Getting your Trinity Audio player ready...
|
O degradê low fade, uma das principais pedidas nos salões e barbearias, se adapta a todo tipo de cabelo — liso, crespo, cacheado, ondulado, afro — e é a base para vários estilos de penteados.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
O corte low fade é bem conhecido, uma das principais pedidas nos salões e barbearias. O que nem todo mundo sabe o quanto ele é versátil e que se adapta a todo tipo de cabelo — liso, crespo, cacheado, ondulado, afro — como base para vários estilos de cortes nos fios do topo da cabeça. A partir desse degradê pode-se criar topetes, bagunçar o o topo da cabeça, assentar para trás ou fazer risca.
O degradê começa bem curto — quase raspado — na nuca e nas laterais e a altura dos fios aumenta gradualmente em direção ao topo do cabelo, onde os fios são mais longos. Com as laterais baixas, a parte superior se destaca pelo volume, textura ou estilo do penteado.
O cabeleireiro combina máquina e tesoura, começando por raspar as laterais e a nuca com uma lâmina baixa (zero ou 1), criando a base do corte. Na sequência, sobe para os fios superiores, usando pentes de altura maior lâmina ou tesoura, até trabalhar os fios de cima no comprimento desejado — do bem curto ao bem longo.
LEIA TAMBÉM
- Cuide do couro cabeludo para ter cabelo saudável
- Cabelo grosso: como deixar bonito e saudável
- Como engrossar e dar mais volume ao cabelo fino
- As 4 principais causas da queda de cabelo
- Como cuidar do cabelo masculino oleoso
Todos os estilo de cortes low fade fazem uma bela parceria com barba, seja curta,longa ou em estilo por fazer.
Dependendo do estilo escolhido, é preciso finalizar com modelador, principalmente cera ou pomada. E em alguns estilos, ajeitar com escova, pente e secador.
Confira abaixo vídeos de 7 estilos de cortes para todos os tipos de cabelos.
Low fade comb
Como os fios são longos e penteados para trás, esse estilo funciona melhor em cabelo liso. Para pentear, pode-se usar pente ou escova e fixar com gel, cera ou pomada, dependendo do efeito pretendido (o segredo é usar um produto de fixação forte).
Low fade texturizado
As laterais são em degradê e os fios no topo da cabeça, em comprimento médio ou longo, são separados em mechas ou camadas, cortados com tesoura. Para modelar, as melhores opções são as pastas, pomadas e ceras de efeito mate (sem brilho).
Low fade buzz cut
É um corte prático e minimalista, ideal para quem não gosta de lidar com o cabelo muito grosso ou crespo. As laterais e o topo são raspados com máquina quase de maneira uniforme ou deixados só um pouco mais longos no topo.
Low fade cacheado
O corte deve valorizar os cachos e deixá-los mais longos ou mais curtos no topo da cabeça, enfatizando seu movimento natural. Para deixá-los mais definidos, após lavar use creme para pentear (leave-in), sem enxaguar.
Low fade afro
O estilo afro é hoje novamente uma bandeira de afirmação e orgulho da raça negra. Dentro do estilo com laterais fade, os fios do topo da cabeça podem ser de todos os jeitos possíveis, desde bem curtos até longos e encaracolados.
Low fade com topete
Os fios são superlongos no topo da cabeça e, para modelar, secador e escova dão aquela força para deixar o cabelo ainda mais volumoso. Um modelador de fixação forte, seja cera ou pomada, é fundamental para manter o topete no lugar sem desabar.
Low fade com risca
Além do fade nas laterais, a única coisa que estes cortes têm comum é a risca. Podem ter fios longos ou curtos, serem alinhados ou bagunçados. Também são conhecidos como “side part” (repartidos para o lado).
Seja o primeiro a comentar