Getting your Trinity Audio player ready...
|
A risca marcada e bastante contraste entre fios longos e curtos aparecem como grande tendência neste começo de ano. Confira os estilos de cabelo masculino com risco.
Por Wilson Weigl
Uma das coisas boas de ser homem hoje em dia é desfrutar da liberdade de usar o cabelo do jeito que vem à cabeça. Mas a moda vai e vem, alguns estilos viram febre, outros não “pegam” de jeito nenhum e outros vão mudando e ganhando variações. Um dos estilos que promete bombar em 2019 é o cabelo masculino com risco, dividindo o cabelo em duas partes bem marcadas: o topo da cabeça, com mais volume, e as laterais e a nuca, bem baixas, aparadas em degradê ou raspadas. O objetivo é dar bastante contraste entre os fios longos e curtos.
O risco não é privilégio de quem tem cabelo liso: também fica legal em cabelos ondulados, cacheados, crespos e afros, como você vai ver abaixo. Mais ainda: não se restringe à essa separação do cabelo em duas partes. Ganham força entre os homens também os desenhos feitos com máquina, desde linhas finas até desenhos geométricos e tribais, entre muitos outros.
O cabelo marcado com risca é ao mesmo tempo moderno e clássico. Parece contradição? Explico: por conta da inspiração retrô (ou “vintage”) que sempre aparece nas tendências, ele resgata e atualiza cortes masculinos tradicionais dos anos 1930, 40 e 50, que eram bem populares por causa da influência militar dos tempos das guerras.
Hoje a risca lateral é destaque em vários tipos de cortes, que mostro e explico abaixo. Como você vai ver, apesar dessa inspiração antiga, são bem atuais. Comportados na medida para usar no trabalho e modernos para fazer bonito nas festas e baladas.
Obviamente, para adotar o estilo é preciso definir bem a risca. É mais fácil se você costuma repartir seu cabelo para um dos lados.
Estilos de cortes de cabelo masculino com risco
Scumbag boogie
Esse estilo está bombando para 2019. Dizem que ele entrou na moda por causa do sucesso do corte feito pela barbearia Schörem Haarsnijder, de Roterdam, na Holanda. Seu diferencial é o volume frontal, com os fios modelados para o lado ou em topete para o alto.
As laterais são sempre baixas, mas o volume do topo da cabeça, maior ou menor, é questão de preferência pessoal. Você pode penterar os fios bem baixos ou criar um topete de responsa.
Undercut
O corte undercut inaugurou há alguns anos a tendência do risco no cabelo; afinal, ele é o estilo que mais valoriza esse visual repartido. Nesse caso, os fios são curtíssimos nas laterais.
Militar
O corte militar é um clássico masculino, usado desde a Segunda Guerra Mundial. A ideia é deixar a lateral do cabelo raspada ou com um comprimento um pouco maior e o topo da cabeça com até três centímetros de comprimento.
Degradê (fade)
Como o nome já diz, o corte em degradê consiste em aparar o comprimento do cabelo nas laterais em diferentes alturas, bem baixa ou raspada na parte inferior, que aumenta gradativamente em direção ao topo da cabeça.
O degradê pode ser “low”, “mid” ou “high fade”, de acordo com a altura, mais baixa, perto da orelha, no meio ou mais próxima do topo da cabeça.
Risco com máquina
A técnica consiste em realizar o corte e depois finalizar usando a máquina para marcar e desenhar o couro cabeludo. Muitos caras optam por desenhos elaborados, como geométricos e tribais.
Mas, o estilo foi além e ganhou diversos formatos e desenhos, se estendendo aos geométricos, personagens e até tribais, mostrando que o risco é para lá de versátil.
Para os mais ousados, uma tendência atual é estender o risco até a sobrancelha.
Como definir a risca
Ela pode ser feita com maquininha de acabamento ou navalha. Quanto mais marcada naturalmente for sua risca, mais fácil a divisão. O barbeiro sabe bem como fazer essa separação em todo tipo de cabelo.
Fica bom em cabelo cacheado?
Pode ser mais difícil assinalar a risca em cabelos cacheados e ondulados. Mas, claro, que dá para usar: basta deixar a parte inferior do cabelo mais curta, mantendo os cachos no topo da cabeça.
Cabelo ondulado também fica bem bacana com a risca. Nesse caso, você pode modelar dando ainda mais ênfase às ondas.
Até mesmo os cabelos bem crespos e cheios podem ser repartidos. Um bom cabeleireiro dá conta do recado.
Os desenhos riscados também estão em alta em cortes estilo afro. Podem ser simples linhas ou desenhos elaborados.
Quanto mais longos ficarem os fios no topo da cabeça, mais dramático o contraste com as laterais baixas.
Quem tem a risca no couro cabeludo bem marcada pode até usar o cabelo curtíssimo.
Dá para marcar ainda mais o penteado dando aspecto molhado, obtido com gel ou pomada com brilho.
E tem mais ainda: a risca pode se estender pela cabeça, chegando até a nuca.
Como pentear e modelar
- O ideal é usar o pente para separar e deixar os fios no lugar certo, antes de usar finalizador.
- Você pode usar gel, cera ou pomada, dependendo do nível de brilho de que gosta mais.
- Para modelar topetes mais definidos, como no estilo scumbag boogie, use secador e escova.
- A manutenção do corte é fundamental: ele deve estar sempre em dia, para que o risco ou o desenho não desapareça.
Gostou das dicas de risco no cabelo? Agora escolha o corte que mais combine com seu estilo e invista neste visual contemporâneo.
Seja o primeiro a comentar