Getting your Trinity Audio player ready...
|
Se os astros de Hollywood alcançam metas fenomenais de ganho muscular para seus filmes, todos nós podemos obter resultados comparáveis.
Por Wilson Weigl
Centenas de posts e vídeos da internet mostram as brutais transformações corporais dos atores de Hollywood para virar uma montanha de músculos para os filmes de ação. Revelam as selvagens rotinas de treino e dieta que astros como Chris Hemsworth, Henry Cavill, Hugh Jackman e Ryan Reynolds enfrentaram para encarnar personagens como Thor, Super-Homem, Wolverine e Deadpool.
Construir a impressionante massa muscular de um super-herói do cinema parece inviável até para quem treina com disciplina e consistência. Mas se os atores alcançam essas metas fenomenais, um homem comum não pode obter resultados comparáveis? Sim, é possível, pois todo homem tem um enorme – e surpreendente – potencial para mudar seu corpo.
Por trás da capacitação dos astros estão preparadores físicos de celebridades, mas em princípio seus programas de treino e dieta não são “melhores” do que outros à disposição dos simples mortais. Seus métodos não têm segredos ou fórmulas mágicas para o sucesso: apenas são objetivos, precisos e factíveis – se não fossem, não dariam resultado.
É certamente uma tarefa árdua e exaustiva ganhar 10 kg de músculos, ou mais, em curto prazo, como fazem os atores, mas seguindo um plano de treino com empenho e determinação pode-se chegar lá – ou até mesmo ir mais longe do que eles.
Os treinos dos galãs são traçados para obter êxito rápido, pois da assinatura do contrato ao início das filmagens os treinadores não dispõem de mais de 12 ou 16 semanas para adicionar quilos de músculos aos corpos dos atores.
Alcançar uma meta por conta própria pode demorar mais, mas tempo não é um obstáculo.
- Quanto tempo demora para ver resultado da musculação?
- Magro demais? Saiba como ganhar peso e músculo
- Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo: o tipo corporal é verdade ou mito?
- Magro e forte: a diferença entre força e massa muscular
- Falso magro: como perder barriga e ganhar músculo
- Massa muscular X massa magra: qual a diferença?
Pode ser um sonho impossível almejar atingir o patamar de um Arnold Schwarzenegger ou Dwayne Johnson (The Rock): além de ter uma genética de 1 em 1 milhão, antes de atuar eram fisiculturistas profissionais. Para 99,99% dos homens, é um propósito irrealista querer chegar ao nível deles.
No entanto, é possível ambicionar metas mais despretensiosas. As transformações mais espantosas não são dos astros musculosos veteranos de treino, como Chris Hemsworth (Thor) e Henry Cavill (The Witcher e Super-homem), mas dos magros ou atléticos, de corpo “normal”. Como aconteceu com Brad Pitt em Clube da Luta e Tróia.
Brad Pitt tinha 41 anos ao se preparar para Tróia. Em seis meses, ganhou 14 quilos de músculo e passou de 70 kg para 84 kg por meio de treino pesado e dieta hipercalórica, mantendo o mesmo índice de 6% de gordura corporal.
Tanto Pitt em Tróia quanto Tom Holland em Homem-Aranha, Paul Mescal em Gladiador 2 e Alexander Skarsgård em Tarzan não se transformaram em montanhas de músculos, e suas genéticas não são necessariamente melhores do que a de outros homens.
Para os os galãs do cinema não falta motivação para dar duro: estão em jogo cachês de milhões de dólares. Seus instrutores os submetem a cumprir treinos monstruosos com pesos inacreditáveis e seguir dietas ferradas de 7.000 calorias diárias. Também são obrigados a cortar álcool e pizza e a adotar estilos de vida 100% saudáveis (pelo menos durante o preparo para o papel).
Não é preciso fazer nada louco para conseguir uma mudança corporal tão formidável como a de desses atores. A habilidade dos personal trainers de Hollywood é calibrar programas de treino ajustados a seus “alunos” e estimulá-los a superar seus limites. Seus métodos não são sobrenaturais; ao contrário, são 100% concretos.
Ganhar massa muscular é fácil? Não, não é. É suave? De jeito nenhum. Mas não adianta sair levantando pesos imensos e se cansando inutilmente. É preciso ajustar a intensidade, o volume e a frequência dos seus treinos para progredir na hipertrofia, adotar uma dieta rica em proteína, carboidratos e gorduras saudáveis e prestar atenção à qualidade do sono e ao controle do estresse, que também influenciam o ganho muscular.
É preciso sempre desafiar os músculos, levantar cargas mais pesadas, executar mais repetições e séries e progredir para rotinas de treino mais rigorosas, no processo chamado sobrecarga progressiva, que consiste na evolução gradual do treino para continuamente submeter o corpo a mais esforço, como fazem os personal trainers dos programas criados para os astros de Hollywood.
Por conta própria, sem um personal trainer de celebridades, provavelmente você sói vai levar um pouco mais de tempo.
Este post foi baseado no vídeo de Shane Duquette, escritor, ilustrador e treinador do Bony to Beastly no YouTube. Confira o site do Bony to Beastly.
Seja o primeiro a comentar