Getting your Trinity Audio player ready...
|
Aprenda as regras para deixar sua barba alinhada e desenhar em casa os contornos de pescoço, bochechas, queixo e bigode como um barbeiro profissional!
Por Wilson Weigl
Um dos erros mais comuns dos barbudos é não desenhar os contornos da barba. Orgulhosos de seus pelos faciais, eles deixam que cresçam de qualquer jeito, avançando no pescoço, cobrindo os lábios… Tipo homem das cavernas.
Barba bacana é barba aparada, bem cuidada e desenhada. A não ser que você queira realmente ostentar um aspecto de homem “rústico”, que não está nem aí com o visual (algo totalmente fora de propósito).
Além de lavar e hidratar os pelos com shampoo, condicionador, bálsamo e óleo para barba (leia o post aqui), periodicamente deve desenhar os contornos (com lâmina ou máquina) e eliminar os pelos que despontam fora de lugar. Muitos barbudos preferem recorrer ao barbeiro, que conhece as linhas do rosto e os ângulos de crescimento dos fios. Mas se você quer fazer o trabalho em casa, ensino como deixar sua barba bem alinhada.
De quanto em quanto tempo deve-se desenhar os contornos ?
Uma ou duas vezes por semana, dependendo da velocidade em que crescem os pelos (varia de homem para homem).
Quais produtos deve-se usar?
Você pode usar o aparador elétrico (na altura zero, sem o pente, para eliminar totalmente os pelos) ou a lâmina de barbear, como preferir.
Nas bochechas e no pescoço, use gel de barbear, sem espuma, para diminuir o atrito da lâmina e evitar cortes. Não raspe só com água!
O gel é melhor do que o creme porque permite visualizar as áreas a serem raspadas. O ideal é optar por gel que não faz espuma e permite visualizar exatamente onde passar a lâmina (veja sugestões de produtos no final do post).
Só apare a barba seca, porque quando molhados os fios assumem formas diferentes. Mas antes de passar a lâmina, aplique no rosto uma toalha molhada com água quente, para amolecer a pele e os pelos.
Pescoço
Estique o pescoço e coloque dois dedos acima do pomo-de-adão. Apesar de que a altura da linha da barba depende do comprimento dos pelos, de suas características (lisos ou encaracolados) e do tamanho do pescoço, essa é a altura ideal onde deve começar a barba.
Sob o queixo, raspe daí para baixo, com aparador ou lâmina de barbear, eliminando totalmente os pelos.
Continue raspando o pescoço nessa altura seguindo uma linha ligeiramente curva até o final do maxilar. Os pelos devem terminar na linha das costeletas ou só um pouco depois.
Se sua barba for curta ou “por fazer”, você pode deixar a barba mais alta no pescoço; se for longa, deixe a linha mais para baixo.
Bochechas
Dependendo da sua genética, os pelos podem nascer mais altos ou mais baixos nas bochechas. Para fazer o desenho, imagine uma linha curva que começa no final da costeleta e segue até a altura do lábio inferior.
Se sua barba nasce alta nas bochechas, trace essa linha curva terminando no alto do seu bigode.
Elimine os pelos acima dessa linha, com aparador ou lâmina. O cuidado fundamental é deixar os dois lados do rosto bem simétricos.
Você pode desenhar a barba em formato arrendondado ou mais reto, de acordo com seu gosto ou formato de rosto. Se seu rosto for redondo, pode optar por uma linha reta ou angular, para atenuar as formas faciais arredondadas. Ao contrário, se tiver o rosto quadrado ou alongado, a linha curva quebra a dureza do formato facial.
Para facilitar, você pode usar um pente alinhador de barba. É baratinho e muito útil. Basta apoiar a engenhoca no rosto e passar a lâmina ou máquina. Alguns modelos permitem fazer o desenho reto ou arredondado. Para pesquisar os modelos, comparar preços e comprar, clique aqui.
Bigode
Penteie o bigode para baixo, usando um pente de dentes estreitos. Faça a operação com os pelos bem secos.
Com tesourinha ou o aparador, corte os fios um pouco acima do lábio superior, seguindo os contornos da boca. Não deixe os pelos avançando sobre os lábios. Nos cantos, corte na linha onde termina a boca.
Passe o pente novamente no bigode e cheque se não sobrou algum pelo mais longo, fora da linha.
Queixo
Não deixe os fios espetados apontando em várias direções. Se sua barba for longa, use tesoura ou máquina com o pente na altura de sua preferência para baixar os pelos do queixo e deixá-los num comprimento uniforme.
✔ Depois de raspar os pelos, lave o rosto com água fria, para fechar os poros (evita infecções) e hidrate a pele com pós-barba em creme, loção ou gel.
✔ Lembre-se também de cuidar da pele sob os pelos. A barba é um depósito de resíduos, poeira, poluição e bactérias. Coceira, descamação, espinhas e pelos encravados são consequências de pele ressecada e mal higienizada sob os pelos. Para saber como cuidar da pele embaixo da barba, leia o post aqui.
HOMEM NO ESPELHO RECOMENDA:
Pente alinhador de barba
É um acessório barato e útil. Basta apoiar no rosto e passar a lâmina ou máquina acima da borda. Para pesquisar modelos, comparar preços e comprar, clique aqui.
Balm Multifuncional The Shaving Solution Dr. JONES
Por ser transparente e não fazer espuma, permite visualizar com exatidão os contornos da barba. Pode ser usado tanto para raspar quanto como pós-barba. (100 ml). Para comparar preços e comprar, clique aqui.
Gel de Barbear Transparente Corleone
O gel não faz espuma, facilitando a visualização das áreas onde passar a lâmina e retirar os pelos. Contém ativos naturais que oferecem conforto e mantém a pele saudável. (120 g). Para comparar preços e comprar, clique aqui.
Aparador Philips OneBlade
Mistura de lâmina e aparador elétrico, pode ser usado para raspar totalmente a barba ou só aparar, usando um dos pentes encaixáveis que vêm junto. A lâmina dura até 4 meses e depois pode ser comprada separadamente. A bateria tem autonomia de 45 minutos. Para comparar preços e comprar, clique aqui.
Muito boas as dicas sempre tive uma dificuldade e fazer a barba na região do contorno da orelha