Getting your Trinity Audio player ready...
|
Versátil, mas pouco usado nas academias brasileiras, o kettlebell se presta a uma infinidade de exercícios para pernas, glúteos, braços, ombros, peito, costas e abdômen, substituindo os halteres.
Por Wilson Weigl
Fotos: Deposit Photos
O kettlebell é um dos melhores equipamentos de treino para quem quer ganhar músculos, melhorar o condicionamento físico, queimar gordura e, ainda, trabalhar o equilíbrio, a flexibilidade e a propriocepção (a percepção do próprio corpo). Mas pouca gente usa esse tipo de equipamento, que acaba ficando esquecido no rack da academia.
Trata-se de uma bola de ferro fundido com base plana e uma alça, disponível em diversos pesos. Seu nome vem de “kettle”, chaleira em inglês. Pelo formato, são ideais para exercícios que envolvem balanço e potência explosiva.
LEIA TAMBÉM
- Quanto tempo demora para ver resultado da musculação?
- Magro demais? Saiba como ganhar peso e músculo
- Ectomorfo, mesomorfo, endomorfo: o tipo corporal é verdade ou mito?
- Magro e forte: a diferença entre força e massa muscular
- Falso magro: como perder barriga e ganhar músculo
- Massa muscular X massa magra: qual a diferença?
Os exercícios com kettlebell por natureza trabalham vários músculos simultaneamente; por isso, são bastante usados no HIIT (treino intervalado de alta intensidade), usando cargas mais leves e grande número de repetições. Daí sua eficácia no gasto calórico e, consequentemente, na queima de gordura.
Já em treinos de hipertrofia, força e resistência, usa-se cargas mais altas e menor número de repetições.
O kettlebell não é nenhuma novidade no universo do fitness – foi criado na Rússia no século 18 e seu uso em atletismo se difundiu na Europa no século 19 e, na sequência, nos Estados Unidos. Mas ainda é pouco usado pelos frequentadores das academias brasileiras.
Versátil, o kettlebell se presta a uma infinidade de exercícios para pernas, glúteos, braços, ombros, peito, costas e abdômen, substituindo os halteres. E da mesma forma como acontece com os exercícios feitos com pesos livres (em vez de máquinas), os exercícios com kettlebell geram instabilidade, cobrando do corpo o aprimoramento do equilíbrio.
Optar por exercícios com kettlebell oferece o benefício de variar o estímulo muscular, condição fundamental para a hipertrofia, evitando que o músculo se “acostume” a determinado movimento. O equipamento pode entrar na sua rotina de musculação ou treinamento funcional ao lado das barras, halteres e máquinas.
Seja o primeiro a comentar