Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cabelo masculino platinado, tingido ou com mechas está super na moda, mas o processo é bem agressivo. Veja os cuidados para não estragar seu cabelo.
Por Wilson Weigl / Foto: GQ UK
Você já viu aqui no Homem No Espelho que uma tendência forte em cabelo masculino são as tinturas. O platinado é o tom mais usado pelos homens, ao lado das gradações de loiro. Muitos caras optam por pintar totalmente o cabelo enquanto outros estão adotando a descoloração apenas nas pontas dois fios, deixando as raízes na cor natural.
O platinado combina com qualquer cor de pele, tipo e comprimento de cabelo ou idade. “É uma tonalidade neutra” explica Jane Alves, hair stylist do Lefil Beauty, de São Paulo. Mas antes de tingir o cabelo de platinado, loiro ou qualquer outra cor clara, é preciso descolorir os fios e esse processo é bastante agressivo, já que o agente, geralmente água oxigenada ou pó descolorante, “rompe” e remove o pigmento natural que dá a cor ao fio, modificando profundamente sua estrutura. Por isso é muito fácil detonar o cabelo, deixá-lo seco e quebradiço.
Outra mancada é errar feio na escolha da cor ou deixar o cabelo manchado. Por isso, ao contrário dos tonalizantes, que você pode usar em casa na boa, a descoloração deve ser feita em salão de cabeleireiro, de preferência em algum que você já tenha algum tipo de referência. Aliás, existem cabeleireiros especializados em tingimento: são os chamados coloristas.
“É preciso cuidado principalmente se você tiver cabelos escuros, pois independentemente da técnica usada o processo de retirada do pigmento dos fios é muito invasivo e severo, causando fissuras na fibra capilar e degradando e danificando a haste do fio, deixando o cabelo ressecado e frágil”, diz Jane. Ou seja, se você está seguro de que tem as manhas de fazer em casa, ok. Senão, é alto o risco de desastre.
Antes da descoloração
Se o cabelo não estiver preparado para o clareamento, o dano pode ser fatal. “Quando o descolorante ativado pela água oxigenada entra em contato com os cabelos sem as devidas precauções, ele pode romper as escamas do fio e chegar até o córtex, causando a quebra do cabelo”, explica Bel Santo, também hair stylist do Lefil Beauty. “Antes de descolorir, é preciso fazer um teste em apenas uma mecha para descobrir se o cabelo suporta o processo”.
Dá para descolorir e tingir o cabelo numa mesma sessão, sem problemas. A não ser que o teste da mecha revele que o cabelo não está em boas condições de se submeter ao processo. “Se o cabelo estiver frágil, é preciso fazer um tratamento de hidratação e cauterização para reconstruí-lo com produtos à base de queratina, óleos vegetais e aminoácidos que penetram até a raiz”, diz Bel. Segundo a cabeleireira, o tempo de recuperação depois do tratamento varia de cabelo para cabelo, mas no geral em um mês já é possível visualizar melhora na elasticidade e resistência do fio. “A última sessão do tratamento deve ser realizada uma semana antes do processo de descoloração”, afirma a profissional.
Cabelo masculino não costuma apresentar tanto esses problemas quanto o feminino (que sofre com alisamento, chapinha, escova progressiva, secador), mas se der zebra é preciso ter paciência e dar tempo para o cabelo ficar pronto para o processo de descoloração e tingimento.
A hora da tintura
Além de encontrar um cabeleireiro fera em descoloração, você deve usar produtos de qualidade, mesmo que isso signifique pagar um pouco mais caro por eles: descolorantes menos agressivos, com ingredientes nutritivos, vão ajudar a preservar a saúde capilar. Como eu disse acima, é bom ter assessoria profissional ao escolher a cor, porque existem várias tonalidades loiras, por exemplo (loiro claro, escuro e médio). Tinturas mais baratas costumam desbotar mais rápido, obrigando você a repetir o processo em menos tempo.
Peça ao cabeleireiro para usar um produto que ofereça benefícios para os fios e sejam menos agressivos. Existem várias tinturas especificamente masculinas: é uma boa ideia optar por uma delas.
Depois da coloração
Depois da descoloração e do tingimento, os cabelos ficam com as cutículas abertas, mais frágeis e menos nutridos e hidratados. Para manter a cor bonita e brilhante e manter o cabelo saudável, é preciso adotar alguns cuidados. Uma boa opção é usar shampoos e condicionadores formulados para cabelos tingidos (difícil achar especificamente masculinos, mas existem dezenas de opções unissex). Jane Alves sugere usar uma vez por semana shampoo e condicionador para cabelos grisalhos, pois eles têm pigmentos roxos que ajudam a neutralizam o tom amarelado que costuma aparecer em cabelos que foram platinados.
“Após o tingimento é importante voltar ao cabeleireiro para acompanhar o resultado e, se for preciso, fazer algum tratamento para deixá-lo hidratado, brilhante e bonito”, finaliza Jane Alves.
Seja o primeiro a comentar