Getting your Trinity Audio player ready...
|
Para quem usa roupa social, por obrigação ou opção, dos cortes discretos aos bem fashion, tem sempre um corte bacana que fica bem com terno e gravata.
Por Wilson Weigl
O cabelo hoje, mais do que nunca, é uma forma de expressão para os homens. Nossos pais e avôs usaram a vida toda o mesmo corte igualzinho aos dos outros homens, mas nós temos a liberdade de mostrar pelo cabelo como é nosso estilo de vida e jeito de ser e pensar. Por isso é importante que ele esteja em sintonia com nosso trabalho e profissão. Tanto faz se a gente tem emprego fixo ou trabalhe por conta própria.
Com a atual variedade de estilos de cortes de cabelo masculinos, é importante perceber o visual ideal para sua profissão, tanto para se “enquadrar”, se for necessário, quanto para, ao contrário, usar o penteado para marcar ainda mais sua personalidade. Especialmente quem usa roupa social, por obrigação ou opção, dos cortes curtos e discretos dos ambientes formais aos topetes e cabelões das áreas liberais, tem sempre um corte de cabelo bacana que combina com terno e gravata.
Tanto seus empregadores quanto seus clientes estão de olho em você: nas suas roupas e no seu cabelo. Os códigos de vestimenta – os famosos “dress codes” – continuam valendo, mesmo que a regra seja não ter regras. No geral, as empresas são hoje bem mais flexíveis do que há alguns anos – só as que atuam em setores mais conservadores mantêm proibições rígidas. Então use o bom gosto e o bom senso (não esqueça também da praticidade, já que alguns cabelos dão bem mais trabalho do que outros).
A gente também coloca na mão do seu cabeleireiro ou barbeiro a responsabilidade para orientá-lo na escolha. O profissional bacana deve saber qual a opção adequada não apenas ao seu tipo de cabelo e formato de rosto, mas também à sua profissão e ao seu estilo de vida. Não sente na cadeira e vá deixando o cara meter a tesoura. Converse com ele e conte como é seu trabalho e dia-a-dia.
Para facilitar sua vida, aqui está uma seleção de 32 cortes e penteados divididos em três categorias.
- ESTILO CLÁSSICO E FORMAL
Não adianta nadar contra a corrente: algumas profissões exigem um visual tradicional, impecável, engomadinho. É o que acontece em áreas como direito, política, empresariado e mercado financeiro, por exemplo, em que a credibilidade do profissional ainda está atrelada a uma imagem bem-comportada. Nesses casos, deve-se optar pelos cortes de cabelo clássicos, curtos, com tudo lugar.
COMO PENTEAR E MODELAR: o ideal é dar a impressão de que você cuida do cabelo com absoluta precisão. Aqui é o território do pente, que ajeita os fios no lugar, e do gel, que proporciona fixação forte, brilho e aspecto. Além de assentar o cabelo com jeito menos natural do que a cera ou a pomada, o brilho molhado do gel dá a impressão de que você é um cara “limpinho” que acaba de sair do banho.
- ESTILO MODERNO
Na maior parte das profissões (para citar algumas, comércio, engenharia, arquitetura, tecnologia) não tem erro adotar um corte de cabelo intermediário entre o formal e o ousado. Em alguns ambientes, é até legal fazer um contraponto entre formalidade e descontração.
Muitas vezes o bacana é justamente o contraste entre o visual “arrumadinho”, tradicional, da roupa e o cabelo mais moderno. Nesta categoria, estão liberados os cortes undercut, em degradê, de estilo militar, desconectados (bagunçados) os topetes (não muito exagerados, ok?), os cacheados e os afro mais comportados.
COMO PENTEAR E MODELAR: pomada, pasta, gel, cera, mousse, spray, secador e escova, todos são seus aliados para deixar o cabelo do jeito que você quer. Você pode deixar o cabelo mais arrumado ou ousar um pouco mais. Existem inclusive finalizadores que dão flexibilidade ao cabelo e permitem mudar o penteado ao longo do dia.
- ESTILO FASHION E DESCOLADO
Quem trabalha com moda, propaganda, comunicação, design e arte sabe que muitas vezes uma imagem moderna, arrojada, não convencional, é atestado de criatividade, ousadia e liberdade. Os cortes da moda são cartões de visita para mostrar que você é um cara antenado às tendências mais atuais. E sugerem que você pode colocar essa bagagem a serviço do seu emprego ou do seu cliente.
Cabelos longos, cacheados soltos, cortes afro radicais, coques, topetes gigantes: aqui é território livre para sua expressão pessoal.
Use o bom senso e o bom gosto, porém. Os cortes de cabelo ousados fazem você se destacar no ambiente de trabalho. E claro que é legal não passar despercebido, mas nada pior do que isso acontecer pelos motivos errados.
COMO PENTEAR E MODELAR: Descontração e liberdade não são sinônimos de desleixo e desmazelo. Use todo seu arsenal para ajeitar seu cabelo de um jeito bacana. Hoje, mesmo cortes aparentemente “naturais” (como longos, cacheados ou afro) são cuidadosamente modelados com pomada ou cera para realçar esse aspecto de naturalidade. Pergunte a seu cabeleireiro se não é verdade.
- UM MANDAMENTO QUE VALE PARA TODO MUNDO
Tanto faz se você adota um penteado clássico e tradicional ou arrojado e fora do padrão: não deve deixar o cabelo perder o corte. Visite o barbeiro ou cabeleireiro a cada 15 dias a um mês, no máximo, para ajustar o corte. Outro ponto importante: mantenha o cabelo sempre limpo e no lugar com ajuda do pente e da escova e dos finalizadores como gel, pomada e cera.
Seja o primeiro a comentar