Getting your Trinity Audio player ready...
|
A pele sob a barba também precisa de cuidados. Coceira, irritação, espinhas e pelos encravados são consequências de deixar a pele ressecada e mal higienizada sob os pelos.
Por Wilson Weigl
A pele sob a barba também precisa de cuidados. Coceira, irritação, descamação, cravos, espinhas e pelos encravados são consequências de deixar a pele ressecada e mal higienizada sob os pelos. Você pode usar barba cheia e cerrada ou apenas sombreada, estilo por fazer. Não importa.
A barba é um depósito de resíduos, poeira, poluição e bactérias que contaminam a pele. Além disso, a superfície da pele tem células mortas que são retiradas pela lâmina de barbear. Em homens que não se barbeiam, as células velhas se acumulam, obstruindo os poros e impedindo que a pele respire.
Então, barbudo, para ter uma pele saudável sem espinhas e pelos encravados, adote esse ritual de cuidado diário com seu rosto e sua barba.
Limpe a pele sob a barba
Duas vezes por dia, de manhã e à noite, ao lavar o rosto com sabonete facial (em barra ou líquido), massageie a pele sob a barba com as pontas dos dedos. Quanto mais dura e cerrada for a barba, mais cuidadosa deve ser a limpeza da pele. Sebo produzido pela pele e sujeira se acumulam nos folículos onde nascem os fios e podem causar inflamação da pele.
Faça esfoliação para limpar a pele
A esfoliação limpa profundamente a pele e os folículos onde nascem os pelos, retirando sebo acumulado e sujeira (que causa cravos e espinhas). As micropartículas do esfoliante são abrasivas e também removem a camada superficial de células mortas, estimulando a produção de novas células saudáveis. Ao desobstruir os folículos, ajuda a evitar que os pelos encravem e inflamem pela penetração de bactérias (foliculite). Esfolie o rosto todo duas vezes por semana e capriche na região da barba, esfregando suavemente a pele com as pontas dos dedos, em movimentos circulares.
Use protetor solar
A pele embaixo da barba também precisa ser protegida da radiação solar. Quem tem barba curta ou por fazer, que mostre a pele, deve passar filtro solar em toda a extensão da região dos pelos. Já para quem tem a barba volumosa, o protetor não é tão necessário, pois os fios cobrem e protegem a pele. Mas é preciso aplicar o filtro solar nas falhas ou áreas que não estão totalmente cobertas. Para evitar a sensação de melado, escolha um protetor de toque seco, que também não deixa os fios brancos.
Hidrate a pele e os fios da barba
Mesmo sob a barba, a pele do rosto tem de ser hidratada depois de limpa, não apenas para não ficar ressecada, mas também para não ficar oleosa e brilhante. Porque a retirada do sebo pela limpeza com água e sabonete faz as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais pra compensar o ressecamento, o que aumenta a oleosidade.
Use um bom hidratante facial em todo o rosto ou um bálsamo ou óleo específico para barba que trate também a pele por baixo. Além de hidratar e deixar os fios macios e disciplinados, esses produtos contêm ingredientes que chegam à pele. Lendo o rótulo você descobre se o produto também trata a pele.
Use shampoo e condicionador de barba
Se sua barba for de média a longa, dê a ela o mesmo trato do couro cabeludo. Para evitar que a sujeira dos fios se deposite na pele, lave com shampoo e condicionador para barba. Além de o shampoo de cabelo não ser formulado para ser usado no rosto, os pelos faciais são mais grossos e secos do que os fios de cabelo. Lavar a barba à noite é ainda mais importante, porque durante o dia os pelos acumulam impurezas que se depositam na pele.
Use o pente para limpar os pelos
Pentear não serve só para alinhar a barba. O pente retira resíduos e partículas maiores de sujeira que podem chegar à pele, obstruir os poros e causar irritação, coceira, cravos e espinhas. O pente também ajuda a trazer a oleosidade natural dos fios das raízes para as pontas (que sempre são mais secas), deixando a barba naturalmente mais hidratada. O ideal é usar pente de madeira, material que não produz a eletricidade estática que deixa os fios rebeldes e difíceis de ajeitar.
Seja o primeiro a comentar