Getting your Trinity Audio player ready...
|
Negros e morenos são naturalmente mais protegidos do sol, mas têm propensão a pelo encravado, manchas e queloides. Confira os cuidados para sua pele.
Por Wilson Weigl
Sabia que a pele masculina negra ou morena tem muitas diferenças em relação à branca? A maior parte dessas diferenças são vantagens: a pele escura tem melhor defesa natural do sol, o que retarda o envelhecimento e previne rugas e câncer de pele. Por outro lado, os negros e morenos sofrem mais com manchas, queloides, pelo encravado e foliculite.
A principal característica da pele negra é maior quantidade de melanina — o pigmento responsável pela cor —, que também é mais bem distribuída. “Peles escuras têm um fator de proteção solar 13”, explica André Ricardo Adriano, dermatologista membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). “Essa defesa natural protege da radiação ultravioleta UVA e UVB, que causa envelhecimento precoce e câncer de pele”.
Outro efeito da proteção solar natural é deixar negros e morenos menos sujeitos ao aparecimento das rugas e linhas de expressão: por isso, a gente vê os negros envelhecerem tão bem. “Os sinais de foto-envelhecimento aparecem muito mais tarde do que para os brancos”, explica Adriano.
Essa proteção congênita não é passaporte para descuidar da proteção ao tomar sol. “O negro tem maior tendência a desenvolver manchas de pele”, diz o médico (para saber mais sobre as manchas da pele negra, clique aqui). “Os cuidados devem ser os mesmo de quem tem pele branca: evitar exposição sem filtro solar, usar chapéu e óculos de sol”. Para a maioria, protetor solar com FPS 30 já é suficiente para o rosto e o corpo.
LEIA TAMBÉM
- Negro, saiba como evitar e diminuir manchas de pele
- Como cuidar do cabelo masculino cacheado e crespo
- 10 coisas que todo homem precisa saber sobre sua pele
- 100 anos de cabelo black em 1 minuto
Os negros também têm os fibroblastos (responsáveis pela produção de colágeno, proteína que dá sustentação à pele) maiores e mais reativos, o que predispõe à formação de queloides, lesões “altas” que surgem em áreas traumatizadas na pele, maiores que a cicatriz inicial. Para saber mais sobre os queloides da pele negra, clique aqui.
Eles apresentam também maior quantidade de glândulas sudoríparas nas axilas e na região genital, o que explica a maior produção de suor.
Os pelos também são diferentes: nos negros, por serem naturalmente encurvados em forma de U, podem “entrar” novamente na pele, virando pelo encravado, causando a inflamação conhecida como pseudofoliculite. Caso essa lesão seja infectada por bactérias, vira foliculite.
Rotina de cuidados para peles morenas e negras
De manhã
Lave o rosto com sabonete facial, em barra ou líquido, com substâncias para diminuir a oleosidade.
Duas ou três vezes por semana, use esfoliante no rosto ou pelo menos na região da barba: isso ajuda a evitar pelo encravado.
Aplique hidratante, de preferência com substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento e também diminuem manchas.
Por fim, passe no rosto filtro solar (em gel, creme ou sérum) com FPS 30.
À tarde
Não é preciso muita coisa. Reaplique o protetor solar, caso vá se expor ao sol.
À noite
Lave novamente o rosto com sabonete líquido. Em vez do hidratante, use um produto anti-idade, com ácidos e clareadores indicados para o seu tipo de pele. O ideal é consultar um dermatologista para que ele prescreva a fórmula certa para o seu caso.
Seja o primeiro a comentar