Getting your Trinity Audio player ready...
|
O boné virou artigo de primeira necessidade neste momento em que estamos com o corte de cabelo vencido. Conheça os diferentes modelos e os mil jeitos de usar esse acessório versátil.
Por Wilson Weigl
Quem diria que o boné se tornaria artigo de primeira necessidade neste momento em que a maior parte de nós estamos com o corte de cabelo vencido? Mais do que nunca virou melhor disfarce disfarce para os dias de cabelo ruim. E também anda servindo para esconder os desastres capilares de quem quis cortar o próprio cabelo em casa e fez um estrago.
O boné sempre foi mais do que uma proteção do rosto dos raios solares. É um acessório poderoso de afirmação de estilo, personalidade e atitude. Não à toa virou peça fundamental do street style, a moda de rua, dos rappers e skatistas.
Explicar como usar boné parece perda de tempo (meu e seu), mas na verdade não é bem assim, porque além de existirem tipos diferentes (trucker, snapback, strapback, 5 panel, dad hat) ele rende mil tipos de combinações com o resto da roupa. É uma ótima opção para dar uma incrementada no visual de maneira fácil.
O boné nasceu nos campos de beisebol, por volta de 1860, com a finalidade de proteger do sol e segurar o suor na cabeça dos jogadores, e foi incorporado ao uniforme de tenistas e golfistas. Mas acabou extrapolando essa função utilitária para se tornar um acessório de estilo, com diferentes opções de modelos, materiais e estampas.
A combinação clássica é com camiseta ou camisa polo, em estilo casual. Mas, como você vai ver abaixo, dá até para ousar combinando com terno ou costume, fazendo o gênero elegante casual.
LEIA TAMBÉM
- Acessórios fazem toda a diferença no visual masculino
- Casual, clássico, fashion, sexy: qual é o seu estilo de se vestir?
- Como investir no seu estilo (gastando pouco)
- Relógio: o acessório que faz a diferença no visual do homem
Sem falar que é acessório fundamental para correr, pedalar e se exercitar ao ar livre, porque não só protege a pele do rosto como também o couro cabeludo da radiação solar que provoca câncer (que é comum em homens carecas ou com cabelo ralo).
Seis dicas rápidas sobre o uso do boné
- Evite usar num primeiro encontro, a não ser que você queira dar de cara uma dica de seu estilo e sua personalidade.
- Nunca use numa ocasião formal (casamento, por exemplo) ou numa entrevista de emprego.
- O boné deve se ajustar perfeitamente à sua cabeça, não pode ficar largo (fica feio), nem apertado (vai incomodar).
- Usar com a aba virada pra trás é um lance arriscado: tanto pode ser estiloso quanto ridículo. O resultado depende de sua idade, o resto da roupa e a ocasião.
- Jamais use com a aba virada para o lado, pelo amor de Deus!
- Logotipos e inscrições são legais, mas sem exagero. Evite dizeres “engraçadinhos”.
Os modelos de bonés
Dad Hat
Na tradução do inglês, significa “chapéu de pai”. É o modelo tradicional do beisebol, mas ao contrário do que o nome sugere, é bem atual. Tem a copa mais curta e rasa e é desestruturado, bem “molengão”.
Snapback
Tem aquela tira de plástico de ajuste na parte de trás, para permitir que ele fique perfeito na cabeça. É um dos modelos preferidos da turma do skate.
Strapback
A diferença do strapback em relação ao snapback é que, em vez da tira de plastico, ele é ajustado por fivela, de metal ou plástico.
Trucker
Seu diferencial é a tela traseira ou também nas laterais. O modelo foi introduzido pelos trabalhadores rurais americanos, que precisavam de algo que protegesse o rosto do sol mas permitisse a ventilação do couro cabeludo.
5 Panel
Chama-se assim porque é confeccionado com cinco painéis (tiras) de tecido.
Aba curva
O formato arredondado da aba tem a vantagem de proteger melhor o rosto do sol. É característica dos bonés clássicos, criados no século 19.
Aba reta
Nem precisa explicar a diferença em relação ao aba curta. É considerado bem estiloso, porque deixa ver bem o rosto.
Mil jeitos de usar esse acessório versátil
Um dos casamentos perfeitos do boné é com roupas esportivas e de fitness, como moletom e training.
Dá para usar boné até em estilos que a gente acharia impossíveis (veja abaixo). Use seu senso de estilo.
Com bermuda e camisa, o boné é perfeito para compor um visual bacana.
Boné com jaqueta de couro e jeans bem lavado ou rasgado: uma parceria bem interessante.
Você pode combinar a cor do boné com o resto da roupa ou optar por uma cor diferente, realçando o contraste.
Jaqueta jeans é uma boa pedida para boné.
O boné fica bacana usado com camisa totalmente abotoada.
O boné dica bom até com roupa social num visual elegante relax. Basta saber combinar.
Experimente também usar o boné com um visual mais ousado, com colete ou camisa aberta ou com colares e pingentes.
Usar boné faz o cabelo cair?
É uma dúvida comum: o boné contribui para a queda de cabelo? Sim, se você tem propensão à queda. Os especialistas recomendam não por períodos muito prolongados, com o cabelo muito sujo ou molhado após o banho ou, ainda, suado depois da academia. Umidade, suor e acúmulo de oleosidade atrapalham a respiração do couro cabeludo e favorecem o desenvolvimento da caspa, em quem já tem o problema.
Seja o primeiro a comentar