Getting your Trinity Audio player ready...
|
O boné pode causar problemas no couro cabeludo. Mas não é para todo mundo que ele prejudica a saúde do cabelo. Então é bom ficar ligado.
Por Wilson Weigl
Modelo: Fabricio Colombo @fabricio_colombo Boné: Trezanas @trezanasloja
Boné não é só acessório de estilo, mas também artigo de primeira necessidade para usar na praia, no parque ou sempre que a gente for se expor ao sol. Ele protege o rosto da radiação solar que causa rugas, manchas, envelhecimento precoce e até câncer de pele. Mas e o cabelo? Pois é… O boné não é tão amigo assim do cabelo e, para alguns homens, pode causar caspa, inflamação do couro cabeludo e até queda.
Usar boné causa problemas no couro cabeludo? Sim, muitas vezes. Mas não é uma relação de causa e feito. Ou seja, não é para todo mundo que ele prejudica a saúde do cabelo, mas é bom ficar ligado.
“O boné não tem influência direta sobre a calvície, que é genética ou causada por fatores hormonais, porém seu uso prolongado com cabelo molhado ou sujo pode contribuir para a queda”, explica a tricologista Viviane Coutinho, da clínica VC Reabilitação Capilar, do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM
- 6 táticas para prevenir e diminuir a queda de cabelo
- Cuide do couro cabeludo para ter cabelo saudável
- Como engrossar e dar mais volume ao cabelo fino
- Cuidados com cabelo para quem usa gel, pomada, cera ou spray
- Como cuidar do cabelo masculino oleoso
- Como escolher o shampoo certo para cada tipo de cabelo masculino
O erro número um é boné com os cabelos molhados. “Uma combinação prejudicial para saúde capilar é esse ambiente úmido, quente e abafado, um meio propício para a proliferação de fungos, o que aumenta as chances de surgimento de caspa e possíveis inflamações” diz Viviane.
O erro número dois é ficar muito tempo com boné com a cabeça suada depois de treinar, correr ou pedalar. Além de a transpiração no couro cabeludo criar o ambiente úmido propício para fungos, o suor prejudica ainda mais a saúde dos cabelos por ser irritativo e conter substâncias como ácido úrico, cloreto de sódio e, também, toxinas. “Basta pensar como sentimos coceira na pele quando estamos com o corpo suado. O efeito é o mesmo no couro cabeludo”, enfatiza a tricologista. Sente coceira na cabeça ao usar boné? Fique alerta.
Ao aquecer a cabeça, os bonés também podem causar um aumento não só da transpiração, como também do sebo produzido pelas glândulas do couro cabeludo. E excesso de oleosidade nas raízes dos fios também pode ocasionar inflamação, que, quando não combatida, pode provocar queda. “Por isso, o ideal é usá-los apenas em casos necessários de proteção e de resto deixar os cabelos livres”, conclui Viviane Coutinho.
Para uso prolongado, prefira modelos de bonés que permitam melhor ventilação da cabeça, como aqueles confeccionados com tecidos leves, que permitam a evaporação do suor, ou com telas nas laterais. Para ficar sob o sol, opte pelos bonés que oferecem proteção contra a radiação UV – eles são feitos com tecidos tecnológicos de fibras tratadas para bloquear os raios UVA e UVB.
Em resumo:
- Use sempre boné na praia, no parque ou sempre que se expor ao sol. Mas evite usar por períodos prolongados sem necessidade.
- Só coloque o boné com cabelo seco e limpo (pelo menos razoavelmente limpo).
- Nunca use com os cabelos molhados ou úmidos. Recorra ao secador antes de colocar o boné, se necessário.
- Depois de fazer exercício e suar na cabeça, use boné o menor tempo possível e lave o cabelo em seguida.
- Prefira bonés feitos de tecidos com proteção solar UV.
- Os modelos ideais são aqueles confeccionados em tecidos leves ou com ventilação, como tela nas laterais.
Seja o primeiro a comentar