começar a cuidar mais da pele
- Como agem as substâncias dos cremes masculinos?
- Poros dilatados: esse também é um problema de homem
Não cansamos de falar que, antes de usar qualquer produto, o ideal é consultar um dermatologista. Mas os dermocosméticos podem ser comprados nas drogarias ou e-commerces como qualquer outro cosmético, sem receita médica. É bom, porém, chegar à farmácia sabendo qual é o tipo de produto que você precisa. “Certifique-se de que o produto é indicado para seu tipo de pele e sua faixa de idade”, recomenda Adriana Vilarinho.
Os dermocosméticos costumam ficar agrupados por marcas nas prateleiras. Sempre têm embalagens discretas (muitas vezes brancas), que não comprometem a macheza de ninguém. Só alguns são escancaradamente femininos (como cremes anticelulite ou tônicos para retirar maquiagem, por exemplo), mas basta prestar um pouco de atenção na embalagem para identificá-los sem erro.
Entre os produtos para uso masculino, você encontra fórmulas para limpeza e hidratação do rosto, diminuição da oleosidade e do brilho, controle da acne, clareamento e diminuição de manchas, proteção solar diária, cremes anti-idade diurnos e noturnos, espumas para barbear, shampoos e loções antiqueda — veja as opções mais abaixo. Algumas marcas oferecem linhas masculinas.
Numa pesquisa com homens feita há alguns anos pela agência Minds & Hearts, os entrevistados já declaravam estar insatisfeitos com os produtos masculinos, por não atender às suas necessidades. Eles reclamaram que as marcas lançam produtos sem apelo, caracterizados apenas por “ser para homem”. “Só o que vejo por aí é embalagem com cara de homem e escrito For Men”, estrilou um deles. Outro foi além: “As marcas acham que os homens têm medo de comprar algo que não foi feito para eles. Porque, se não foi feito para eles, é para mulher. Ou para gay. É um raciocínio bem chucro. Fora este rótulo For Men, parece que as marcas não têm nada a dizer para o homem”.
Você concorda com as opiniões da galera?
Como identificar um dermocosmético
Embalagem: é simples e discreta, muitas vezes de cor branca, em forma de tubo, spray, pump ou conta-gotas.
Descrição: a finalidade de uso está explícita na embalagem (hidratação, limpeza, proteção solar ou diminuição de rugas e manchas, por exemplo).
Ação e ingredientes: a embalagem explica como o produto age e destaca os ácidos, filtros solares, vitaminas, minerais, antioxidantes, proteínas e extratos de plantas que fazem parte da fórmula.
Modo de usar: por serem produtos de tratamento, os dermocosméticos sempre têm bula que ensina a forma correta de aplicar e, também, as contraindicações.
Dermocosméticos para uso masculino
- Sabonete para limpeza facial
- Sabonete para tratamento da acne
- Hidratante com filtro solar
- Espuma e gel para barbear e pós-barba anti-inflamatório e antisséptico
- Espuma e gel para barbear e pós-barba para pele sensível
- Shampoo e loção antiqueda de cabelo
- Creme anti-idade
- Creme clareador e antimanchas
- Creme para contorno dos olhos
- Gel ou creme redutor da gordura abdominal
- Hidratante corporal
- Tônico de limpeza facial
- Protetor solar facial
- Protetor solar corporal
As marcas que você pode comprar
Estas são as marcas de dermocosméticos mais conhecidas, disponíveis na maior parte das boas farmácias e lojas online.
- Ada Tina (Brasil – 2005)
- Adcos (Brasil – 1993)
- Avène (França – 1981)
- Biomarine (Brasil –1998)
- Bioderma (França – 1977)
- Darrow (Brasil – 1940)
- Dermage (Brasil – 1990)
- Eucerin (Alemanha – 1900)
- Imedeen (Dinamarca – 1991)
- Isdin (Espanha – 1975)
- La Roche-Posay (França – 1975)
- Perricone MD (Estados Unidos – 1998)
- Profuse (Brasil – 2011)
- RoC (França – 1957)
- SkinCeuticals (Estados Unidos – 1997)
- Stiefel (Reino Unido – 1995)
- SVR (França – 1965)
- Uriage (França – 1996)
- Vichy (França -1931)
Experimente dar uma espiada nas prateleiras dos dermocosméticos na próxima vez que for à farmácia se abastecer de produtos para barba, rosto e cabelo. Fuce mesmo, alugue a atendente, pesquise os vários produtos e preços (prepare-se para desembolsar um pouco mais do que está acostumado). Sua vida vai mudar, a gente promete.
Seja o primeiro a comentar