Getting your Trinity Audio player ready...
|
Vamos dar uma refrescada na sua memória sobre como se defender da radiação UV perigosa, que causa rugas, manchas e câncer, e encarar o solão sempre bem protegido.
Modelo: Denner Silva/ Texto e fotos: Wilson Weigl
Aqui no Brasil verão nunca tem começo ou fim. Por isso, a gente resolveu refrescar sua memória sobre o jeito certo de se defender da radiação perigosa e encarar o solão sempre bem protegido.
O sol é legal, mas não é bonzinho — muito pelo contrário. A radiação solar causa envelhecimento precoce, rugas, manchas e câncer de pele (o tipo da doença mais com maior incidência entre os homens brasileiros). A radiação ultravioleta B (de burning, queimadura, em inglês) causa vermelhidão e ardor, mas a A (de aging, envelhecimento) é a principal responsável pelo câncer. “Os raios UV têm incidência maior entre 10h e 16h. Mas isso não significa que os outros horários sejam seguros”, explica a dermatologista Ivana Prado, da clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo.
Na praia, as pessoas já se acostumaram a ter o protetor solar como parceirão, mas longe da areia nem tanto. Muita gente vai ao parque, pratica corrida, caminhada, pedala ou faz treino funcional ao ar livre sem proteção. “Em toda atividade outdoor deve-se aplicar protetor solar com FPS 30, no mínimo, em todas as áreas expostas do corpo”, diz Ivana.
O filtro solar não é passaporte para se expor indefinidamente ao sol. Ou seja, não é porque você passou protetor que pode ficar exposto ao sol horas a fio sem correr risco de danos à sua saúde. O cuidado deve ser permanente, ainda mais se você tiver pele clara (os negros e morenos são naturalmente mais protegidos, por causa do tom de pele). Céu nublado também é uma armadilha, porque os raios perigosos atravessam as nuvens na boa. Confira o ritual correto para conseguir o máximo de proteção.
- NUNCA DEIXE DE PASSAR FILTRO NO ROSTO
Passar filtro específico para o rosto é medida obrigatória, mesmo que você vá praticar exercícios à sombra. A radiação solar atravessa a derme e destrói as camadas profundas de cólageno e elastina, que dão sustentação à pele, causando flacidez. Os raios UV também provocam manchas, rugas e, pior, podem causar os três tipos de câncer de pele. “Melanoma é o mais perigoso, mas o carcinoma espinocelular também pode passar pelo sangue para outros órgãos. O carcinoma basocelular, o mais comum, é menos agressivo mas cresce em extensão e profundidade e pode até desfigurar se não diagnosticado”, explica Ivana Prado.
- NÃO ECONOMIZE PROTETOR SOLAR
Muita gente quer fazer o frasco de protetor durar o verão inteiro e aplica menos do que é necessário. “Quando se aplica pouco protetor, não se atinge o FPS do rótulo e o nível de proteção diminui”, explica Ivana Prado. Por isso, os dermatologistas recomendam uma quantidade certa para cada área do corpo:
* Rosto e pescoço> 1 colher de chá * Braços > 1 colher de chá (cada um) * Peito > 1 colher de chá * Costas > 1 colher de chá * Pernas > 2 colheres de chá (cada uma)
- REAPLIQUE O FILTRO A CADA 2 HORAS (OU MENOS)
A recomendação dos médicos é reaplicar o protetor a cada 2 horas (ou antes disso até), depois dos mergulhos ou sempre que estiver suando demais. Atenção: mesmo os produtos que prometem resistir à água não conseguem oferecer duração muito prolongada.
O protetor solar em spray ou aerossol é uma opção bacana, porque é fácil e rápido de passar e permite que o produto fique bem espalhado pelo corpo. Não deixa o corpo melado e facilita a aplicação em áreas do corpo difíceis de alcançar, como as costas.
- REFORCE A PROTEÇÃO PELA BOCA
Você já ouviu falar nos nutricosméticos, certo? São produtos em cápsulas, para tomar por via oral, que fortalecem a pele, o cabelo ou as unhas. Os nutricosméticos específicos para proteção solar têm vitaminas e antioxidantes que reforçam as defesas da pele contra os raios UV. São indicados para quem se expõe ao sol com frequência e pratica exercícios ao ar livre. Mas seu uso não elimina a necessidade de passar protetor no corpo e no rosto, sempre.
- NUNCA ABANDONE SEU BONÉ
Usar boné é fundamental por dois motivos. Primeiro, porque ele protege o rosto e, também, a cabeça: sol em excesso no cocoruto pode causar insolação. Segundo, porque defende o cabelo, que fica ressecado e quebradiço por causa da exposição ao sol (principalmente se tiver água salgada na parada). Boas opções são os bonés confeccionados com tecidos tecnológicos que barram a radiação UV.
- USE ÓCULOS ESCUROS ATÉ EM DIAS NUBLADOS
Óculos escuros são acessórios indispensáveis na praia ou na corrida e até com tempo nublado. A incidência nos olhos dos raios UV sem a proteção das lentes escuras pode desencadear graves problemas quando você ficar mais velho. Como catarata e degeneração macular precoce, que provocam manchas de visão e dificuldade para distinguir formas e cores. Os danos são cumulativos (ou seja, são resultado de todo o sol que você vem tomando desde criança). Usando óculos de sol, além de proteger os olhos de futuros problemas, você evita rugas na testa e na glabela (o espaço entre as sobrancelhas), por franzir os músculos do rosto.
Seja o primeiro a comentar