Getting your Trinity Audio player ready...
|
Em 2015, pela primeira vez os homens superaram as mulheres em buscas sobre cabelo na internet. Veja quais são os cortes masculinos que estão nas cabeças.
O Google é mesmo um parceirão quando os homens querem se informar sobre cuidados com cabelo, barba e pele. É o que revela o próprio Google, em seu relatório deste ano das tendências mundiais de beleza, Beauty Trends Report. Em 2015, pela primeira vez superamos as mulheres em buscas relacionadas a cabelo na internet. Até novembro, demos 6% mais googles do que elas procurando ideias de cortes e penteados.
O mercado masculino continua crescendo no mundo todo (até no Brasil, apesar da crise) e a gente quer saber mais e mais sobre tudo relacionado a barba, cabelo, pele, perfume… Ellen Sideri, pesquisadora de tendências da agência americana ESP Trendlab, justificou essa explosão: “É como acordar um gigante adormecido”, afirmou.
O número de pesquisas sobre cabelo masculino foi maior do que a soma de todos os outros assuntos ligados aos cuidados masculinos, como barbear, depilação e trato de pele, por exemplo. Ok, mas é bom você ter sempre em mente que um cara bem cuidado não pode se preocupar só com o corte de cabelo.
Por que fazemos essas buscas no Google? Porque, ao contrário das mulheres, não ficamos à vontade para trocar ideias e tirar dúvidas sobre esses tópicos com os amigos. Na mesa do boteco, entre um chope e outro, você nunca bate papo com seus camaradas sobre xampus e depilação, temos certeza.
Confira agora quais foram as buscas campeãs das campeãs sobre cabelo masculino ao longo do ano, segundo o relatório do Google.
1 – COQUE MASCULINO
Deu coque na cabeça: as buscas sobre o penteado subiram quase verticalmente no gráfico em comparação a anos anteriores (veja o gráfico no final da matéria). “Como amarrar o coque”, “como deixar o cabelo crescer para fazer coque” foram alguns termos das pesquisas sobre o man bun (em inglês), conhecido aqui no Brasil como coque samurai. Tanto que o Google classificou a tendência como “rising star” (estrela em ascensão). Os principais influenciadores da onda foram celebridades (é claro), em especial os dois precursores da moda, os atores Jared Leto e Leonardo Di Caprio, além de Harry Styles, cantor e compositor da banda pop britânica One Direction, e Kit Harington, o Jon Snow de Game of Thrones.
2 – PENTEADO COMB OVER
O vice nas buscas masculinas foi o penteado estilo “comb over”, que é nada mais do que o cabelo penteado para trás e modelado com gel ou pomada. Segundo o Google, a referência, nesse caso, é o cabelo de Don Drapper, interpretado pelo ator Josh Hamm no seriado Mad Men.
3 – CABELO COLORIDO
Surpresa: na terceira colocação das pesquisas masculinas do Google em 2015 apareceu o cabelo tingido. Pois é, parece que muitos homens já estão ensaiando pintar a cabeleira de azul, amarelo, roxo ou verde. A gente acha que no Brasil a tendência ainda deve demorar para pegar, mas os gringos já estão começando a levar a ideia a sério.
3 – UNDERCUT E POMPADOUR
Os estilos de cabelo undercut e o pompadour também são pesquisados freneticamente por nossos camaradas, mas nem tanto como há algum tempo. Para quem não sabe (se é que existe alguém que não sabe), o undercut é aquele corte baixo ou raspado nas laterais e alto no topo na cabeça. Já o pompadour destaca o topetão ajeitado para trás e modelado com gel, pomada ou cera.
Também foram bem no ranking das pesquisas assuntos como “como fazer o cabelo crescer”, “como estilizar o cabelo” e “como modelar o cabelo”. Outra constatação é que, além de pesquisar no Google, os homens estão buscando aprender e se atualizar no YouTube, principalmente por meio dos vídeos tutoriais que ensinam a se pentear ou depilar, por exemplo. “Cada vez mais os consumidores estão buscando conteúdo nessa plataforma”, justifica Marie Gulin-Merle, gerente da L’Oréal dos Estados Unidos.
E você já começou a seguir o canal de Homem No Espelho no YouTube? A gente tem lá um monte de vídeos que ensinam a pentear e cuidar do cabelo, a fazer depilação, a usar perfume da maneira correta, e muito mais. Acesse aqui nosso canal e aproveite para se inscrever.
Confira o gráfico de pesquisas sobre cabelo em 2015 no Google: deu coque na cabeça!
Seja o primeiro a comentar