Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cansado de raspar os pelos em casa? Vale a pena investir na depilação masculina a laser, que oferece resultado bacana e duradouro. E pode ser feita em qualquer lugar do corpo.
Por Wilson Weigl
Você está satisfeito em fazer depilação em casa com lâmina, cera ou creme ou sente a maior canseira em repetir o processo a toda hora? Dispõe de uma verba extra para investir em algo mais duradouro? Então a depilação masculina a laser ou luz pulsada, feita em clínicas dermatológicas, pode ser uma boa alternativa para você.
Essa forma de remoção de pelos é ideal para áreas do corpo como as costas, por exemplo, onde é difícil conseguir um bom resultado em casa. Para a região genital, o laser é mais seguro, já que na raspagem com lâmina uma manobra malfeita pode ter consequências terríveis. Na barba, a depilação a laser também é uma mão na roda para quem sofre com pelo encravado, foliculite, acne ou tem pele sensível, que arde e fica vermelha com a passagem do aparelho de barbear.
Os aparelhos de laser emitem feixes de luz que, na pele, se transformam em calor e destroem a raiz do pelo ou retardam seu crescimento. Você sente os disparos de luz como leves “choques”. Com apenas algumas sessões consegue-se um resultado duradouro.
LEIA TAMBÉM
- Depilação masculina: onde aparar e onde deixar os pelos
- Qual o melhor método de depilação masculina?
- Aparar ou não os pelos das axilas? Sim, com certeza!
- Depilação com lâmina: aprenda como fazer sem erro
Agora veja as dúvidas mais comuns sobre a depilação profissional.
A depilação a laser é definitiva?
Sim, mas o resultado depende da cor da pele e dos pelos e da área do corpo. “A energia do laser age diretamente nas raízes dos pelos, mas quanto mais clara a pele e escuros os pelos, melhor o resultado”, explica a dermatologista Ivana Prado, da Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil. Isso porque a luz é melhor absorvida pela cor escura da melanina (pigmento que dá cor ao pelo).
Existem diferentes tipos de lasers?
Sim. “Há diversos tipos e marcas de aparelhos, que diferem quanto ao comprimento de onda, a duração do pulso e o tipo de sistema de disparo”, diz Ivana Prado. Todos estes fatores influenciam na qualidade e eficácia do procedimento. Só o dermatologista consegue escolher o tipo mais adequado para cada caso de depilação. E por isso é fundamental procurar uma clínica idônea com equipamentos atualizados.
Pode-se depilar qualquer parte do corpo?
Sim, pode ser feita em praticamente todo o corpo: peito, costas, axilas, braços, pernas, virilha e até mesmo na barba.
Qual a melhor época para depilar a laser?
Costuma-se dizer que é melhor fazer no inverno, porque o resultado do procedimento na pele bronzeada não é bom, além de não ser recomendado tomar sol depois da sessão por uma semana pelo menos. Mas para quem não planeja ir à praia, não há problema em se depilar durante os meses de verão. “O ideal é evitar exposição ao sol durante o tratamento”, salienta Ivana Prado.
Laser funciona bem para barba?
Sim. O procedimento é ideal para quem tem pele sensível, sofre com foliculite (pelo encravado que inflama) ou tem muitas espinhas, que a lâmina detona a cada barbear. Com a depilação, pode-se aposentar o aparelho de barbear.
O laser pode ser aplicado em tatuagens?
Jamais. “Deve-se evitar áreas do corpo tatuadas para não causar danos às cores dos desenhos, já que o feixe de luz atinge camadas profundas da pele. O laser inclusive é usado para remover tatuagens”, avisa a dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho. Para saber como é a remoção de tatuagens a laser, leia aqui.
Laser diminui pelos encravados?
Sim. Os pelos encravam porque, ao despontar e crescer, se curvam e penetram novamente na pele, o que pode causar inflamação caso o bulbo capilar seja infectado por bactérias (a foliculite). Como o laser queima a raiz do pelo, impedindo o seu crescimento, o problema é resolvido.
Caso tenha-se alergia a lâminas ou cera, a melhor opção é o laser?
Sim. Em quem tem pele sensível, a lâmina provoca reações como irritações, bolinhas vermelhas e coceira. Já a cera pode causar vermelhidão intensa e ressecamento. O laser não causa nenhum efeito colateral.
Homens de todas as raças podem fazer depilação a laser?
Sim. Não importa a etnia: negra, indígena, caucasiana (branca), oriental. Entretanto, como foi dito acima, quanto mais escuros forem os pelos, melhor o resultado, já que luz do laser é melhor absorvida pela cor escura da melanina (pigmento da cor do pelo). “Para pelos claros, ruivos ou grisalhos o resultado já não é tão bom, por causa da baixa concentração de melanina nos pelos”, frisa Ivana Prado.
Depilação a laser dói?
Sim, é um pouco dolorida. “Os disparos do aparelho são sentidos como pequenos choques, apesar de que antes o local é preparado com cremes anestésicos e há também métodos de resfriamento da pele que diminuem a dor”, diz a dermatologista. Lembrando também que o nível de tolerância à dor varia de pessoa para pessoa — algumas sentem mais, outras menos.
É preciso fazer várias sessões para ter bom resultado?
Sim. Como dissemos acima, o resultado pode ser melhor e mais rápido dependendo da cor e espessura do pelo e do tom da pele. Segundo Ivana Prado, o número de sessões costuma variar de 8 a 10, com sessões em intervalos de 30 a 45 dias.
Seja o primeiro a comentar