Getting your Trinity Audio player ready...
|
Como o Instagram é o grande lançador de tendências, fomos buscar lá os estilos de cortes de cabelo e penteados masculinos que estão em alta para este ano.
Por Wilson Weigl @wilsonweigl
Ninguém duvida que o Instagram é atualmente o grande lançador de tendências. Por isso fui buscar lá os estilos de cortes de cabelo masculinos que estão em alta para 2018. Encontrei ideias para todos os tipos de cabelos, lisos, cacheados, afros.
Tem inspirações de influenciadores famosos, como Mariano Di Vaio, Ryan Greasley e Doctor Mike, cabeleireiros internacionais, como Matty Conrad e Justin Harding), top models internacionais (Franky Cammarata, Chad Hurstt) e brasileiros (Dudu Rodrigues, Hallex Edward) e marcas de produtos masculinos, como a American Crew.
Então dá uma espiada:
MOVIMENTO
Em 2018, a tendência mais forte aponta para cortes e penteados que valorizam o movimento dos fios e dão a impressão de que o cabelo está bem natural. É como se a gente estivesse lavado o cabelo e só dado uma ajeitada. Mas é só impressão, porque o corte já é feito pensando em obter esse visual. O cabeleireiro trabalha o topo da cabeça na tesoura, separando as mechas em camadas, se os fios forem lisos, ou em cachos, caso sejam encaracolados.
O Homem No Espelho tem um post inteiro explicando detalhadamente como adotar essa tendência (clique aqui para ler).
Os fios são longos no topo da cabeça: um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do tipo de cabelo ou do estilo que se quer dar ao penteado.
Para modelar, o ideal é usar pomada ou cera de efeito mate (fosco) para acentuar a aparência natural. O gel não é mais indicado porque dá brilho molhado.
A tendência atual é deixar as laterais mais longas, trabalhadas com tesoura ou máquina 4 ou 5. Mas os cortes também podem ter as laterais baixas ou raspadas.
ARREPIADO TEXTURIZADO
É a atualização do penteado “spiky” (pontudo”) de um tempinho atrás. Mas nada a ver com aquelas pontas arrepiadas para o alto com gel. O estilo agora é mais relaxado.
Os fios no topo da cabeça são separados em mechas ou camadas.
As laterais são sempre baixas, geralmente em degradê, para dar contraste com as mechas texturizadas.
Para modelar, as melhores opções são as pastas, pomadas e ceras de efeito mate (sem brilho)
As mechas podem ser bem definidas. Para modelar e segurar o penteado, use pomada ou cera de fixação forte e finalize com spray.
FADE (DEGRADÊ)
Continuam em alta os cortes com laterais bem baixas e aparadas em degradê, com máquina ou tesoura, e fios longos no topo da cabeça. Esses estilos são um revival dos estilos “americano” e “meio-americano”, que conquistaram o mundo nos anos 1950 e 1960 e eram inspirados nos cabelos usados pelos militares dos EUA.
Eles aparecem em uma porção de variações: “high”, “mid” ou “low fade”, dependendo da altura onde os fios começam a ficar mais longos nas laterais. Para quem não curte as laterais raspadas a opção é o “taper fade”, em que o degradê é bem gradual, sem que haja a divisão mais marcada.
Dá para modelar todos os estilos de “fade” com gel, cera ou pomada, fazendo topetes, bagunçando o topo da cabeça, assentando para trás ou penteando para a frente.
Os cortes com laterais em degradê também ficam legais nos cabelos cacheados.
POMPADOUR
Esse nome é usado para identificar vários estilos de topete, mas o verdadeiro Pompadour tem muito volume de cabelo na fronte e é penteado para trás ou para um dos lados, como nos anos 1950, época em que o rock reinava e o penteado era usado por todo cara que queria se afirmar como moderno.
O penteado é modelado de forma marcante ou mais natural. Dependendo da escolha do finalizador (gel, pomada, pasta, cera), você confere mais ou menos fixação e brilho, a seu gosto.
A escova e o secador são instrumentos fundamentais para deixar o topete bem armado, encorpar e dar volume ao cabelo.
As laterais podem ser baixas ou com mais volume. Quase sempre o barbeiro ou cabeleireiro trabalha as laterais com máquina alta ou tesoura, o que proporciona uma aparência mais natural.
O cabelo estilo Pompadour pode ser modelado de diferentes formas: bem marcado, remetendo aos topetões dos anos 1950, ou com jeitão mais relax e natural.
CACHEADOS LONGOS
Os cachos nunca saíram de moda mas estão com tudo em 2018. A tendência atual é deixar os fios bem longos, com movimento. Como cabelo cacheado costuma ser mais seco e rebelde, exige um trato com shampoo e condicionador certos, máscara de vez em quando e creme leave-in, sem enxague. Leia aqui no site a matéria inteira sobre os cuidados para cabelo cacheado: clique aqui.
Cacheado com fios bem longos é tendência bem atual. É um tipo de penteado mais adequado a quem tem um estilo de vida descontraído.
Um dos segredos do cabelo cacheado bacana é enfatizar seu movimento natural.
Certifique-se de que o cabeleireiro faça o corte com o cabelo seco. Os cachos ficam relaxados quando úmidos e encolhem quando secos. Cortá-los molhados é risco de o resultado final não ficar como você quer.
AFROS
Os cortes resgatam um pouco o espírito do cabelo Black Power dos anos 60, quando explodiram os movimentos em prol dos direitos dos negros nos Estados Unidos (e de lá se espalharam pelo mundo). O cabelo afro é hoje novamente uma bandeira de afirmação e orgulho da raça negra.
A diferença em relação ao afros do passado é que o cabelo não é cortado em formato redondo: os cachos são deixados livres, definidos, bagunçados mesmo.
Para quem não quer ousar muito, há sempre a opção dos afros mais curtos.
Nos cortes mais curtos, as laterais são baixas ou raspadas, em degradê (fade). Os cachos, sempre bem definidos.
CAESAR
Estes cortes curtos com laterais raspadas são tendência forte para 2018. O nome remete aos tempos dos Césares do Império Romano.
Uma das características do corte Caesar é a franja. O topo da cabeça geralmente é texturizado em mechas.
O bacana é “bagunçar” os fios no topo da cabeça, para dar impressão de movimento. Nesse estilo de corte das duas fotos, o detalhe estiloso é a mecha da franja mais longa.
A franja pode ser reta ou repicada, dependendo do gosto pessoal. Lembrando mais uma vez: bacana é deixar as mechas bagunçadas.
CLÁSSICOS
Tudo o que é clássico nunca sai de moda e isso vale também para estios de cortes e penteados. São ideais para quem não pode ousar muito por causa do trabalho. Mas também são modernos na medida de cair bem na balada.
Podem ser mais curtos e comportados ou mais cheios e de fios mais longos, modelados de maneira “bagunçada” ou assentados.
Dá para modelar com gel, pomada, pasta ou cera. Lembrando que o gel proporciona brilho molhado e as pomadas e ceras geralmente são foscas ou semifoscas.
Você pode usar o pente para deixar o visual bem comportado ou separar as mechas para um aspecto um pouco mais “bagunçado”.
Seja o primeiro a comentar