Getting your Trinity Audio player ready...
|
O cheiro de todo perfume se modifica ao longo das horas depois de ser aplicado. Entenda porque o cheiro inicial pode ser bem diferente daquele que fica na pele.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
Você já percebeu que os cheiros dos perfumes vão mudando ao longo do dia. Aquele que aparece quando se aplica a fragrância é diferente do que permanece na pele. Também pode ter testado um perfume na loja e depois descobriu que o cheiro no corpo era muito distinto horas depois.
O cheiro de todo perfume evolui e se modifica ao longo das horas e esse é um dos principais conceitos pensados pelos perfumistas ao combinar “notas“ cada uma das matérias-primas que são usadas na fragrância.
A elaboração de um perfume se assemelha a uma sinfonia musical, em que os vários instrumentos tocam cada um a seu tempo. No caso, os instrumentos são os cheiros dos ingredientes, cítricos, amadeirados, aquáticos. Tanto que vários termos da perfumaria são emprestados da música: nota (cada um dos componentes do perfume), acorde (uma combinação de notas) e composição (a soma de todas notas da fragrância).
Nota é o cheiro de uma matéria-prima usada na fragrância. Existem milhares: frutas, folhas, flores, ervas, madeiras, especiarias e resinas, além de inúmeras sintéticas, que evocam cheiro de mar, floresta, chuva e substâncias que antigamente eram obtidas de animais, como o almíscar e o âmbar.
As notas são combinadas de modo a se manifestarem em diferentes etapas depois da aplicação do perfume: a pirâmide olfativa, com notas de topo ou cabeça, notas de corpo ou coração e notas de fundo ou base. As partes da pirâmide têm diferentes velocidades de evaporação de acordo com seu peso molecular (quanto mais leve, mais rápido evaporam), fazendo que o cheiro do perfume evolua e mude ao longo das horas.
Um acorde, por sua vez, é a mistura de algumas matérias-primas para obter um efeito olfativo único na composição do perfume.
LEIA TAMBÉM
- Existe um tipo de perfume certo para cada ocasião?
- Como comprar perfume pela internet sem erro
- Escolha o perfume masculino perfeito para cada ocasião
- Pele e perfume: entenda como funciona essa química
- Perfume: como escolher a fragrância ideal para você
Notas de topo ou cabeça: a entrada triunfal
Compõem o primeiro cheiro que se sente ao passar o perfume, responsáveis pela primeira impressão deixada pela fragrância. Essas notas evaporam rápido (entre 5 e 15 minutos) e e ficam pouco tempo na pele. Por serem voláteis, geralmente são leves e frescas, cítricas, aromáticas ou aquáticas, e representam de 10% a 20% da composição.
Notas de corpo ou coração: o centro emocional
Compõem a alma, a personalidade do perfume, seu tema principal, e se manifestam após a dissipação das notas de cabeça, e duram de 20 a 60 minutos. São mais potentes e menos voláteis, evaporam devagar e dão caráter à fragrância, respondendo por 30 a 40% da composição. Em geral, são notas de flores, frutas, folhas, ervas e especiarias.
Compõem o cheiro que fica na pele ao longo das horas e se manifestam aproximadamente meia hora após a aplicação. São mais densas e encorpadas e evaporam bem devagar. Nos perfumes masculinos são quase sempre de madeiras, mas também são usadas notas de couro, tabaco e animais sintéticas, como âmbar e almíscar. Dão fixação ao perfume e representam de 40 a 50% da composição.
Seja o primeiro a comentar